Publisher Theme
I’m a gamer, always have been.

O mágico mundo de Sr. Ardiloso Cortês

0

De alguma forma, Derek Landy consegue conquistar seus leitores através de uma excelente narrativa, construção de personagens sejam os mocinhos ou vilões. Sr. Ardiloso Cortês, é de longe a melhor história de fantasia para quem realmente gosta de coisas diferentes.

O Que Pode Se Esperar De Sr. Ardiloso Cortês?
O Mágico Mundo De Sr. Ardiloso Cortês 4

O detetive esqueleto

Quando eu conheci Sr. Ardiloso Cortês, em meados de 2015, não pode ter sido uma mera coincidência… Meu melhor amigo o lia ao meu lado, olhei a capa e me interessei e todos conhecem o famoso ditado de “Não julgue o livro pela capa”, correto?

Pois bem, eu julguei sua capa já tendo a grande certeza de que este seria o melhor livro que leria na vida, o que pode a princípio, parecer um tremendo exagero ou equívoco… Mas não!

Não se espera muito por olhar apenas pela capa do livro e deduzir que, de alguma forma, ele será incrível. Foi um tiro no escuro, confiando no bom gosto do meu amigo pedi emprestado Sr. Ardiloso Cortês, porque tinha de ler. Havia se tornado uma necessidade num misto de curiosidade.

Sr. Ardiloso Cortês, o bonzinho da história

Sr. Ardiloso Cortês foi lançado no ano de 2008 bem no finalzinho de abril.

A história, como qualquer outra, começa devagar para introduzir os personagens principais e, já no início Stephanie Edgley encontra-se no cemitério no enterro de seu tio Gordon. Entretanto, uma presença misteriosa chama sua atenção.

Como toda menina em sua tenra idade, doze anos, sentia-se curiosa perante àquele sujeito no enterro do tio, já que não o conhecia de outra vezes. Poderia ser um amigo mais antigo, talvez.

Toda a história de Sr. Ardiloso Cortês gira em torno de uma cidadezinha em Dublin, Irlanda. O que é completamente favorável às mesmices de livros que usam sempre cenários na Inglaterra ou Estados Unidos.

O diálogo entre os personagens pode ser bem cômico, dependendo do momento, e fará o leitor rir vez ou outra. Acho que nunca ri tanto lendo um livro, muito menos terminar de ler em apenas um único dia.

Quando menciono que Sr. Ardiloso Cortês é muito bem escrito, não é uma brincadeira, poderia até ser. Só que não.

Sr. Ardiloso Cortês é um esqueleto bem humorado, elegante, mágico e possui uma voz macia como descreveu Stephanie ao falar com ele pela primeira vez na biblioteca de seu falecido tio.

Na família sempre há o parente ou os parentes chatos, no caso de Stephanie são seus tios e primas – que por sinal, a Beryl, tia da menina, me lembra a Petúnia Dursley tia de Harry Potter. A Fiona Shaw seria perfeita para interpretar a tia chata de Steph, caso tivesse filme ou uma série.

O que pode se esperar de sr. ardiloso cortês?
Fonte Reprodução: Saraiva. Sr. Ardiloso Cortês, capa de Brincando com Fogo.

De começo, você não espera muito de Sr. Ardiloso Cortês, como lhes disse. Acontece que de alguma forma, aquela enorme casa de Gordon possui segredos que ninguém jamais poderia saber. E é aí que a história fica realmente interessante.

Stephanie passa por um grande problema quando alguém tenta entrar na casa, e apesar de querer tentar se defender é salva por aquele mesmo homem misterioso do cemitério.

Com muita insistência e, possivelmente persuasão, Stephanie consegue convencer Ardiloso Cortês de deixá-la o ajudar em todos esses problemas. Nesse perigoso mundo mágico, algumas coisas devem ser esclarecidas para não haver perdas.

Por exemplo, todos e sem exceção alguma utilizam de um nome diferente do nome real, servindo de proteção já que uma vez sabendo o nome verdadeiro do sujeito, poderá matá-lo. Acredito que ninguém quer isso.

Com Stephanie… Ou melhor dizendo, Valquíria Caos, trabalhando em casos com Sr. Ardiloso Cortês, outros personagens nos são apresentados como Medonho, um homem com diversas cicatrizes em sua face e, Porcelana Tristeza.

Essa mulher é tão bela, olhá-la faz com que as pessoas se apaixonem, o que definitivamente não pode ser nada bom.

Tanith Low é inserida tardiamente e junto de Valquíria Caos são as minhas personagens favoritas. As duas são boas amigas, uma guerreira que aparece sobre a ponte de Westminster – Londres.

O Que Pode Se Esperar De Sr. Ardiloso Cortês?
Fonte Reprodução: Skulduggery Pleasant Wiki. Tanith Low.

De um momento para outro, temos muitas reviravoltas e coisas nada agradáveis acontecem. O suspense de saber o que vai acontecer a cada capítulo nos faz querer ler sem parar.

O que pode se esperar de sr. ardiloso cortês?
Fonte Reprodução: Le Livros. Sr. Ardiloso Cortês e Valquíria Caos.

Este é um dos meus livros favoritos dos cinco lançados para o Brasil, porque infelizmente os demais não foram traduzidos nem nada.

Os Sem Rosto, é tão bem escrito – assim como os anteriores, com a diferença de que seres completamente bizarros surgem. É um foco novo, outra atmosfera.

Você não sabe o que esperar, apenas anseia para que nada de muito ruim aconteça com os principais. Tudo muda nos outros livros, com novidades não tão legais assim. Quer dizer, nunca se espera que algo assim poderia acontecer.

E não, ninguém morre.

É interessante de ler todos os cinco livros, para quem manja de inglês pode desfrutar da leitura do restante, porque são muitos, definitivamente.

Neste mundo pode-se escolher entre a Necromancia ou Magia Elemental, é bem interessante de controlar fogo ou o vento, por exemplo. Quem nunca quis controlar magia que atire a primeira pedra. Além de poder se defender, claro.

Para mim, Sr. Ardiloso Cortês é mais do que apenas um livro de fantasia e aventura, às vezes nos sentimos na pele de cada personagem, como se fosse real. E talvez sua questão no momento é, por qual motivo não tem filme?

Simplesmente porque Derek Landy não aceitou mudanças em seu roteiro, que uma dessas famosas emissoras queria fazer. Acho que se eu tivesse um livro de sucesso e quisessem mudar muitas coisas da minha história, não permitiria.

Seria interessante a própria Netflix ou outro serviço de streaming tentar uma conversa com o criador dos livros para tentar lançar uma série, quem sabe, o que seria bem mais vantajoso na adaptação.

Eles teriam muito conteúdo para mais de sete temporadas, pois como lhes disse, há muitos livros dessa série.

Algo que sempre me chamou a atenção nos livros, é justamente por sua capa ser tão bem feita com efeitos escuros, quase que em todos, senão em todos. O destaque da magia nas mãos de Ardiloso ou Valquíria.

O Mágico Mundo De Sr. Ardiloso Cortês
Fonte Reprodução: Skulduggery Pleasant. Valquíria Caos.


Sr. Ardiloso Cortês possui um site chamado Skulduggery Pleasant, e lá há muitas informações sobre todos os livros. Fazia anos que eu não o acessava, confesso ter me surpreendido com o tanto de novidades que circundam o site.

Ainda é bem difícil de aceitar que uma série tão fantástica de livros não tenha tido o devido reconhecimento. Era para ser mais, muito mais em todo o mundo – porque aqui no Brasil não é tão famoso quanto no exterior, infelizmente.

Nem sequer tivemos a chance de traduzirem a continuação de Espiral da Morte, quinto livro, que seria Death Bringer… Pode ser que nunca teremos a oportunidade de o ler em nosso idioma, o que é definitivamente uma pena.

Poderá se interessar por Sea of Thieves: Confira a atualização da temporada 1 que inclui passe de batalha:

“Em novembro, as atualizações de Sea of Thieves foram interrompidas brevemente. Os desenvolvedores asseguraram: Era algo momentâneo e que valeria a pena.”

Para continuar lendo, clique aqui.

Fique por dentro de todas as novidades através do Facebook.

Acesse Skulduggery Pleasant.








Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More