Publisher Theme
I’m a gamer, always have been.

Vício em videogames é classificado como transtorno mental pela OMS

Nesta segunda-feira (18/06), foi decidido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que o vício em videogames é classificado como um transtorno de saúde mental. Ano passado, a organização já havia anunciado que isso iria acontecer através da primeira versão do texto atualizado da Classificação Internacional de Doenças (CID), sendo esta a décima primeira edição do artigo – sua última versão é de 1992.

De acordo com o texto que afirma isso, o transtorno é caracterizado por fazer com que as jogatinas sejam mais importantes do que outros detalhes da vida pessoal do indivíduo, como por exemplo estudos, relacionamentos, profissão e com a persistência do mesmo na sua jogatina mesmo que esteja ocorrendo consequências negativas em sua vida por conta disso.

Segundo a OMS, classificação do transtorno do videogame poderá ajudar os pais e outras autoridades a identificar os sintomas, enquanto a ONU afirma que esses casos são raros (sendo menos de 3% dos jogadores). Em uma entrevista à BBC, Richard Graham disse que a classificação é importante por identificar algo que deve ser levado a sério e é importante para a criação de tratamentos mais especializados. O médico britânico afirma que essa medida pode acabar deixando alguns pais confusos aos acharem que seus filhos estão doentes, enquanto eles só são jogadores empolgados com seus hobbies e as novidades sobre esse mundo.

0-4-9684976-5617212

A classificação indica que para alguém ser diagnosticado com o transtorno, os sintomas precisam estar explícitos em um período de 12 meses. São fatores para o diagnóstico a falta de controle na frequência, a prioridade dada aos jogos, a duração e a intensidade das jogatinas e por aí vai. Também foi classificado pela OMS um padrão de comportamento, chamado de Jogatina Arriscada – onde o indivíduo tem risco de causar danos físicos e psicológicos a si próprio ou a outros ao seu redor por conta dos jogos. Como exemplo, temos os casos no qual o indivíduo deixa de consumir água ou alimentos para continuar na jogatina.

Comments are closed.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More