Zack Snyder – O legado de um visionário incompreendido

| Tiago Amorim |

Odiado por uns, amado por outros, esse é o relacionamento do mundo com Zachary Edward “Zack” Snyder, um dos principais diretores de Hollywood, Depois de solidificar-se como um dos mais procurados designers de comerciais e vídeo-clipes. Sua atenção aos detalhes e à dedicação para trazer uma estética de arte fina ao meio fílmico fizeram de Zack um mestre da sétima arte. Que tal fazermos uma linha do tempo sobre ele?

zack-snyder-filming-snow-steam-iron-8846464-6396555

Snyder nasceu em Green Bay, Wisconsin, sua mãe era pintora e seu pai era recrutador de executivos. Após o ensino médio, sua mãe despertou nele uma grande paixão por pinturas, depois de cursar cinema na Inglaterra, ele estudou na na Art Center College of Design, Califórnia.

É incrível ver como ele realmente se apaixonou pelas pinturas, tanto que usa seus conhecimentos em seus filmes, veja um exemplo de como ele usa essas referências em Batman v Superman:

https://www.youtube.com/watch?v=qOpHKXj-tZM&

E ele também usa referências históricas e dos quadrinhos:

Sua carreira começou com anúncios, principalmente de carros e alguns para marcas esportivas, como Nike e Rebook. Após isso, Zack dirigiu um documentário sobre Michael Jordan, Playground (1990), confira o trailer:

Dois anos depois, ele dirigiu seu primeiro vídeo-clipe para a música “You’re So Close” do Peter Murphy, e assim se popularizou no mundo da música, fazendo clipes para Morrisey (The Smiths), Dione Farris, Alexander O’Neal e My Chemical Romance. A banda com quem mais trabalhou foi Soul Asylum. Veja os clipes:

https://www.youtube.com/watch?v=YPawa8ZNSSc

Depois disso, em 2003, o diretor fez o aclamado remake de Dawn of the Dead, assim entrando para o mundo do cinema. Filme recebeu 76% de aprovação no Rotten Tomatoes, tendo a bilheteria de 102.4 milhões de dólares.

Antes de lançar Dawn of the Dead, ele havia sido cotado para dirigir S.W.A.T. – COMANDO ESPECIAL, mas quando os produtores falaram que o filme não ia ser lançado se fosse para maiores de 18 anos, Zack recusou dirigir o filme.

Anos se passaram até que a Warner Bros. chamou o diretor para fazer uma adaptação de 300, quadrinho de Frank Miller. Filme gerou uma grande bilheteria de 456.1 milhões, recebendo uma aprovação de 60% no Rotten Tomatoes.

Sem dúvidas, o filme ficará marcado na história do cinema com a icônica cena do “This is SPARTA!“, que gera memes até hoje.

Logo após, Snyder adaptaria mais um quadrinho para as telonas, Watchmen, uma das maiores obras de Alan Moore e Dave Gibbons. O longa foi bem aceitado pela crítica, mas foi um fracasso de bilheteria. Mesmo sendo um dos filmes mais fiéis e aclamados sobre quadrinhos, Alan Moore não quis de forma alguma seu nome no filme.

E assim, seu próximo filme seria a animação A Lenda dos Guardiões, baseada na série de livros infantis escrita por Kathryn Lasky. Filme não foi muito bem de crítica, mas teve uma boa bilheteria.

Então, Zack decidiu fazer seu primeiro filme original, com coisas totalmente vindas da sua imaginação. Sucker Punch, não foi aceito pela crítica especializada e teve uma bilheteria baixíssima. Muitos falam que o filme é sem pé nem cabeça, mas eu te garanto, esse filme é genial.

Uma das curiosidades, na produtora em que Zack é co-fundador, Cruel and Unsual Films, a ‘mascote’ é a personagem Baby do Sucker Punch

E então, chegamos em uma das obras de Snyder que pra mim, é uma das melhores. Homem de Aço é uma nova visão para o Super-Homem, uma forma humana e realista, algo nunca visto no cinemas. Infelizmente, o filme não foi tão bem aceito na crítica, mas teve uma boa bilheteria.

tumblr_myua2tnerp1qz6tdlo1_500-5467696-2224458

Após o incrível Homem de Aço, Zack decide ser mais ambicioso e traz para nós Batman v Superman: Dawn of Justice. Infelizmente o filme teve uma péssima crítica e dividiu muitas opiniões, mas foi um sucesso de bilheteria.

Vou dar minha opinião, para mim, Batman v Superman é a linha que os filmes de super-heróis devem seguir, algo que tenha uma mensagem, uma filosofia por trás. O problema foi o mesmo de Sucker Punch, as pessoas não entenderam. É um filme muito grande, fora do atual padrão de blockbusters de heróis.

Quando digo que Snyder usa da filosofia é algo muito bem pensado e feito.

Em Homem de Aço, na cena onde Clark está sofrendo bullying, conseguimos ver que ele está lendo um livro do filósofo Platão, e foi ai que pensei, Snyder nunca deixaria um detalhe assim aleatoriamente.

Homem de Aço e Batman v Superman:
O mito da caverna de Platão
ilustracao-mito-da-caverna-5267712-1755251

“O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações.

Vamos imaginar que um dos prisioneiros fosse forçado a sair das correntes para poder explorar o interior da caverna e o mundo externo. Entraria em contato com a realidade e perceberia que passou a vida toda analisando e julgando apenas imagens projetadas por estátuas. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.

Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.” – SuaPesquisa.com 

Em Homem de Aço, somos apresentados à um ser superior aos humanos. Que acabou, por falta de conhecimento de seus poderes, destruindo a cidade de Metropolis, assim deixando a população do mundo com medo e uma dúvida: “Ele é um anjo, ou um demônio?”.

Em Batman v Superman, vimos muitas pessoas que odeiam o kryptoniano, que foram moldadas por ideias pré-formadas e mentiras da mídia e do Lex Luthor, até o Batman caiu no senso comum. Ao decorrer do filme, isso apenas vai se agravando, as pessoas vendo a sombra falsa de Kal-El, e o ódio da população e do Batman aumentam cada vez mais. Até que então, surge uma das mais belas e poderosas cenas de um filme sobre quadrinhos.

batman-superman-martha-1955610-7378345

A polêmica cena da Martha, onde todo mundo achou sem sentindo e bobo, pois NÃO entenderam.

A partir do momento que Batman perdeu o Robin, ele foi piorando, perdeu seu sentindo e o que era ser o Batman. Bruce Wayne perdeu a fé na humanidade, e apenas o Superman foi capaz de mostrar a ele como está errado.
 Clark tirou Bruce da caverna nesse exato momento.
Quando Bruce percebeu que Clark era um herói, que fazia isso pela humanidade, pelos pais dele, ele viu seu pai no chão, tentando salvar sua esposa, Martha Wayne. Quando essa cena acontece, vemos o Bruce gritando e jogando sua lança longe e falando que vai ajudar Superman. Ele virou humano novamente, se libertou das sombras da caverna e decidiu buscar redenção pelos seus atos.

05cecddaec25f2d2c420f072ca1468ff_l-9846074-4215928

E quando Kal-El morre, a humanidade inteira sai da caverna e percebe, era tudo uma mentira. Superman é mais humano que eu, mais do que você.

Por isso eu acho que quem faz graça com essa cena, definitivamente não entendeu nada do filme. Por incrível que pareça, Batman v Superman foi o primeiro filme na minha vida que eu chorei.

Snyder é sim um gênio muito além de seu tempo, que em meio de filmes vazios e sem sentido, consegue fazer uma obra de arte, que infelizmente é apreciada apenas por alguns.

Agora vem um dos momentos mais tristes do artigo: A morte da filha do Snyder.

Enquanto estava gravando Liga da Justiça, a filha do diretor infelizmente se suicidou, e acabaram ‘trocando’ ele pelo Joss Whedon. Mas agora, está para virar um dossiê de mentiras. Joss trocou MUITA coisa em Liga, e desrespeitou muito a visão do Zack, adicionou piadas, trocou falas e deixou o filme muito menos do que ele era. Mas o verdadeiro culpado disso é Kevin Tsujihara, o CEO da Warner.

Kevin exigiu que liga devia ter menos de 2hrs, e ele também foi o responsável por cortar cenas de Batman v Superman. Também tem várias outras coisas ruins que ele e outras pessoas fizeram contra o filme, mas prefiro não citar pois não são totalmente confirmadas.

Agora, Snyder está trabalhando em The Last Photograph, um drama sobre um fotógrafo de guerra no Afeganistão e em uma adaptação do romance The Fountainhead. O diretor também lançou um curta chamado Snow Steam Iron na sua conta do aplicativo Vero.

Queria citar também sobre a fotografia linda que Zack tem, épica e poética. Confira nesse tributo um pouco da arte que esse grande visionário nos trás:

Esse artigo não é mais um só porque hoje (01/03) é aniversário dele, e sim porquê ele me inspira. Zack Snyder pode ser considerado por uns, um dos piores diretores, mas pra mim, ele é o melhor da atualidade. Com Homem de Aço, ele me fez ter esperanças. Ele me moldou, me motivou.

Isso é uma homenagem ao homem que ele é, o diretor, o humano. Eu poderia escrever mais dez mil palavras sobre ele, sobre como debate religião, política, filosofia sendo tão sutil e genial, mas não sei se ia conseguir expressar todas essas palavras e significados que penso e sinto.

Se você não gosta do Snyder, espero que esse texto mude sua opinião.

Feliz aniversário, Zack Snyder.

Ultimas Notícias

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud