Resident Evil 7 Vale a Pena?

| Gabriel Galdino | ,

É inegável que a Capcom está em uma ótima fase na indústria atualmente, com seus grandes lançamentos como Devil May Cry 5, Monster Hunter e os tão pedidos Remakes de Resident Evil, todos tem sido muito bem aceitos pelo público.

jjzy9ryvkqqjhxadq6rsam-8983234-1895232
O mais recente lançamento será Resident Evil 3 Remake.

Mas no início dessa “reerguida” que a Capcom fez na indústria e com seus fãs, sua aposta foi Resident Evil 7, que prometia entregar o que os fãs pediam a tanto tempo, um Resident Evil de Survival Horror como seus clássicos antecessores.

Algo que gerou uma grande controvérsia por não ser exatamente o que pediam. O jogo apostava em uma visão em primeira pessoa para se aprofundar na vibe de jogos de terror atuais, rendendo até comparações com o famigerado Outlast. Apesar de em primeira vista essas comparações fazerem sentido, posso afirmar depois de uma boa jogatina de Resident Evil 7 que essas comparações não são justas.

residentevil7-3-8768424-8820048
Um dos inimigos mais comuns no game, conhecidos como “Mofados

Resident Evil é uma saga que sempre muda, evolui e apresenta novas formas de se experienciar a saga, já passamos por Survival Horror, Ação e aventura, Coop online, e o que aconteceu em Resident Evil 7 é muito semelhante ao que aconteceu quando recebemos Resident Evil 4. Uma grande controvérsia por mudanças na experiência de se jogar RE foi causada na comunidade que se esquece a mudança faz parte na história de Resident Evil.

Os fatos a se considerar é se as mudanças que foram feitas são competentes, e o que posso afirmar aqui é que Resident Evil 7, é um RE em sua essência.

not-chris-blood-resident-evil-96-screenshot-ps1-6816757-7409521
Resident Evil original de PS1.

Acompanhamos a história de Ethan que ao receber um vídeo misterioso de sua desaparecia namorada, vai em busca de respostas no último lugar que tinha conhecimento sobre ela ter estado. De início somos apresentados a uma gameplay bastante semelhante a jogos de terror atuais, explorando um cenário misterioso, assustador e sem nenhuma maneira de se defender.

Mas depois de uma boa exploração, somos apresentados as primeiras mecânicas mais conhecidas da franquia. Como as famosas Salas Seguras e inimigos peculiares que são difíceis de derrotar.

maxresdefault-3719745-4807239
Boss Fight contra Marguerite.

Toda essa experiência de Survival Horror em Resident Evil é trazida com maestria para essa visão em primeira em primeira pessoa. A RE Engine traz gráficos belíssimos que fazem a ótima ambientação se engrandecer muito mais.

Um dos pontos mais altos do game é verdadeiramente a atmosfera e ambientação. A visão em primeira pessoa eleva certas sensações como a urgência e a aflição de andar pelos corredores sujos da Casa Baker, a trilha sonora existe aqui de maneira sutil e eficaz nos fazendo ficar alertas quando há uma ameaça real ou não, mesmo que seja muito fácil levar um susto com algum barulho aleatório da casa rangendo ou com seus próprios passos.

746b0b4396f46d0a6cbe1701f704b0ae-1826980-7624772
Entrada da Casa dos Baker.

O roteiro parece fraco de início, inimigos cativantes mas com personagens principais pouco interessantes junto a uma narrativa que soa fraca e apelativa para surfar na onda de histórias de horror atuais, como por exemplo o clichê da criança assustadora. Porém quanto mais jogamos, mais presenciamos densidade nos personagens e no roteiro, tudo arquitetado com coerência e eficácia nos temas abordados por Resident Evil.

17904361_1345858028841374_6982345645004577652_n-6403293-8179308
Umbrella Corporation marcando presença no game.

O universo de RE vai ficando cada vez mais palpável durante a jogatina, e tudo isso leva a um desfecho que nos deixa curiosos pelo que está por vir, sem falar das DLC’S.

DLC Not a Hero com Chris Redfield, que está disponível gratuitamente.

Em meio aos novos e aclamados remakes, uma dúvida pode surgir para quem deixou RE 7 passar, “Será que vale a pena?”.

Não só vale a pena, como também é indispensável para quem é um bom fã da franquia, revivendo sentimentos já sentidos anteriormente na saga e ainda sim nos apresentando uma experiência totalmente nova na franquia, sendo assim, como eu disse antes, um Resident Evil em sua essência.



Ultimas Notícias

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud