Yuri!!! On Ice é certamente uma obra de arte

| Tiago Amorim | ,

A patinação no gelo nunca foi um esporte tão comentado ou mostrado pela indústria de enterimento, infelizmente. Eu não fazia ideia de como funcionava o sistema de pontuação, classificação, campeonatos e outras particularidades, para ser sincera a minha única ligação com o esporte foi quando assisti ao filme Um Casal Quase Perfeito 3 (2008). Para os leigos no assunto, a patinação ou patinagem no gelo é um esporte que conta com três categorias: patinação de velocidade, patinação de velocidade em pista curta e a patinação artística. Dentre os estilos, o mais conhecido é a patinação artística que também é a que está representada em Yuri!!! On Ice.

f0c2acc3374f3c26aa7e6a5a13f3ff3b-5134122-4344253

Nós somos apresentados ao protagonista Yuri Katsuki, um patinador que está em uma fase difícil de sua carreira, ficou em último lugar no mundial e acabou tendo que voltar para sua pequena cidade, Hasetsu. Passou por uma crise de ansiedade que o levou a engordar muito e perder toda a vontade de tentar reerguer sua carreira como patinador. Sempre sozinho, Katsuki decidia ir até a pista de gelo de sua cidade para patinar, principalmente baseando-se nas coreografias do grande patinador russo Victor Nikiforov.

Durante uma de suas patinações, as filhas de sua amiga Yuko Nishigōri gravaram o jovem reproduzindo uma das coreografias mais famosas de Nikiforov, o vídeo não demorou muito para se tornar um viral e até mesmo chegar aos olhos da maior inspiração de Katsuki. O garoto ainda envergonhado por seu vídeo ter viralizado, volta para casa e se depara com uma visita inesperada, Nikiforov está lá e pede para ser seu técnico.

ec5ed43e88605a512ea1745d31327c3d1478715573_full-7227908-7541219

O anime passa toda a experiência de você estar lá junto com o Katsuki, assistindo todos seus exercícios para voltar a competir. É praticamente impossível você não sentir empatia com o jovem que passa por enormes crises de ansiedade, insegurança e está sempre tentando e dando o seu melhor para realizar o seu sonho de ganhar o Grande Prêmio de Patinação Artística no Gelo.

Com um enredo muito bem desenvolvido, todos os 12 episódios contam exatamente o que a gente precisa entender sobre patinação, sobre Katsuki e até mesmo sobre a sua relação com seu técnico, essa relação que pode ser interpretada de muitas formas, porém, apenas aqueles mais sensíveis ao contato com a arte conseguirão levar mais a sério os momentos entre o patinador e o seu técnico.

yuri20on20ice20-200620-20large2006-3420317-1930990

Durante os campeonatos, você se sente cativado pelos movimentos e a música de fundo, você realmente sente vontade de estar lá na platéia, mesmo que de longe. A sensação de nunca querer desistir dos seus sonhos também é muito presente, principalmente vendo a mudança que Nikiforov fez na vida do protagonista.

Isso tudo me fez pensar que muitas vezes, quando nos sentimos sozinhos e desmotivados, tudo o que a gente precisa é ter alguém ao nosso lado para nos dar apoio, por mais que seja tentador estar isolado e sozinho. Pode não ser hoje ou amanhã, mas um dia vai ocorrer esse sentimento de insegurança e essa vontade enorme de desistir por ser mais fácil. Se você já se sente assim, resista e dê valor a pessoa ou as pessoas que estão ao seu lado, mesmo depois de você negar a presença delas. Se você conhece alguém que está passando por um momento como esse, fique ao lado dessa pessoa, por mais complicada que ela esteja, nunca desista. Hoje nós podemos ser o Katsuki, mas amanhã seremos o Nikiforov.

Debatendo sobre sonhos, relacionamentos, esperanças, inseguranças, ansiedade e até mesmo dança, Yuri!!! On Ice é certamente uma obra de arte, seja por sua trilha sonora, seus traços ou sua abertura.

Atualmente a série conta com apenas uma temporada e um total de doze episódios com duração de 25 minutos no máximo. Não é uma série complicada de se entender  e você pode até mesmo maratonar em um único final de semana.

Encerro o artigo com uma das muitas frases marcantes desse anime genial.

“Como alguém pode motivar as outras pessoas se não consegue motivar a si mesmo?”

-Victor Nikiforov

giphy-9427442-4195760

Igor Pontes

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud

Adblock Detectado

Nosso website necessita exibir anúncios para poder se manter, por favor desabilite o adblock para colaborar com o 1 real a hora