• Início
  • Notícias
  • Polícia Federal: A Lei é para Todos é um grande lançamento nacional | Review

Polícia Federal: A Lei é para Todos é um grande lançamento nacional | Review

| Gabriel Maretti |

Confesso que entrei cheio de preconceitos na sala de projeção. Esperava atores desmotivados, uma direção preguiçosa e (por se tratar de um acontecimento tão recente e polêmico) um roteiro fraco e muito tendencioso.  Entretanto, apesar de alguns erros, o longa superou as minhas expectativas, se mostrando um filme dinâmico, divertido e que busca ser imparcial.

O enredo retrata uma passagem recente que ainda não terminou de nossa república, o célebre caso Lava Jato. A trama se inicia em 2014, com a prisão do doleiro Alberto Youssef nas primeiras fases da operação. A partir daí a investigação cresce passando pelos escândalos multi bilionários de corrupção da Petrobrás junto as maiores empreiteiras do país e encerra em março do último ano, com a condução coercitiva do ex-presidente Lula para depoimento no aeroporto de Congonhas em SP. Neste ponto, nenhum fato foge à versão oficial contada e disponibilizada pela Polícia Federal.

Contudo, o filme não é um documentário, adaptações foram feitas com o intuito de facilitar a narrativa. Interpretados por Flavia Alessandra, Antonio Calloni e Bruce Gomlevskym, os três personagens principais, e alguns outros integrantes da força tarefa da PF, foram criados para o filme. São amalgamas de agentes e delegados reais que participaram em diferentes fases da operação.

O desenvolvimento desse núcleo principal de personagens ao longo da trama não é muito explorado, exceto pelos personagens de Bruce Gomlevskym e Antonio Calloni. Respectivamente, o primeiro passa por alguns conflitos familiares devido a algumas ideologias e situações adversas e o segundo se questiona em dado momento sobre os interesses de quem ficará no poder após a operação.

maxresdefault-2133815-5682583

A direção de Marcelo Antunes está muito boa, cheia de cortes rápidos e mostrando os pontos de vários personagens, o que torna o filme muito dinâmico apesar de não termos muitas cenas de ação no longa.  O diretor assumiu inspirar-se em filmes como Spotlight e A Grande Aposta.

Críticas ficam em apenas dois pontos:

  • 1- Algumas falas parecem um tanto ensaiadas demais, o que pode incomodar o espectador.
  • 2- Existem muitos diálogos expositivos entre os agentes durante o filme que, apesar de compreensíveis por mostrarem ao espectador a linha de raciocínio da investigação, não é o tipo de conversa esperada entre Delegados Federais.

Apesar destas falhas, Polícia Federal – A Lei É Para Todos é um bom filme e uma ótima pedida para aqueles desejosos de compreender melhor ou o dia-a-dia da PF ou alguns meandros da polêmica operação Lava Jato.

Valem os destaques para as atuações de Ary Fontoura no papel do ex-presidente Lula e Marcelo Cerrado como o Juiz Federal Sérgio Moro. Este último, em especial, emula perfeitamente alguns trejeitos do Juiz que ficou famoso com a operação.

Baseado no livro homônimo de Carlos Graieb e Ana Maria Santos, Polícia Federal – A Lei É Para Todos estreia dia 7 de Setembro nos cinemas de todo país.

Ultimas Notícias

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud