Você acredita em boas adaptações de HQ? | Raio Negro | Review

| Yago Feitosa | ,

Alguns anos atrás eu me deparei com um personagem negro com poderes elétricos nos quadrinhos da Liga da Justiça. Fui lendo mais e descobri que ele fez parte de uma equipe chamada Renegados e havia sido treinado pelo Batman. Fui então atrás de historias solos, infelizmente não achei nada publicado pela Panini. As historias do Raio Negro haviam sido publicadas em alguns mixes da editora Ebal lá no final dos anos 70. Graças aos scans consegui ler as historias iniciais do personagem e devo dizer que eu me apaixonei pelo que li. Tanto que comprei o encadernado americano alguns anos depois. Eu ficava encabulado como um personagem tão bom não tinha o destaque merecido. Até o ano de 2017 em que a CW anunciou uma adaptação em live action do herói.

A suruba temporal de legends of tomorrow | review da 3ª temporada
O TRAJE PODE NÃO SER BONITO, MAS ATÉ QUE FUNCIONOU

Devo admitir que fiquei com um pé atrás em relação a esse anuncio. A CW já vinha nos apresentando séries medíocres com personagens da DC Comics. E as imagens do traje do personagem não ajudaram a mudar essa má impressão.

Foi aí que a série estreou e me fez mudar completamente de opinião. Já no primeiro episódio tínhamos não só um Jefferson Pierce com a mesma personalidade dos quadrinhos, como um profissional da educação responsável por influenciar toda uma geração de jovens, como tínhamos o mesmo cenário de criminalidade e racismo apresentado nas primeiras historias escritas por Tony Isabella, algo que eu não esperava ver num canal como a CW. Um ambiente familiar nos foi apresentado, e ao contrário de dramas adolescentes vistos em séries como The Flash e Arrow, aqui tivemos ótimas cenas dramáticas entre os membros da família Pierce, produto do maravilhoso elenco que compõem a série.

A suruba temporal de legends of tomorrow | review da 3ª temporada
QUE FAMÍLIA

O foco na família foi o diferencial dessa série em relação as outras. Não só as filhas e sua ex-mulher, mas também o seu amigo Peter Gambi transmitiram muito bem esse sentimento.

No que diz respeito a ação, eu também não tenho do que reclamar. Apesar do traje meio deselegante, as cenas do Raio Negro em ação ficaram bem feitas. Como o personagem originalmente usava as próprias mãos para surrar os bandidos, isso acabou sendo usado nessa adaptação também, não ficou apenas lançando choquinho nos vilões. Isso pra mim ficou muito bom, pois mantiveram o background urbano do personagem.

A suruba temporal de legends of tomorrow | review da 3ª temporada
Raio Negro e Tormenta

Como eu disse lá em cima, temos um trama familiar e mais um ponto positivo é vermos Anissa Pierce, a filha mais velha, se tornando a heroina Tormenta. Assim como visto nas historias dos Renegados(Que saiu por aqui no mix dos Novos Titãs em 2004), a personagem inicia sua carreira de forma independente, sem medo e com muita vontade de ajudar o povo, uma poderosa representação feminina. Nas séries anteriores vimos a presença de sidekicks como o Arsenal e o Kid Flash, mas ainda não tínhamos visto a relação de pai e filha da forma que foi visto aqui.

A suruba temporal de legends of tomorrow | review da 3ª temporada

Não poderíamos ter uma série do Raio Negro sem a presença de Tobias Whale e a Gangue dos 100, que é o motivo do herói ter iniciado a sua carreira nas 2 mídias. O gangster albino controla o crime no Beco do Suicídio com imponência, sempre acompanhado de sua guarda-costas Syonide. Além deles, vilões clássicos dos Renegados como a Lady Eve e a ASA deram as caras nessa temporada. Todos esses vilões estão muito bem representados, mas o Tobias realmente teve a presença que o personagem merecia.

Um outro ponto alto é a trilha sonora. O compositor Kurt Farquhar e o rapper Godholly mandaram muito bem na trilha original. Além é claro de clássicos como Nina Simone, Gil Scott Heron, Al Green e outros.

Raio Negro é a série que precisávamos para nos dar esperança que a DC e a CW podem sim produzir conteúdo de qualidade, que agrade tanto os fãs de gibis quanto os fãs de series de tv. Uma série que abordar temas pesados e ao mesmo tempo consegue trabalhar com um ambiente “família”, com a questão de representatividade sendo maravilhosamente executada. Agora é só esperar a próxima temporada. E que venham os Renegados!

A suruba temporal de legends of tomorrow | review da 3ª temporada

O ultimo episódio da temporada chega a Netflix brasileira na próxima terça.

Ultimas Notícias

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud