Publisher Theme
I’m a gamer, always have been.

Terranigma, o brilhante RPG esquecido

0

Terranigma, O Brilhante Rpg Esquecido

Muito possivelmente tenha ouvido o nome deste jogo pela internet, através de algum canal de jogos pelo Youtube. Só que já parou para conhecer a história de Terranigma? Como muitos RPGs, este tem uma história absurdamente longa e com muito conteúdo. Ainda assim, é diferente em diversos aspectos.

Contém Spoilers!

Terranigma – O Segredo da Ressurreição, foi lançado em 1995 e no ano de 2021 completará seus 26 anos de existência! Seu gênero é RPG, desenvolvido para Super Nintendo e pode-se jogá-lo através de emuladores disponíveis pela internet.

SNES9x e ZSNES são os dois melhores emuladores para se ter oportunidade de jogar os games de Super Nintendo, para matar a vontade ou sentir uma boa nostalgia da época de quando era apenas uma criança.

A rom de Terranigma pode ser baixado em PT-BR. Talvez uma palavra ou outra possa estar em inglês, nada que atrapalhe a jogatina.

Crysta, o velho e a caixa

Toda a história deste game gira em torno de um garoto de cabelos loiros e espetados, pentelho de galinhas, Ark, que vive em uma vila chamada Crysta. Um lugar bem pacato, onde moram artesãos e tecelãs.

O brilhante rpg esquecido
Fonte Reprodução: The PrinceWatercress. Vista de cima do mapa de Crysta. Terranigma.

Por esta imagem, poderemos ter uma noção melhor de como é Crysta e ter a total certeza de que é um lugar realmente pequeno e belo. Lotado de árvores, galinhas, gramíneas e as Crystal Blues.

Crystal Blues são bolhas com um brilho muito bonito que vive por Crysta, sem nenhum motivo específico… Pouco sabe-se sobre elas.

No início, Ark é acordado por Elle – uma amiga ou namorada, que diz algumas coisas e sai deixando-o sozinho no quarto. Mais do que pronto para a aventura. Ark vive na casa de Elder, o ancião da vila, e logo de cara vai levar uma bronca do velho.

Azucrinar galinhas deve ser algo divertido para um garoto da idade de Ark, porque ele acabou com o trabalho das tecelãs e teve de ir pedir desculpas para a dona do negócio, prometendo que nunca mais faria algo do tipo. Essas palavras deixam a mulher surpresa, quem esperaria por isso?

Livres para conhecer Crysta, entrar em todas as casas, falar com os moradores e jogar vasos por aí é um passatempo divertido, mas que chega ao fim conforme se torna necessário avançar no jogo para descobrir mais de sua história.

Retornando para “Elder’s”, Ark encontrará alguns moradores tentando abrir uma porta azulada que mantém-se lacrada durante anos, e como a curiosidade fala alto, queriam saber o que há lá dentro. Então todos tem a brilhante ideia de pedir ao garoto para tentar arrombar a porta.

Ark topa, não tem nada a perder. Joga cerca de dois ou três vasos para poder abrir aquela misteriosa porta, e do nada, uma voz estranha surge falando diretamente com o garoto. Já os demais moradores saem da casa assustados e enjoados.

Tal voz pede para Ark ir ao seu encontro, descendo por lances de escadas até o final da sala encontrando a bendita caixa de Pandora. De dentro sai um bicho cor de rosa, falante e irritante para o garoto. Seu nome é Yomi.

Yomi apresentará a caixa de Pandora, com todos os compartimentos disponíveis que vão de Armas, itens até trajes que te protegerão, mas lembre-se de trocá-las quando necessário.

O Brilhante Rpg Esquecido
Fonte Reprodução: Nintendo Blast. Ark, Yomi E A Caixa De Pandora.

Com Yomi ainda apresentando algumas coisas, alguém surge e é necessário sair de dentro da caixa para ver o que está acontecendo. Elle é quem está ali, confusa, assustada. Antes mesmo de poder explicar algo, a garota é transformada em pedra.

Terranigma nos surpreende muito logo no início com esse lance da caixa de Pandora escondida no porão ou, subterrâneo de “Elder’s”. E por falar nele, será preciso ir atrás do velho que está furioso.

Ark também confuso passa a entender certas coisas quando Elder lhe explica, por exemplo, que naquele mundo há coisas afora que todos os moradores desconhecem, e, se quiser mesmo trazer todos de volta teria de sair da vila.

Ainda na sala coletamos Gold e Bulbo’s que com certeza vão ser úteis nessa e noutras missões que estão por vir.

O velho Elder é o maior enigma de Terranigma, porque ele sabe de muitas coisas – por ser o ancião, claro, mas… É estranho.


As 5 Torres – Mu e Polinésia

Terranigma, o brilhante rpg esquecido
Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Terranigma Torre 1.

Ark é muito bem recepcionado por uma cara estranha na entrada da Torre, e conforme vai explicando algumas coisas o garoto deixa de ter medo.

Passar pela primeira torre é muito mais fácil do que se parece, e tudo o que precisará fazer aqui é resgatar algumas almas que se tornaram monstros, também lhe darão dicas preciosas para não se perder.

Nesta aqui não há um chefe, apenas Huballs, que são essas esferas arroxeadas aí no canto esquerdo inferior. Acerte a espada nos monstros para os derrotar, e assim, a porta com o Guardião se abrirá para Ark. Dentro dela poderemos ver cutscenes do continente da Ásia e Europa sendo restaurados.

Terranigma, O Brilhante Rpg Esquecido
Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Torre 2, Ark em um dos mapas de Terranigma.

Pode ser que algum jogador assíduo de The Legend Of Zelda, reconheça um pouco o mapa ou, sinta a mão da referência tremer.

A Torre 2 requer certas atenções com essas estátuas, sendo necessário recuperar almas dos humanos que tornaram-se monstros que te atacam o tempo todo, e, que te ajudam.

Não se esqueça de derrotar todos os seres que encontrar, porque assim como outros RPGs e Metroidvanias, Terranigma requer subir de nível para ficar mais forte e evitar futuros problemas com chefes.

Nesta Torre não terá necessidade de matar algum chefe, sendo mais breve para poder trazer de volta a América do Sul.

E não esqueça de coletar itens, porque mesmo com a Crystal Blue curando Ark o tempo todo pode ser que em algum momento crítico não tenha o que fazer por falta de Bulbo’s.

Terceira Torre, tudo o que precisará fazer por aqui é ter muita paciência para atravessar algumas partes e finalmente nesta terá chefes que são Bruxos, que te acertam com uma energia luminosa. Apenas um é o verdadeiro.

Concluindo esta parte, Ark renascerá o continente Africano.

Terranigma, o brilhante rpg esquecido
Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Ark na 4° Torre. Terranigma.

O Guardião desta Torre nos vê chegando e já manda uma sacanagem. Três Bruxos atacando Ark, que fica preso neste espaço. Apenas sai quando os derrota, o que é pateticamente fácil.

Desta vez será necessário prestar muita atenção para não deixar um item muito importante para trás, porque sem ele, não será possível prosseguir para a 5° Torre.

É a Linha de Crysta. Outros itens importantes serão coletados pelo caminho, sem deixar de upar Ark porque é imprescindível para o futuro no jogo. O chefe daqui é uma Centopéia de Hubbals. Espere-os passar para atingir com a espada, um a um.

Feito isso, poderá passar pela porta para reviver o continente da América do Norte, e retornar, finalmente para Crysta que está voltando ao normal.

Ark procura Elle para lhe entregar a Linha, deixando-a tecendo uma capa para o proteger dos perigos. O garoto vai direto para “Elder’s” dormir um pouco a fim de recuperar a energia, mas de noite acaba perdendo o sono e vai até Elle. Ainda acordada terminando de tecer a capa.

Ela pede ao garoto para que volte a dormir, pois no outro dia poderia ir buscá-la. Sem muito o que fazer, retorna para poder dormir.

Terranigma, O Brilhante Rpg Esquecido
Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Torre 5. Ark enfrentando Shadowkeeper. Terranigma.

A 5° Torre é outra brincadeira de muito mau gosto, porque se não pegar a capa com Elle e for direto até aí, será paralisado pelo Guardião e jogado para fora.

Shadowkeeper é complicado por ter diversos ataques, e Ark precisará se defender e atacar em momentos muito estratégicos. A ordem para o destruir é simples. As duas garras, cabeça e o corpo, tomando cuidado sempre com o ferrão.

É importante ter Bulb’s extras guardados porque será muito necessário, porque embora o sistema de Crystal Blues cure, não dará conta. Outro fato importante de Terranigma.

Ao destruir Shadowkeeper, Ark entrará na porta para fazer renascer a Austrália, mas não pense que acaba por aqui. Ainda precisa trazer de volta o continente de Mu e a Polinésia.

Saindo do castelo, vá ao sul da Torre 4 para destruir todos os monstros, é importante, apenas após o fazer poderá entrar na porta para renascer Polinésia. Ao norte da Torre 3, uma ruína, complete o quebra-cabeças para poder trazer o último continente de volta. Mu.

Agora Terranigma acabou, foi rápido e fácil. Tsc, tsc. O jogo nem começou direito! Está longe do final, e acredite, o tempo passa rápido e quando se der conta estará lendo os créditos.

Nós retornamos para Crysta para conferir se tudo voltou ao normal, falar com Elder que te manda sair da vila e entrar num portal que o leva para a superfície. O velho te pergunta se deseja fazer algo antes de ir, então Ark vai se despedir de Elle.

É bem triste.

Retornando ao portal, pule no buraco.

Surface

Terranigma, o brilhante rpg esquecido
Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Ark na Superfície tendo um dialógo bem amigável com Yomi. Terranigma.

É possível notar o lugar completamente sem vida, árido e horrível. Não é necessário falar que Terranigma inovou nesse RPG.

A primeira coisa que será preciso nessa segunda parte do jogo, chamada de O Renascimento, é trazer de volta as plantas, pássaros, animais e os humanos.

Ark vai em busca de solucionar o primeiro problema, então vá até Evergreen, compre itens porque não terá mais a Crystal Blue curando! Entre no buraco da árvore, lá terão monstros fortes e alguns que envenenam ou causam confusão.

Pois bem, explore o mapa e upe, colete itens e não se esqueça de quando ver um buraco peculiar para pular nele. Acredite no seu potencial.

Em algum momento, Ark encontrará flores que falarão sobre algumas coisas e dentre elas sobre o Giant Leaves, que te dá a capacidade de nadar, porque o nosso protagonista não sabe nadar e foi zoado por Yomi – que não deixa passar nada.

Terranigma não decepciona em nada, nem na dificuldade que poderá ter, caso tenha deixado Ark em níveis inferiores do recomendado.

Outra flor te dirá sobre o gás venenoso de Parasite, então adquire outro item importante para poder salvar aqueles seres. Esse chefe é confuso por um motivo em particular, preste atenção. Beba o suco rá para entrar na sala do chefe.

Você não tem que matar a Centopeia e sim o que aparece nas laterais, golpeando até os destruir para fazer o verdadeiro chefe surgir. Acerte sempre o olho, feito isso terá vencido o Parasite e assim, as plantas renascerão neste mundo até então, morto.

Evergreen parece até outro lugar, tem uma melodia agradável e as flores dançam alegremente por estarem vivendo novamente. A grande árvore agradece Ark lhe dando um Grass Pin.

Terranigma, O Brilhante Rpg Esquecido
Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Evergreen antes e depois. Terranigma.


Não pense que o trabalho de Ark chega ao fim em Terranigma, pois como lhes disse mais acima, nem começou direito. Agora é a vez de reviver as Aves, para isto atravesse a Guiana.

Adentre nas Colinas para poder prosseguir no jogo e com mais cuidado, aqui Ark é perseguido por malditos monstros-pássaros que atiram sementes nele, Golens que dão uma porrada caso o ataque ou apareça em sua linha de visão, monstros-lama que jogam… Lama e Quakers que fazem terremoto.

Esse mapa é como um labirinto, talvez o mais complexo de Terranigma para se chegar diretamente no chefe. Perdi o número de vezes que me perdi aí.

Ark terá como equipamentos a Lança Pedra, uma lança que permite destruir rochas quase que indestrutíveis. Também dá um dano melhor que a lança anterior.

Com muito sacrifício e paciência, Ark chegará em uma parte superior da colina para pegar um item necessário, e que está escondido, tendo a necessidade de destruir aqueles monstros-ave. A Escaladeira fará com que possa subir por outras partes, antes inacessíveis.

O chefe daqui é um tanto peculiar, Darktwins. Inicialmente vem apenas um, causando tornados, atirando, então é necessário ficar muito atento quanto a isso. Dar muito dano nele, fará com que chame o outro irmão, que atira merda em Ark. Literalmente!

Tome cuidado para não ser jogado abismo a baixo, caso aconteça, terá de escalar tudo de novo, incluindo o chefe, que estará lá como se nada tivesse acontecido.

Terranigma, o brilhante rpg esquecido
Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Darktwins. Terranigma.



Terranigma dá uma trollada de leve aí.

E pode parecer que esse mapa é menor, se comparado com o anterior… Na verdade, Colinas é um grande labirinto forrado de monstros chatos, por isso eu disse que precisa dar uma upada no Ark e ter muitos Bulbo’s P e M à sua disposição.

Vencendo, as aves irão renascer e poderá se encontrar com o Rei, que lhe dirá sobre não ter mais vento. Então fale com uma Gaivota que levará Ark para o Vale do Vento; somente atire as pedras para acordar o ser vivente ali, e tudo será normalizado.

De volta ao Rei, será agraciado com o Pino Vento.

Sua missão para reviver todos os seres em Terranigma está quase no fim. Agora é o Safari, faltam os animais e em ZUE o bicho pega, literalmente! Aqui para prosseguir é necessário reunir quatro almas que ficarão nos Altares da Chuva.

O mais cansativo é o fato de ter de procurar por cada alma, destruindo os monstros ali presentes. Algo divertido é poder nadar pelos espaços antes áridos, com isso chegará a outras partes do mapa para continuar atrás dessas almas.

O chefe, Deus Pagão, atira foices, fogo de coloração verde e muda de forma para algo bem grotesco. Pode parecer ser o poderoso até então, acontece que se você pegar o jeito dele atacar vencerá sem grandes problemas.

Terranigma, O Brilhante Rpg Esquecido
Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Deus Pagão. Terranigma.


Assim que o derrotar, retorne ao Safari, dentro da caverna Ark será interceptado por um grupo de leões querendo fazer uma boquinha. Para a sorte do garoto, Neo o rei deles aparece para nos salvar.

Mais adentro, através da esposa de Neo descobrimos que Leim, o filhote está passando por um ritual no Canyon, então há outra missão. Ark o acompanhará por toda sua missão, ajudando-o com os monstros pelo caminho.

Nesse ponto, Terranigma me surpreendeu muito. Cuidar de um leão filhote é inovador. Ark será atacado por Mud Doll, e consequentemente jogado para longe. Leim é quem o derrota e vai atrás de seu amigão. Um objeto brilhante cai, e o filhote fica com aquilo.

Ainda falta reviver os humanos, então Ark deverá ir até a montanha sudeste. Ao chegar em Eklemata será bem recebido por um lobo que chamará ajuda para matá-lo. Esse mapa é sinistro pelo fato de uma única coisa.

Em algum momento, Ark é atingido por uma avalanche e está com uma Cabra e seu marido está morto… No café da manhã, quando o moleque acorda dá de cara com aquela Cabra comendo seu marido, e sem opções tem de comer também.

Terranigma, o brilhante rpg esquecido
Fonte Reprodução: Terranigma.



Terranigma, mais uma vez nos mostra a lei da sobrevivência, como pode ser triste, aliás, ter de deixá-la sozinha porque apenas Ark consegue escalar para retornar a Eklemata e ir até o chefe.

O Dark Morph, é um verdadeiro saco. Acho que é o boss mais forte até o momento! Ele mudará a forma para Yeti, Bruxo, continue atacando até o fazer revelar sua verdadeira e última forma. Com isto, todas as espécies estarão revividas.

Ark irá desmaiar, demorando um bom tempo para acordar. E quando acontecer, estará em uma vila chamada Lhasa. Andando pelo local, conheceremos Kumari que nos conta que não será mais possível falar com animais, e mais adiante o avô de uma menina aparece, contando de Meilin.

Uma garotinha triste, que sente falta dos pais e fugiu para Louran, Ark por sua vez irá atrás da menina para trazê-la de volta ao seu avô. A cidade é bem normal, a princípio. Só parece.

Terranigma, O Brilhante Rpg Esquecido
Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Louran. Terranigma.

Como é possível de ver, é uma vila pacata com monges e pessoas bem normais, então agora é o momento de procurar por Meilin. Ark a encontra na casa dos pais, só que é enxotado como um merda; ingrata. Pela cansativa viagem, é importante deixar Ark descansar.

Na pousada, temos um colega de quarto e viajante, ele é bem legal. Agora procure dormir. Porque quando acordar, Yomi avisará de que tem algo muito estranho acontecendo na vila, além do cheiro de carne podre estar por todo o lugar.

Terranigma, o brilhante rpg esquecido
Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Louran. Terranigma.

Terranigma uma vez mais, nos mostra o quão bizarro e surpreendente pode ser.

Tudo o que vimos não passou de uma boa ilusão criada por Meilin, pobre Ark que precisa ir atrás da garota e de seu cão Turbo. Apenas os encontrando é que poderá sair dali e atravessar um deserto.

Acredite, a menina ainda diz um monte de abobrinhas para Ark.

O Brasil em Terranigma

Depois de muito penar para ajudar moradores das vilas de Loire, até mesmo a princesa e correr por toda a floresta procurando algo que fizesse a Elle falar, Ark encontra um lugar chamado Storkolm idêntico a Crysta.

Resolvidos os problemas de Loire, poderemos ir para Litz e consequentemente o castelo da Espanha. Ui! Ô lugarzinho chato de passar, porque há mais itens que o habitual e a Bloody Mary é uma tiazona maluca por causa da morte dos filhos em uma viagem com Columbus.

Somente depois disso, viajaremos para novos lugares, sendo um deles o Brasil! Mais precisamente no Rio de Janeiro. As pessoas, definitivamente, pensam que brasileiros vivem de carnaval e futebol.

Na real, o nome do lugar não poderia ser RJ, então em Terranigma chama-se Liotto.

Terranigma, O Brilhante Rpg Esquecido
Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Liotto. Terranigma.

Aí está o Cristo Redentor. Achei inovador colocar o Brasil, parabéns aos criadores de Terranigma. É um dos meus cenários favoritos.

Na vez em que joguei, postei toda a gameplay de Terranigma no meu canal, e tem o trecho de Liotto para vocês conhecerem.

Fonte Reprodução: Youtube – Fox V-Games. Liotto. Terranigma.

O retorno

Ninguém nem fazia ideia sobre quem poderia ser esse tal Beruga, apenas no final do jogo é que descobrimos sobre ele por conta de uma seita em Mosque. Até o momento, em Terranigma, ajudamos diversas pessoas por N motivos.

E agora, algumas dessas pessoas ajudarão Ark a parar Beruga de uma vez por todas. Contaremos com ajuda de Fyda e Royd, Perel, Meilin e Meihou (avô de Meilin).

Na Airship, Ark plantará bombas para explodir a nave e com isto, Fyda ativará a explosão das bombas, embora Beruga lhes diga ser idiotice porque de nada adiantaria! Uma gaivota surge, e nela o nosso herói é obrigado a fugir.

Somos deixados em um lugar estranho, mas a partir daqui poderemos retornar para Crysta e enfrentar o chefão final. Dark Gaia, é de longe, o mais poderoso até então. Eu tive muita dificuldade para o vencer.

O final de Terranigma não é esse ainda. Entretanto, é importante jogá-lo para descobrir o que acontece; seria um spoiler gigantesco e a surpresa pode ser estragada.


Terranigma, o brilhante rpg esquecido
Fonte Reprodução: Pinterest. Dark Gaia vs Ark. Terranigma.

Conclusão

Terranigma tem uma qualidade de história superior a RPG’S lançados para SNES nos anos 90, surpreendendo com gráficos, desenvolvimento, músicas e lutas.

Infelizmente não é um jogo tão famoso ou conhecido como The Legend Of Zelda, por exemplo, que carrega consigo milhares de fãs ao redor do mundo. Eu gostaria que Terranigma tivesse a mesma oportunidade que o jogo citado.

Entre salvar uma Princesa e o mundo, sinceramente faria algo pelo mundo. Acho fascinante a ideia de termos autonomia para trazer seres vivos de volta à vida, como as flores, pássaros, animais e seres humanos.

Em Terranigma, vimos a evolução da espécie humana, criando a energia elétrica; uma câmera fotográfica, telefone; avião e dentre muitas outras coisas. Ark fez muito por todos, evoluindo-os para melhor.

Fazer amizade com um leão e o acompanhar em sua jornada é algo diferente, e eu gosto muito da companhia de Leim. Principalmente porque o reencontramos em Neotokio – nos esgotos. É bem emocionante.

Ainda assim, a raça humana sempre terá seus altos e baixos, como pessoas malignas e cruéis. Doutor Beruga ou o Rei de Loire. Entretanto, sempre existirá o bem para nos acompanhar e ajudar.

Esse é um jogo que jamais alguém se arrepende de jogar, de tanto que vale a pena! Terranigma é longo, pode ser cansativo em diversas partes do renascimento da espécie… É preciso ter paciência.

Existia a luz e as trevas. O que não era bom, ficava com as trevas. O herói de Terranigma adormece mais uma vez.



Você poderá gostar de: Recomendação de 5 jogos para se jogar hoje;

A oportunidade de conhecer algo novo são infinitas, talvez só não tenha tido a sorte de encontrar o jogo ou gênero que agradem. Recomendação de games pode-se ser útil para desfrutar de algo diferente.

Leia mais aqui.

Para ficar por dentro de todas as novidades, acesse o Facebook.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More