Resenha | Star Wars: Lordes dos Sith

| Bruna Dorneles |

É difícil contestar que (spoiler alert rs) Anakin Skywalker/Darth Vader é o personagem mais central à história dos filmes de Star Wars. Certamente um dos personagens mais icônicos da cultura pop, ele nos impactou com a sua presença ameaçadora assim como nos emocionou com as suas fortes demonstrações de sentimentos. Sendo assim, nada mais justo do que começar a nossa série de resenhas da literatura de Star Wars explorando o mythos do nosso querido Escolhido.

Lordes dos Sith é um livro do novo cânone de Star Wars (se você não sabe o que isso quer dizer ou como diferenciar os livros canônicos dos não, você pode conferir aqui) escrito por Paul S. Kemp. A história se passa 5 anos depois dos eventos da Vingança dos Sith (ou 14 BBY se preferirem) e conta os eventos de uma missão de Darth Vader e do Imperador para o planeta Ryloth, onde uma ousada insurreição rebelde planeja assassinar o Imperador e o mais jovem Lorde Sith. Mais do que uma simples missão com o objetivo de estabelecer o firme controle Imperial no planeta, esta é um teste de lealdade de Darth Vader à seu novo mestre, Darth Sidious.

O livro é narrado de múltiplos pontos de vista e não somente de Vader como também do corrupto oficial Imperial Belkor assim como o líder rebelde Cham Syndulla e sua seguidora Isval, Twi’leks líderes do movimento “Ryloth Livre”. Quem viu Clone Wars certamente se lembrará de Cham, que lutou lado à lado com Mace Windu e as forças da Velha República para reconquistar o controle de Ryloth das mãos dos Separatistas. Cham também aparece em Star Wars Rebels, ainda lutando contra forças imperiais e como pai de Hera Syndulla, uma das personagens principais da nova série animada e futura general da rebelião na época de Rogue One. Pontos pra Lucasfilm por manter um universo coeso em meio à tantas histórias.

Anuncio Publicitário

Lordes dos Sith é primeiramente uma história de personagens. Sim, o livro tem muitas batalhas, várias no espaço, e certamente muitas outras tendo a exibição do enorme poder de Darth Vader, mas esse não é o foco principal da história. Apenas 5 anos após ter optado por se dedicar ao lado negro da força, Darth Vader ainda carrega consigo alguns pedaços de seu antigo “eu”, Anakin Skywalker. A narrativa foi construída de forma perfeita, sendo possível ver claramente a dicotomia de personalidades dentro desse muito recente Lord Sith. Não se enganem, não era como se fosse o Anakin em um traje preto, mas sim, assim como era possível ver flashes de Vader no Anakin em Clone Wars ou no começo da Vingança dos Sith, era possível identificar os flashes de Anakin no Vader de Lordes dos Sith, algo do qual o Imperador está extremamente consciente.

Isso adicionou, eu acredito, novas camadas ao personagem, deixando ao mesmo tempo intacto o que já havia sido escrito antes. A presença de pensamentos e sentimentos em geral de Anakin em Darth Vader, torna sua transformação mais gradual, demonstrando como foram necessários anos sob o treinamento de Sidious para finalmente se tornar o Vader que vemos em Uma Nova Esperança.

No entanto Darth Vader não é o único a ter um esplêndido desenvolvimento de personagem e narrativa. A Twi’lek insurgente e ex-escrava Isval tem vários momentos intensos e posturas e reações muito interessantes. O livro mantém o recente tema da Lucasfilm de abordar a Rebelião não como um movimento perfeito e ideal, mas um composto de pessoas com falhas, e no qual as vezes é necessário tomar decisões extremamente questionáveis. Isval tem seus princípios questionados várias vezes durante o livro e tem mesmo um forte paralelo traçado com o próprio Vader.

Anuncio Publicitário

No final, Lordes dos Sith me deixou extremamente emocionada e me deu uma nova perspectiva na tragédia que é a história de Anakin Skywalker e sua maldição como Darth Vader. Certamente recomendo como um dos melhores livros do novo cânone de Star Wars.

Espero que vocês se divirtam lendo e que A Força esteja com vocês.

Anuncio Publicitário

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud