| Tiago Amorim |

Rogue One leva Star Wars a um novo patamar

Esqueça tudo o que você já viu de Star Wars. Imagine que um dia você fosse ver algo que é totalmente Star Wars, mas não é Star Wars nem um pouco. Rogue One é uma jornada dentro do Universo Star Wars que eleva a Saga criada por George Lucas a um novo escopo cinematográfico absurdo, mostrando como uma série pode ter algo que tem toda a sua essência porém contar uma história completamente nova, sem se prender aos moldes antigos ou a histórias já contadas e conseguir pavimentar o caminho para mais filmes de antologia dentro da grande Saga que é Star Wars. E além disso, o filme consegue ter toda a essência da Trilogia Clássica, toda a estética, todo o clima e todo o amor que nós temos pelos designs clássicos de Star Wars.

x720-zuf-3581772-5554119

Diferente de Force Awakens, aonde nós temos o visual clássico só que atualizado, em Rogue One nós temos de volta o mesmo Star Wars do Episódio 4, sujo, com sucata, areia e naves esquisitas no Espaço. É difícil até de escrever sobre logo depois, por que eu ainda estou tremendo e sentindo esse filme. O filme é uma nova roupagem pra Star Wars. É REALMENTE um filme de Guerra dentro do Universo de Star Wars, e um filme de Guerra bom. Com uma ação incrível, personagens extremamente cativantes e sem nenhuma interferência das caras já conhecidas do Universo Star Wars que tendem a aparecer no filme. Mesmo se não tivesse os personagens clássicos nesse filme, ele se sustenta sozinho como um excelente filme de Star Wars, tão bom quanto a Trilogia Clássica e Force Awakens. Com uma direção impecável e uma progressão da história sem precedentes, Rogue One estabelece um novo patamar para os filmes de Star Wars. É com certeza o melhor filme desse ano, e é um presente, uma joia entregue aos fãs dessa Saga, mostra como Star Wars pode funcionar muito bem expandindo seu Universo no Cinema e em outras mídias.

rogueone0007-9216958-9021314

Com todo um estilo bem familiar aos fãs de Star Wars Rebels (que você DEVE conhecer após ver Rogue One), você acaba vendo como funciona a Aliança Rebelde, todo o espírito de luta e esperança que é envolto dentro desses homens e mulheres que tentam fugir das garras do Império a todo custo. Você consegue se relacionar com cada um deles, desde o menor dos personagens ao trio dito como principal. Rogue One é uma história sobre pessoas tentando fazer o seu melhor para trazer esperança para toda uma Galáxia. É um filme sobre como você deve ser esperançoso em um futuro melhor, que você deve sempre se lembrar que sempre haverá esperança mesmo nas horas mais sombrias, que você deve arriscar tudo para fazer o bem e ajudar. Que a Força estará sempre com você, e que por aqueles que você ama, você deve sacrificar tudo e ajudar o bem maior. Esse filme é um filme de ação, Guerra, Aventura, mas é um filme sobre a esperança. Sobre como a  Aliança Rebelde começa a criar seu caminho rumo a paz na Galáxia, é sobre aqueles que foram lá e tiveram esperança em uma Galáxia melhor, e que não mediram esforços para conseguir fazer isso. Rogue One é sobre a esperança naqueles que você ama.

Os personagens, que são bastante carismáticos, fazem você realmente se importar com eles e acreditar na missão desse esquadrão. (Alô, Esquadrão Suicida, aprende aqui) Você consegue se identificar, se apaixonar, entender todo o drama de cada um deles, mesmo que seja pouco desenvolvido na trama isso, mas acredite, não é algo ruim, nem um pouco. Todos os personagens tem sua importância, tem seu momento. Nenhum deles é gratuito ou está ali simplesmente por estar. Esse é o cuidado desse filme, todos os personagens tem um motivo, algo que move eles a favor da situação. Destaque para Jyn Erso, personagem principal do filme. É uma protagonista forte, que tem seu objetivo e ele vai crescendo a cada momento do filme, transformando ela num símbolo da Aliança Rebelde e em algo que inspira os outros personagens do filme a agir. Além dela, temos o Robô de Protocolo Imperial K2SO, que graças a sua reprogramação, se torna um robô sarcástico e sincero, sendo o grande alívio cômico do filme e cativando todos nós com sua inteligência e jeito espontâneo de ser.  Donnie Yen com seu personagem Chirrut Imwe, um cego sensitivo da força, rouba as cenas de ação para si e te cativa desde o primeiro momento que ele aparece. A maioria dos personagens fazem o que tem que ser feito, cativar o público e fazer com que você se importe com eles.

Cada referência, se você consome todos os produtos de Star Wars, até mesmo uma bem pequena (principalmente o nome de uma certa Capitã) faz você se sentir quentinho por dentro e com vontade de bater palmas para esse filme incrível.  Todo seu cuidado em respeitar a trilogia clássica, todo o sentimento que esse filme te passa, toda a vontade de viver Star Wars está nesse filme, que apesar de ser completamente Star Wars, ao mesmo tempo não é. É um filme tenso, de Guerra, com trincheira e batalha campal. Star Wars mostra que não precisa de batalhas com Sabre de Luz para ser Star Wars e entregar uma ação de primeira categoria. O filme em si é algo que desperta em você mais uma vez o sentimento de como é bom ser fã de Star Wars, como é bom poder ver uma obra dessas no cinema, como é bom se emocionar com personagens novos, mas que ocupam logo um espaço no seu coração tão grande quanto Leia, Han, Luke e Chewie. O filme te envolve tanto, mesmo todos nós sabemos que a missão para capturar os planos da Estrela da Morte é uma missão suicida, você se comove tanto, mas TANTO, que você torce até o último instante para tudo acabar bem, para que todos tenham um final feliz. Mas é aí que Rogue nos lembra que ele é um filme de Guerra, e em Guerra sempre existem perdas. Mas nem por isso você deve deixar de ter esperança. E é isso que o filme nos faz sentir, além da emoção de ver Star Wars mais uma vez no cinema em menos de 10 anos, é de que se você tem esperança, você tem tudo.

E esse é o legado de Rogue One para todos nós. Tenha esperança, acredite em seus objetivos, e claro, acredite n’A Força.

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud