Publisher Theme
I’m a gamer, always have been.

O sucesso de jogos Roguelike

0

Em 2020 tivemos uma novidade no GOTY, um jogo em estilo roguelike, Hades veio com bastante força revitalizando o gênero roguelike e impactando como um jogo indie que fez frente com grandes nomes nesta disputa.

Mas nem todos sabem do que se trata jogos desse gênero ou até mesmo quais são os jogos que fazem parte desse nicho.

O que é um roguelike?

De modo geral é considerado um sub gênero de RPG que tem suas características e objetivos, sendo eles a exploração dos mundos, a coleta de recursos e itens.

Porém isso é a parte superficial de um jogo roguelike, esse tipo de jogo se baseia em um ciclo, em que o jogador tem de obter os itens e tentar alcançar um boss ou algo do tipo, mas sempre com o constante perigo de morrer e em alguns casos perder tudo.

Mas tem dois fatores que fazem com que esse gênero seja caracterizado, são eles um dos mais importantes : Geração de ambiente aleatório e Permafailure. 

Geração de mundos 

Uma das maiores características desse nicho de jogos é  a criação de mundos aleatórios ou seja nunca, cada “Run” que se inicia nunca será igual a anterior, há algumas exceções, como dark souls, que a geração do mundo não se altera, porém ele é considerado um roguelike por outros fatores.

As duas imagens demonstram a geração aleatória de mundo presentes em um roguelike

Um exemplo simples é o Undermine, que o mesmo nível “mina de ouro 1” se inicia de maneiras diferentes. Mas esse fator não é algo somente para o Undermine, vários outros jogos também desfrutam do mesmo sistema.

Alguns jogos como Diablo, Dead cells, Hades, skull: the hero slayer e entre outros, tem essa mecânica de construção aleatória do mundo, gerando sempre uma nova aventura, uma nova jogabilidade e uma nova build para zerar o jogo.

Conclusões

Muitos jogos, como o sitado acima diablo e dark souls também citado, não são considerados roguelikes porém eles utilizam recursos como um grind de itens e recursos e uma penalidade para mortes.

Em geral jogos roguelike em sua maioria não tiveram nenhum grande destaque até o ano de 2020 quando tivemos Hades concorrendo com TLoU2 para GOTY, algo incrível e que fez com que amantes desse nicho de jogos se emocionaram e ficarm alegres.

Inclusive esse quem vos fala foram um dos mais felizes em ver um roguelike sendo reconhecido, mesmo em questão de ser considerado “inferior” em questão de história e gráfico como um dos principais critério do publico atual.

O Sucesso De Jogos Roguelike
O Sucesso De Jogos Roguelike

Caso tenha interesse de jogar muitos dos jogos citados vc pode encontrar eles nos links a seguir:

https://store.steampowered.com/?l=portuguese

https://www.blizzard.com/pt-br/

Twitter da equipe de Hades roguelike mais aclamada

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More