1 Real Recomenda | Universo Fate: Guia rápido e prático para começar a assistir

Com toda a expectativa para o novo filme da franquia Fate/Stay Night, Heaven’s Feel III. spring song, que promete ser o capítulo final da saga Heaven’s Feel, muito tem se falado sobre esse universo nas redes sociais.

Para um não-iniciado, no entanto, tudo isso pode ser um tanto quanto confuso. Se você abre a Netflix, você encontrará vários animes diferentes, alguns com nome bem estranhos: Fate/Stay Night, Fate/Zero, Fate/Apocrypha, Lost Encore… isso sem falar nos que estão disponíveis em outras plataformas, como na Crunchyroll.

The Fate Series: In What Order Should I Watch? Best Recommended ...
Imagem: EvoTECH Rage

Esse artigo tem o intuito de ser um guia um pouco mais compreensível para aqueles que se interessam na franquia. Com tantos animes diferentes, fora jogos e outras produções, cabe se perguntar: ainda vale a pena adentrar nesse universo? Se sim, por onde começar?

Bom, para entendermos isso há uma pergunta importante que deve ser feita primeiro.

O que é Fate?

Em 2004, a desenvolvedora de jogos TYPE-MOON lançou o seu primeiro trabalho com uma visual novel adulta intitulada “Fate/stay night”. Esse lançamento marca a origem da série Fate.

Uma visual novel é um tipo de jogo de computador que consiste basicamente de ilustrações, que constituem a parte visual da experiência, e de texto lido na tela. Além disso, a maioria possui atuação de voz, efeitos sonoros, trilha sonora e até alguns elementos de gameplay. Na maioria dos casos, no entanto, ela foca primariamente na história.

A história da visual novel segue o personagem Shirou Emiya, um honesto e trabalhador adolescente que entra sem querer em uma batalha até a morte chamada Quinta Guerra do Santo Graal, onde os combatentes lutam com mágica e Heróis invocados de diversos pontos da história, pertecentes a uma de sete classes diferentes (quase como em um RPG) para ter uma chance de ter um desejo realizado.

Shirou é um garoto órfão e único sobrevivente de um grande incêndio que aconteceu em sua cidade, Fuyuki, quando era criança. Ele foi adotado por um mago aposentado chamado Kiritsugu Emiya, que morreria apenas alguns anos depois. Sua responsabilidade por aqueles que morreram e sua salvação pelo seu pai formaram um forte desejo de justiça no rapaz.

Por causa disso, ele treina seu corpo e sua fraca habilidade mágica para ajudar alguém um dia, mesmo que algumas pessoas abusem de sua generosidade. Uma noite, após ver dois seres extremamente poderosos trocando golpes em sua escola, ele é atacado, pois foi sem querer uma testemunha da Guerra do Santo Graal.

Shirou é perseguido até sua casa por um herói da classe Lancer, e mal consegue desviar de seus ataques. Ele está prestes a ser morto quando invoca por acidente um servo da classe Saber. Assim, Shirou consegue se livrar da morte, por enquanto, mas acaba inadvertidamente se juntando a Guerra do Santo Graal.

Fate/stay night

No caso em questão, a visual novel permitia que o jogador influenciasse na história através de escolhas em pontos chave do enredo. Por causa disso, a visual novel Fate/stay night tem três rotas principais que o jogador pode seguir, a depender de suas escolhas, em que cada uma foca numa heroína diferente, são elas: Unlimited Blade Works, Fate e Heaven’s Feel. Cada uma das rotas do jogo foram adaptadas em outras mídias em diferentes momentos.

A rota Fate, que foca na heroína Saber, foi adaptada pelo estúdio Deen na forma de anime em 2006. O estúdio também adaptou a rota Unlimited Blade Works, que foca em Rin Tohsaka, em 2010. Essa rota foi adaptada outra vez, pelo estúdio ufotable, que ficou muito conhecido recentemente por seu trabalho no anime Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer), nos anos de 2014 e 2015.

A rota Heaven’s Feel, que foca na personagem Sakura Matou, por sua vez, está sendo adaptada para o cinema, também pelo estúdio ufotable, desde o ano de 2017. A adaptação está sendo feita na forma de uma trilogia e o terceiro e último filme está em produção, mas teve sua estreia adiada.

Fate Stay Night está a Celebrar 15º Aniversário - ptAnime

No ano de 2005, uma sequência chamada Fate/hollow ataraxia foi lançada e, em 2007, uma versão do jogo original chamada Réalta Nua foi lançada em diversas outras plataformas. Desde então, incontáveis versões spin-off, animes, mangás, jogos, livros e diversas outras formas de mídias diferentes foram lançadas baseadas nas regras desse universo, que é muito rico. Por onde começar, então?

O que é tão bom nessa franquia?

Para os fãs de ação e fantasia, o apelo da franquia é bem óbvio. Os animes mostram uma batalha não só entre magos, mas entre convicções. Acima de tudo, ele mostra a luta da perseverança.

Os mestres que lutam na Guerra o fazem porque têm um desejo que eles querem concedido ou por terem uma forte crença que os dá motivo para lutar. O protagonista de Fate/stay night, Shirou Emiya, é um garoto que luta para salvar o mundo, mas que é confrontado com as contradições do próprio desejo em meio à Guerra.

Por outro lado, os outros mestres também arriscam suas vidas para realizar os seus desejos, desejos fortes o suficiente para que arrisquem tudo. Não existe felizes para sempre para a maior parte dos personagens, o que torna as coisas mais interessantes.

Outro ponto forte da série é, na maior parte, a qualidade da animação e das cenas de luta. O anime da DEEN sofre um pouco nesse quesito, mas os trabalhos da ufotable são todos excepcionais. A trilha sonora, os efeitos especiais e a atuação de voz também são excepcionais.

O elo entre Mestre e Servo também é algo que torna a série extremamente interessante. Existem relacionamentos muito diferentes e é interessante observar cada um deles e perceber o tipo de relacionamento que cada mago tem com a figura histórica que invocou.

Honestamente, é essencial mencionar Fate/Zero. Esse anime é baseado em uma light novel de Gen Urobochi e é uma prequel dos eventos de Stay night. Gen Urobochi pode ser um nome conhecido para você, mas caso não seja, ele é a mente brilhante (e doentia) por trás de Puella Magi Madoka Magica (Mahou Shoujo Madoka Magika) e PSYCHO-PASS, além da visual novel Saya no Uta, além de outros trabalhos. Se você conhece essas séries, você deve saber exatamente o tipo de trabalho que Urobochi normalmente se envolve e o tipo de toque que ele oferece ao universo Fate.

Newly Announced Fate/Zero Blu-ray To Feature Unaired, Extended ...

Além da contribuição brilhante de Urobochi, a produção de Fate/Zero em si é especial o suficiente para recomendar a série apenas para assistir esse anime. O anime é adaptado também pela ufotable e é considerado por muitos o ponto alto da franquia como um todo, e isso é dizer muito, considerando que todo o universo tem pontos fortíssimos.

Afinal, qual a ordem da série?

Primeiramente, é importante que citemos a ordem em que a série foi adaptada em anime

  • Anime de TV Fate/stay night (Estúdio Deen, 2006)
    – Baseado na rota “Fate” do jogo Fate/stay night
  • Filme Fate/stay night UNLIMITED BLADE WORKS (Estúdio Deen, 2010)
    – Baseado na rota ‘Unlimited Blade Works’ do jogo Fate/Stay Night
  • Anime de TV Fate/Zero (ufotable, 2011)
    – Baseado na light novel de Gen Urobochi Fate/Zero, que se passa 10 anos antes dos eventos de Fate/stay night
  • Anime de TV Fate/stay night [Unlimited Blade Works] (ufotable, 2014)
    – Baseado na rota ‘Unlimited Blade Works’ do jogo Fate/Stay Night
  • Filme Fate/Grand Order -First Order- (Lay-duce, 2016)
    – Baseado no RPG online Fate/Grand Order
  • Anime de TV Fate/Apocrypha (A-1 Pictures, 2017)
    – Baseado na light novel Fate/Apocrypha, que se passa em um universo paralelo ao de Fate/stay night
  • Trilogia de filmes Fate/stay night [Heaven’s Feel] (ufotable, 2017~)
    – Baseado na rota “Heaven’s Feel” do jogo Fate/stay night. O primeiro filme foi lançado em 2017, o último ainda está em produção
  • Anime de TV Fate/EXTRA Last Encore (SHAFT, 2018)
    – Baseado no jogo do PSP Fate/Extra, que se passa em um universo paralelo ao de Fate/stay night
  • Anime de TV Fate/Grand Order Absolute Demonic Front: Babylonia (CloverWorks, 2019)
    – Baseado no RPG online Fate/Grand Order

Séries Spin-off

Além das séries principais, existem algumas séries que exploram alguns gêneros diferentes da série principal e não influenciam na história de nenhuma das outras. Além disso, os próprios elementos do enredo são bem diferentes

Por exemplo, os seguintes animes foram produzidos pelo estúdio de animação Silver Link, são baseados em uma série de mangá produzida por Hiroshi Hiyama e se passam em um universo paralelo, explorando o gênero Mahou Shoujo.

Fate/kaleid liner Prisma Illya (2013)
Fate/kaleid liner Prisma Illya 2wei! (2014)
Fate/kaleid liner Prisma Illya 2wei Herz! (2015)
Fate/kaleid liner Prisma Illya 3rei!! (2016)
Fate/kaleid liner Prisma Illya: Oath under Snow (2017)

Fate/kaleid liner | Imagem promocional e vídeo do próximo filme ...

Além disso, o estúdio ufotable também produziu o anime Emiya-san Chi no Kyou no Gohan, baseado em um mangá de cozinha do gênero slice-of-life, estrelando os personagens da série Stay night, escrito por TAa e com receitas supervisionadas por Makoto Tadano.

Mainichi Emiya-san Chi no Kyou no Gohan é anunciado para ...

Como dito anteriormente, essas séries não têm relação com a história da série principal e pode, até mesmo ser assistidas independentemente. É claro, se você conhece os personagens, serão bem melhores.

E em que ordem eu devo assistir?

Em relação à ordem cronológica das histórias em si, Fate/Zero se passa em um tempo anterior a Fate/stay night. Mas, se você está assistindo o anime pela primeira vez, a minha recomendação pessoal é que faça da seguinte forma:

  • Primeiro, assista o anime de TV Fate/stay night: Unlimited Blade Works (A versão da ufotable, que é bem melhor)
  • Em seguida, assista Fate/Zero

A partir daí, você pode assistir os outros em qualquer ordem. Ambos os animes estão disponíveis na Netflix. Zero se passa 10 anos antes de Stay night, mas por ter sido criado após a série original, é bem mais fácil entender as regras do mundo se você assistir Fate/stay night primeiro.

A partir daí, você pode assistir os animes produzidos pelo Estúdio DEEN (embora, honestamente, eles tenham vários defeitos), mas eu recomendaria que você siga para os mais recentes. Os filmes baseados na rota Heaven’s Feel que já foram lançados são dois e são muito bons.

Anime Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works Archer (Fate/Stay ...

Os animes baseados em no RPG Grand Order não dependem totalmente de conhecimento do jogo para serem compreendidos, mas eles são mais interessantes para quem o jogou e tem alguma noção do que se passa.

A história paralela, Prisma Ilya, é um trabalho completamente separado em relação à história principal. O clima, o ritmo e o gênero do anime são completamente diferentes, então eu recomendo que você o assista depois de ver tanto Unlimited Blade Works e Zero. O mesmo pode ser dito de Emiya-san Chi no Kyou no Gohan. Embora você possa assistir esse último sem nenhum conhecimento dos eventos da série, vai ser bem mais interessante se você conhece os personagens.

A lista de séries pode parecer um pouco complicada, mas Unlimited Blade Works da ufotable faz um excelente trabalho em definir as regras do mundo e da série e dá bagagem suficiente para que você entenda os outros animes da série e os assista na ordem que achar mais conveniente.

Esperamos que essa lista tenha sido compreensiva de fato! Se você ainda tiver alguma dúvida sobre a série ou quiser comentar sobre a ordem que você acha que ela deveria ser assistida, não esqueça de deixar um comentário aqui ou em nosso grupo do Facebook. Obrigado por lerem!

Sobre a Type-Moon

Type-Moon (タイプムーン, Taipu Mūn, estilizada como TYPE-MOON) é uma companhia de jogos japonesa, melhor conhecida por suas visual novels, co-fundada pelo autor Kinoko Nasu e pelo ilustrador Takashi Takeuchi. Ela também é conhecida pelo nome Notes Co., Ltd. (有限会社ノーツ, Yūgen-kaisha Nōtsu), se referindo a suas operaçãoes editoriaris e corporativas, como o nome oficial da empresa. Type-Moon é um nome fantasia que é uma homenagem ao grupo doujin (independente) original.

Arquivos Type-Moon - Anime Freak Show v7.0

Após criar a popular visual novel Tsukihime como um grupo doujin independente, a Type-Moon se tornou uma empresa e produziu a visual novel extremamente popular Fate/stay night. Essa última foi adaptada em diversos animes e mangás e se tornou um fenômeno mundial.

Para mais novidades sobre tudo que diz respeito a Type-Moon e o Nasuverso, fique ligado em nosso site e redes sociais!