| Tiago Amorim | , ,

The God’s Lie | Crítica de uma obra crítica

The God’s Lie é um mangá de volume único, escrito por Kaori Ozaki, mangaká não muito conhecida mas que já é responsável por várias histórias curtas como esta. A obra foi publicada no Brasil através da Panini Comics. Por sua qualidade ela merece uma rápida análise sem spoilers.

Advertisement

A história pode ser classificada como sendo do gênero Seinen, que é aquele voltado a temas mais adultos. Olhos desavisados podem folhear a obra e considerá-la um Shoujo (obra voltada para meninas, geralmente focada em relacionamentos amorosos) diante do fato do plot envolver alunos do primário e um possível romance. Isto não resiste a uma boa leitura, onde entendemos rapidamente o quão The God’s Lie pode ser uma história pesada sobre abandono e crescimento pessoal.

Em The God’s Lie vivemos a pele de Nanao Natsuru, estudante de apenas 11 anos que aspira ser jogador de futebol, e descobrimos junto com ele mais sobre a sua estranha colega de classe, Suzumura Rio, que além de muito mais alta que os colegas anda sempre maltrapilha. Em determinado momento, desagradado com o fato de seu adorado técnico de futebol ter sido substituído Natsuru resolve fugir de um acampamento de treinos, indo parar na casa de Rio, onde passa alguns dias.

Acontece que não há nenhum adulto lá, a jovem Rio é órfã de mãe e, segundo ela, seu pai passa muito tempo pescando caranguejos no litoral do Alasca, a consequência é que ela acaba tendo que cuidar sozinha de si mesma e também do seu irmãozinho mais novo. A obra acaba nos apresentando a um mundo de abandono e miséria,  e como mesmo uma criança é obrigada a superar esses desafios se quiser sobreviver.

Em relação a arte, os traços de Kaori Ozaki são simples mas cheios de personalidade, a quadrinização é bastante divertida por usar e abusar de quadros diagonais resultando numa leitura bastante dinâmica. Estes fatores não tornam a obra visualmente genial, porém adicionam bastante charme ao conjunto.

O que se percebe após ler The God’s Lie é que definitivamente é uma história densa e interessante, sendo recomendadíssima a leitura. Vale dizer que a Panini fez um excelente trabalho de edição nesta obra, a capa ficou simplesmente linda:

Nota: 9/10

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud