Virgem depois dos 30: Uma cruel realidade social | Review

| Alan Bruno | , ,

Olá amigos, tudo bem com vós? Hoje vim para falar de uma das obras mais ácidas que tive a oportunidade de ler esse ano, e que sem sombras de dúvidas entrará na minha lista de melhores do ano: Virgem depois dos 30. O mangá-documentário trás um retrato caricato, mas extremamente real da sociedade japonesa, que vive um dos maiores problemas de natalidade que o país já passou, um entre 4 homens solteiros acima dos 30 anos nunca teve relações sexuais. Entretanto, os problemas abordados no mangá não são exclusividade do Japão, estando presente em nossa sociedade hodierna.

Virgem depois dos 30 foi publicado pela primeira vez em 2016 no Japão. Sendo lançado na França em 2018, aonde recebeu o prêmio da Associação Francesa de Quadrinhos, uma das maiores premiações que uma obra da nona arte pode receber no mercado francês. O mangá é uma adaptação de um livro homônimo, que buscou trazer para a sociedade o problema real dos dias de hoje. No Japão, um em cada quatro homens solteiros acima dos trinta anos de idade nunca teve relações sexuais, o que representa mais de dois milhões de virgens! Neste mangá-documentário, acompanhamos de perto a vida de oito deles. Vidas muito reais de homens excluídos por uma sociedade individualista e egocêntrica, que tentam lidar com seus sofrimentos e desejos, com a esperança e a desilusão, com o orgulho e a vergonha, com a humilhação pública! Homens que são, ao mesmo tempo, vítimas e responsáveis pela sua condição de virgens de meia-idade, buscando a aceitação dos outros sem que eles próprios se aceitem como são .

Myata, o virgem de meia-idade e de extrema direita online.

No mangá acompanhamos a vida de 8 desse virgens, e muitas vezes nos identificamos com suas frustrações, seus medo e suas vivências. Sakurauchi faz um trabalho maravilhoso, desenhando as mulheres de maneira única e voluptuosa, enquanto entrega um traço caricato e ímpar ao virgens da obra. Cabe alertar que o mangá trás alertas de gatilho emocional para suicídio e auto-mutilação,então se você, meu bom companheiro, apresenta problemas com esses assuntos, evite esse quadrinho.

Comentários sobre otakus.

Ao mesmo tempo em que vemos os casos reais dos virgens também refletimos sobre a situação, muitas vezes passamos por ocasiões parecidos, seja um trauma, vergonha, falta de aceitação por ser diferente. Todos esse pontos são abordados ao longo da obra na vida dos pobres homens que muitas vezes não tem outra fuga de sua situação a não ser o escapismo da realidade ou o próprio suicídio. Cabe lembrar que que Nakamura abordou esse problema em todas as esferas sociais possíveis,então temos desde homens desempregados, otakus até mesmo Doutores, toda a descrição dos problemas e do fato desse empecilho ser real muitas vezes trazem uma reflexão negativa, mas não menos necessária.

O mangá também conta com extras em cada capítulo, aonde mostra dados reais e até mesmos entrevistas com os protagonistas da obra. Virgem depois dos 30 foi publicado em terras brasilenses pela editora Pipoca e Nanquim no formato 22 x 15,6 x 2,4 cm , incluindo uma jacket e marcador de página. O mesmo custa 49,90, mas está em desconto na Amazon por 44,90. Segue o link caso tenha interesse em adquirir e ajudar nosso site.

Bem amigos, obrigado por terem lido até aqui. Espero que se sintam atraídos por essa obra maravilhosa, e lembrem-se “Em alguns a castidade é uma virtude; mas, em outros é quase um vício” – Nietzsche.



Ultimas Notícias

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud