Publisher Theme
I’m a gamer, always have been.

Polybius e sua misteriosa lenda sobre ter existido ou não

0

Os jogadores mais antigos certamente devem conhecer um jogo de arcade, chamado Polybius. Ninguém nunca soube como tal jogo sumiu, muito menos se o que diziam a seu respeito era realmente verdadeiro.

Porém, há uma gigante lenda por detrás deste simples jogo de arcade, bem antigo, e que pode causar arrepios para pessoas mais sensíveis com esse tipo de história.

Misteriosamente, este jogo surgiu em Portland – Oregon, por volta de 1981. Ninguém sabe como, mas tornou-se uma febre rapidamente, juntando diversos grupos de crianças e adolescentes para jogarem este jogo. O que há de mal nisso, afinal? Bem, nada. Isso se levarmos em consideração sobre os jogos de arcade que fazem sucesso do nada.

Polybius e seu mistério

Polybius E Sua Misteriosa Lenda Sobre Ter Existido Ou Não
Fonte Reprodução: NeoGamer. Polybius e sua misteriosa lenda sobre ter existido ou não.

Com a máquina de arcade em alguns poucos fliperamas pelo país, isto causou um certo alvoroço porque todos os viciados tinham isso como “memorável”. Mas de um momento para outro, tal jogo simplesmente desapareceu do mapa sem deixar qualquer rastro para trás.

Apenas sobraram pessoas relatando sobre casos de epilepsia, dentre outros distúrbios. 

O sistema do jogo era simples: O jogador controla uma nave, com ela poderá atacar uma base tendo que destruir diversos aliens. A única coisa que era possível realmente fazer, era girar o cenário porque a nave ficava presa na tela. As cores do jogo chamavam muito a atenção dos jogadores.

Os comentários acerca deste, simplesmente é por ser completamente viciante. Jogadores chegavam a brigar por várias vezes apenas pra saber quem seria o próximo da fila. Haviam outros players que não queriam nenhum outro jogo que não fosse Polybius.

As coisas começam a ficar estranhas, a partir do momento que nos estabelecimentos onde o arcade ficava, começaram a surgir homens vestidos com ternos pretos – e não é MIB. Aparentemente, estes iam coletar dados das máquinas, e nunca, em hipótese alguma respondiam quaisquer perguntas que lhes fossem feitas.

Além do mistério sobre esses homens, outros jogadores começaram a reclamar sobre dores de cabeça, amnésia e insônia. Terror noturno era um desses vários sintomas. Outros tentaram o suicídio como forma de aliviar todas essas coisas. 

Não há informações por aí sobre a época que isso ocorreu, tudo é bem impreciso, sabemos apenas um pouco. Apenas que surgiu em 81.

Quando as pessoas menos esperavam, as máquinas de Polybius desapareceram completamente e isto é questionável. Como surgiram e como sumiram? Alguns jogadores da época, contam que se afastaram por completo do mundo dos videogames, repudiando e sendo ativistas contra os games – sendo um dos efeitos desses distúrbios.

Os homens vestidos de terno preto

Polybius e sua misteriosa lenda sobre ter existido ou não
Fonte Reprodução: Hot Button Podcast. Polybius e sua misteriosa lenda sobre ter existido ou não.

Normalmente, funcionários das empresas distribuidoras destes arcades, costumam visitar os fliperamas apenas para coletar as informações para uso da própria empresa como marketing, do tipo: “Jogue nosso jogo! Muitos jogadores estão se divertindo!”, mas com Polybius isso era completamente o oposto.

Por exemplo, os homens que iam colher informações do jogo não respondiam nada, eram totalmente estranhos – bizarros, por assim dizer -, e sempre iam em todos os locais em que o jogo estava apenas para coletar qualquer coisa que estivesse lá.

As visitas nunca foram de dois em dois meses, com muita frequência, algo completamente absurdo. Não havia tanta necessidade de obter informações dessa forma, tão desesperadamente. 

Segundo alguns funcionários desses fliperamas, era possível ver bem pouco o que os sujeitos faziam – e nessa história toda -, além do mencionado acima, eles verificavam quem era o jogador com maior pontuação e depois apagavam. 

Qual o motivo de apagarem todos os dados desses melhores jogadores? Por que eles surgiam tantas vezes para pegar qualquer informação que estivesse contida na máquina? Quem são esses homens, afinal? O arcade desapareceu do nada, o que houve?

É daí que as teorias da conspiração começam a surgir. Isso só melhora quando um desses jogadores junto de outros, foram jogar Polybius quando viram na tela que deveria ser a de carregamento, algo absurdo – os homens de preto estiveram lá, esqueceram de sair daquela tela -, e as configurações mostradas fizeram-nos sentir uma agonia.

Esta tela era simplesmente para realizar e programar as configurações de efeitos do jogo, podendo causar insônia, pesadelos, amnésia e terror noturno, assim como suicídio. Lembram-se destes sintomas? Alguns jogadores sentiram isso.

Portanto, teorias aumentam sem parar mencionando até mesmo o governo dos Estados Unidos, usando o Polybius com objetivo de controlar a mente das pessoas durante o jogo. Seria meramente uma forma de testar isso, por este mesmo motivo é que supostamente, todas as máquinas sumiram repentinamente. 

Até hoje, ninguém sabe se esse projeto foi para frente ou se fracassaram e por isto o Polybius foi retirado de cena definitivamente. A pergunta em questão, o jogo existiu mesmo ou é só uma história?

O relato de um autor para o site Coinop

Polybius E Sua Misteriosa Lenda Sobre Ter Existido Ou Não
Fonte Reprodução: ProcastiNATION. Polybius e sua misteriosa lenda sobre ter existido ou não.

No ano de 1998, um autor anônimo decidiu relatar sobre o Polybius para o site Coinop. Ele não entrou muito em detalhes, simplesmente foi direto nisso. No texto, podemos ver que o autor dizia que sua história era nebulosa, além de mencionar o caso de crianças que tiveram amnésia, chegando a nem lembrar sobre onde viviam ou seus nomes.

Há a menção sobre os homens de preto, aqueles mesmos que coletavam os dados das máquinas praticamente toda hora. O autor fala que o jogo possuia um visual bem estranho, abstrato, contendo uma ação rápida e um ou outro elemento de puzzle. Posteriormente, sobre o estranho desaparecimento das máquinas, um mês após terem surgido.

Outros detalhes como, tela do jogo, com Insert Coin, Press 1 Player Start e Only, ainda contava com (C) 1981 Sinneslöschen Inc. mostrando o nome da produtora. Este é o suposto relato dado por essa pessoa.

A partir desse momento, Polybius começou a ser conhecido por todo o mundo. Foi o estopim para que surgissem teorias interessantes, a maioria sendo a mesma coisa que já sabemos. Um ou outro queria comprovar a existência do jogo.

Sinneslöschen Inc e seu desaparecimento

Polybius e sua misteriosa lenda sobre ter existido ou não
Fonte Reprodução: TechTudo. Polybius e sua misteriosa lenda sobre ter existido ou não.

Assim como o próprio Polybius, sua produtora sumiu do mapa após recolherem as máquinas com o jogo. Uma companhia misteriosa, que tem como significado o nome “Excluir/Deletar os sentidos”. Esse foi um dos outros motivos que fizeram essa história ganhar uma força ainda maior. Tudo por conta dos efeitos causados nas pessoas.

O nome Polybius vem de Políbio, que foi um criador de sistema de criptografia que utiliza números e, aparentemente, isso pode ser realmente proposital. A base e os aliens possuíam números e eram estes que formavam o puzzle do jogo. Portanto, o jogador precisaria decifrar esse significado e as ordens desses números para seguir até a próxima fase.

Polybius foi programado para controlar as pessoas?

Jogadores passaram a identificar durante a jogatina, palavras como “Kill yourself”, e mesmo com aquele amontoado de cores fortes e números, era possível de ler coisas do tipo. Haviam outras, explicando então o que poderia ter acontecido para as pessoas terem se suicidado.

Porém, um homem chamado Steve Roach surgiu no ano de 2006, dizendo ser um dos produtores do game, e iria explicar tudo sobre. Foram concedidas entrevistas para sites sobre Polybius, mas ninguém nunca o viu.

A produtora Sinneslöschen Inc, foi fundada na República Tcheca, tendo a união de programadores que gostariam de tentar um expansivo mercado em jogos de arcade, – tentariam a sorte. Com muita sorte, realmente, foram contratados por uma empresa no sul dos Estados Unidos.

Receberam a proposta de criar um jogo inovador de arcade, que deveria seguir a proposta dos demais – sendo de nave e tiro, que unisse elementos de puzzle. Esse seria o grande diferencial do jogo.

Como um teste, criaram o jogo e as poucas unidades foram distribuídas em Portland, portanto, se fizesse sucesso, iria ser enviado para outras unidades. Isso era completamente comum na época. Em algum fliperama da cidade, um pré-adolescente de 13 anos teve um ataque epilético durante sua jogatina. A culpa do ocorrido, eram as cores muito fortes.

O motivo para o desaparecimento das máquinas foi justamente por conta disso. O projeto de Polybius foi completamente cancelado, e ninguém deu quaisquer explicações para a Sinneslöschen Inc. Somente ficaram sabendo desse ocorrido, quando um amigo de Portland os avisou sobre.

No entanto, após esse relato para os sites, Steve participou de uma outra entrevista com perguntas e respostas. Muitos users o questionavam sobre o jogo, querendo saber mais ainda desse assunto, porém ele não respondeu absolutamente nada. Foi chamado de mentiroso e outros o defendiam. Mas, esses usuários que o defendiam foram encontrados no mesmo IP que Roach.

Portanto, ninguém sabe se esse Steve é o mesmo que concedeu a entrevista explicando sobre Sinneslöschen Inc, é o mesmo que o da Retrogamer. E assim segue a lenda de Polybius. 

Conclusão

Mesmo que Steven possa não existir, não podemos mentir, a história contada por esse homem realmente parece ser verídica. Os fatos condizem, mas é fácil criar algo que todos querem ouvir, apenas por pura conveniência. 

Se ele realmente for real, pode ter criado toda essa história para alimentar ainda mais tanto a própria mente, quanto a de muitos outros teóricos da conspiração que existem por aí.

Uns diziam que o governo queria controlar todas as pessoas, seria esse um modo de testar e verificar se daria certo o plano, porém desistiram retirando as máquinas dos fliperamas de Portland.

Poderá gostar de: Shingeki No Kyojin | Conheça As Inspirações Por Trás Da Criação Do Universo Da Obra

Fonte: Tecmundo

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More