• Início
  • Artigos
  • Um jogo sobre decisões ou (Por que você deveria jogar Undertale)

Um jogo sobre decisões ou (Por que você deveria jogar Undertale)

| Tiago Amorim | ,

“-Um slime selvagem apareceu!”

“-Você o cortou em dois!”

“-Você ganhou 50 de ouro e 12 de experiência.”

Exatamente para enfrentar esse tipo de relação que Toby Fox resolveu desenvolver Undertale. O jogo busca ampliar o papel dos “monstros”, fazendo com que suas ações sobre eles tenham um peso muito maior. O jogo inteiro pode ser vencido sem matar um inimigo sequer, assim como pode ser zerado num genocídio desenfreado. O que vai ser depende apenas de você.

Os monstros em Undertale não são os monstros que você costuma achar em outros jogos. Eles possuem sentimentos, esperanças, ilusões… Muitos não são o que parecem, e você percebe isso logo de cara (Vou tentar não dar spoilers), e isso é sem dúvida uma das principais características do jogo. Baseado nisso, todas as atitudes que você tomar influenciarão no decorrer do jogo, e não adianta nem resetar o jogo. Afinal existem decisões que não há como voltar atrás. Tendo em vista o “core” do jogo, vamos analisar o produto em si.

Trilha Sonora

“You’re gonna have a bad time!”

A trilha sonora é simplesmente linda. As músicas são especialmente imersivas de acordo com o ambiente e a situação. Houveram horas no jogo em que eu simplesmente deixei o controle na mesa e deixei a música tocar. Quando você escolhe certas ações e Megalovania começa a tocar, não tem como não arrepiar.

Personagens

Os personagens de Undertale (todos monstros, exceto o protagonista) possuem uma personalidade única. Cada um tem seu modo de pensar e motivos para suas ações. Muitos estão longe de serem o que parecem. Sinceramente, o único jogo que fez NPCs de um jeito tão único para mim foi Dark Souls, com NPCs como Luatrec, Frampt e Solaire. Vale notar que o humor do jogo também é ótimo. Eu me vi rindo mais alto do que deveria as duas da matina.

Combate (ou interação?)

O combate também é bem inovador. Você tem a opção de lutar ou de ter misericórdia. Cada inimigo vai ter uma interação de luta/misericórdia diferente. Ao sofrer um ataque você controla um pequeno coração que representa a sua alma. Para poupar a vida do inimigo, muitas vezes você deve executar algumas ações. Assim, o encontro com novos monstros dificilmente fica repetitivo.

Toda a ideia de que suas ações geram consequências pesadas

Muitos jogos já conseguiram implementar essa sensação de “o que eu faço realmente importa”, mas, na minha opinião, nenhum deles fez como Undertale. Acho que não tem como explicar tão bem essa sensação, é algo que você começa a perceber no decorrer da jogatina. Se você resolveu experimentar, recomendo que foque no game. Não jogue apenas para passar o tempo ou quando tiver aquele primo catarrento gritando em casa. Sente na cadeira, abra o executável e “keep your DETERMINATION”.

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud

Adblock Detectado

Nosso website necessita exibir anúncios para poder se manter, por favor desabilite o adblock para colaborar com o 1 real a hora