Terry Jones, do Monty Python, morre aos 77 anos

0

No ramo da comédia, dificilmente você irá encontrar alguém que não admita ter sido influenciado pelo Monty Python. A lendária trupe britânica ganhou notoriedade com o programa de esquetes Monty Python’s Flying Circus originalmente exibido entre 1969 e 1974, e posteriormente levou seu humor característico ao cinema através de clássicos como Em Busca do Cálice Sagrado (1975), A Vida de Brian (1979) e O Sentido da Vida (1983).

Como grandes admiradores do trabalho da trupe, nós do 1 Real a Hora estamos devastados ao noticiar o falecimento de Terry Jones, um dos seis membros originais do Monty Python e – como as palavras de seu colega Sir Michael Palin registradas na reportagem da BBC descrevem perfeitamente – “um dos artistas e escritores mais engraçados de sua geração”.

O comediante, diretor e roteirista galês que nos trouxe o clássico filme A Vida de Brian faleceu aos 77 anos após quatro anos lutando contra um grave caso de demência frontotemporal. John Cleese o descreve em sua homenagem como “um homem de muitos talentos e com um entusiasmo sem fim”, e Eric Idle relembra as “muitas gargalhadas e momentos de total alegria” que Jones protagonizou.

Monty Python
Jones (no canto esquerdo) com os demais membros do Monty Python: Graham Chapman, John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam e Michael Palin.

Segue o depoimento completo de Palin, que encapsula toda a importância que Terry Jones teve tanto para a troupe quanto para a arte da comédia como um todo:

“Ele era muito mais do que um dos mais engraçados artistas e escritores de sua geração, ele era o comediante renascentista completo – escritor, diretor, apresentador, historiador, brilhante autor infanto-juvenil, e a mais maravilhosa e acalentadora companhia que você poderia pedir.”

Para saber mais sobre a vida e trajetória desse verdadeiro “titã da comédia”, a BBC publicou esse maravilhoso obituário relembrando a vida, perspectiva e realizações de Jones.

Descanse em paz, Terry. Que sua genialidade continue cativando a mente de várias pessoas e transcendendo gerações, assim como já o vem fazendo.