Berserk | A grandiosa obra de Kentaro Miura completa 30 anos

By Raul
2 meses ago
Anuncio Publicitário

Em 26 de novembro de 1980, Kentaro Miura estava lançando o primeiro capítulo de um Berserk, que iria impactar na vida de centenas de milhares de pessoas.

Este mangá, que é uma das obras mais impactantes, tristes, violentas e que explora de forma incrível o dilema da humanidade entre a bondade e a maldade.

Berserk teve a sua primeira aparição extinta revista mensal Monthly Animal House, em 25 de agosto de 1989.

Anuncio Publicitário

E em 26 de novembro de 1990, o primeiro volume do mangá foi publicado pela editora Hakusensha sob a impressão Jets Comics.

Kentaro Miura, o criador da obra

Kentaro Miura nasceu na cidade de Chiba, no Japão, no ano de 1966.

Kentaro Miura no Processo de criação

Em 1976, quando tinha 10 anos de idade, Kentaro Miura criou sua primeira manga, que se chamava Miuranger, que foi lançada para seus colegas de classe em uma revista escolar; o mangá acabou se desenvolvendo ao longo de 40 volumes.

Anuncio Publicitário
Miuranger, o primeiro mangá de Miura

No ano de 1977, Kentaro Miura escreveu o seu segundo mangá chamado, Ken e no michi (剣への道 The Way to the Sword), usando pela primeira vez a tinta naquim.

Quando ele estava no ensino médio em 1979, as técnicas de desenho de Miura melhoraram muito quando ele começou a usar técnicas de desenho profissional.

Seu primeiro doujinshi foi publicado, com a ajuda de amigos, em uma revista em 1982.

Anuncio Publicitário

No ano de 1985, Kentaro Miura enviou seu novo mangá, Futanabi, para o exame de admissão à Universidade Nihon, que lhe proporcionou não apenas o direito de ingressar na universidade, mas também o prêmio de “Melhor Artista Estreante da Revista Shounen Semanal“.

Futanabi, 1985

No entanto, devido a discrepâncias com um de seus editores, o mangá foi suspenso e cancelado.

No ano de 1988, surgiu pela primeira vez o ilustre Berserk, com cerca de 48 páginas no chamado “Berserk Prototype“, que tem semelhanças com o mangá atual, mas mantém algumas diferenças importantes.

Anuncio Publicitário

Em 1989, Kentaro Miura começa King of the Wolves (王狼 Ourou), com base no roteiro de Fist of the North Star ou Hokuto no Ken, escrito por Yoshiyuki Okamura.

Também vale lembrar que em 1992 ouve uma parceria entre Yoshiyuki Okamura e Kentaro Miura, onde ambos trabalharam juntos em um mangá one-shot, criando assim, Japan.

Japan não é o primeiro mangá feito por Buronson em conjunto com Kentaro Miura.

Anuncio Publicitário

Em 1989, ambos já teriam trabalhado juntos no desenvolvimento do one-shot de King of Wolves, e em sua continuação Legend of The King of Wolves, também one-shot, sendo datado de 1990.

A reputação de Miura cresceu com Berserk, especificamente com o arco da “Era de Ouro“, transformando-o em um dos mais importantes mangakas contemporâneos.

Atualmente, Miura trabalha exclusivamente com Berserk, embora de vez em quando ele faça grandes hiatos.

Anuncio Publicitário

No ano de 1997, Miura supervisionou a produção de 25 episódios do anime de Berserk, que foram ao ar no mesmo ano na NTV.

Vários livros de arte e materiais complementares de Miura baseados em Berserk também foram lançados.

Desde aquela época, o mangá Berserk já se estendeu por 40 volumes, e mais de 360 capítulos, sem nenhum final previsto.

Anuncio Publicitário

A série também gerou toda uma série de mercadorias, tanto oficiais como feitas por fãs, desde estátuas, figuras de ação a chaveiros, jogos e um jogo de cartas interativo.

Em 2002, Miura recebeu o segundo lugar no Prêmio Cultural de Excelência Tezuka Osamu para Berserk.

Particularmente, Miura foi influenciado pelo mangá Violence Jack, escrito por Go Nagai.

Anuncio Publicitário

Outras influências citadas por Miura incluem a série de novels Guin Saga, filmes de Paul Verhoeven, a série Hellraiser, que possivelmente inspirou a “Mão de Deus”, mangás do estilo shoujo, filmes da Disney, e as obras de Hieronymous Bosch, M.C. Escher, Gustave Dore e Pieter Bruegel.

A Mão de Deus em comparação com os vilões de Hellraiser
O Jardim das Delícias, de Hieronymous Bosch.
Cristo no Limbo, de Hieronymous Bosch.
Berserk completa 30 anos
Berser, de M.C. Escher
Satan’s Flight Through Chaos, Gustave Dore
Death of Eleazer, Gustave Dore
Dia Sombrio, de Pieter Bruegel
A Torre de Babel, de Pieter Bruegel

Miura também citou Star Wars e várias músicas de Susumu Hirasawa como inspiração.

“Parade” está presente também no filme “Paprika”

Nós também não podemos esquecer de outras grandes referências.

Anuncio Publicitário

Em vários momentos de Miura apresenta muito do terror cósmico de Lovecraft.

Berserk, a história resumida

Gutts é um guerreiro que enfrentou o impossível desde que foi encontrado debaixo de sua mãe enforcada, pela esposa de um mercenário. 

O mercenário, Gambino, concordou em adotá-lo, mas após a morte de sua esposa, Gambino forçou a criança Guts a lutar como mercenário. 

Anuncio Publicitário
Foto: Reprodução

Depois de perder sua perna em uma batalha, Gambino torna-se uma sombra de seu “eu” cruel e vende Guts a um estuprador por três moedas. 

Foto: Reprodução

Gutts foge após matar seu pai adotivo em autodefesa, acabando se tornando um jovem mercenário que ganhou uma reputação temível enquanto lutava. 

Foto: Reprodução

A coragem acaba chamando a atenção de Griffith, o líder angelicalmente carismático do grupo mercenário, Bando do Falcão

Anuncio Publicitário

Griffith então força Gutts a unir suas forças ao derrotá-lo em batalha.

Foto: Reprodução

A coragem cresce rapidamente através dos soldados do grupo mercenário, tornando-se eventualmente o renomado líder de ataque dos falcões e o mais mortal subordinado de Griffith

A coragem desenvolve gradualmente um relacionamento com o comandante da unidade de GriffithCasca, o único membro feminino dos falcões. 

Anuncio Publicitário

Casca e Gutts são inicialmente hostis um com o outro, mas eventualmente começam a se apaixonar, depois que Gutts salva a vida de Casca e luta com sucesso contra cem homens por ele mesmo para salvá-la. 

Foto: Reprodução

Depois de ter ouvido Griffith dizer que só pode considerar alguém um verdadeiro amigo se ele tiver seu próprio sonho, Gutts tenta deixar os falcões quando a guerra termina e Griffith derrota seus inimigos políticos. 

Griffith se recusa a deixar Gutts saia do Bando do Falcão, alegando que ele é seu dono. 

Anuncio Publicitário

Ambos duelam em um combate, combate e Gutts vence em um único golpe. 

Foto: Reprodução

Incapaz de lidar com a perda para GuttsGriffith arruína sua fortuna quando é encontrado tendo relações sexuais com filha do ReiCharlotte.

Ele acaba preso para ser torturado infinitamente enquanto os falcões são marcados para a morte.

Anuncio Publicitário

Durante o cativeiro de Griffith, seu torturador joga fora seu behelit.

Gutts passa o próximo ano de sua vida treinando para tornar-se um espadachim melhor, mas é avisado em sua primeira noite por um ser misterioso e aparentemente demoníaco que ele chama de “Skull Knight“, que suas ações definiram “O Eclipse”, que acontecerá dentro de um ano.

Depois de ouvir falar dos terríveis problemas dos falcões em um torneio de luta, ele retorna temporariamente aos falcões e toma conhecimento do destino de Griffith e do resto da história.

Anuncio Publicitário

Ele se reúne e inicia uma relação romântica com Casca e ajuda os remanescentes proscritos dos Falcões a resgatar Griffith, apenas para encontrá-lo horrivelmente mutilado e fazer uma sombra muda de seu antigo “eu”. 

Foto: Reprodução

Embora o grupo escape com sucesso da fronteira com Griffith, torna-se claro que os ferimentos de Griffith são grandes demais e que ele nunca mais seria capaz de se mover fisicamente sozinho ou realizar seu sonho de governar um reino. 

Gutts planeja deixar os falcões novamente, levando Casca com ele, embora ela se recuse a ir, esmagada pela culpa sobre o estado atual de Griffith

Anuncio Publicitário

Através de eventos pré-estabelecidos, o desesperado Griffith recupera seu behelit e, sem saber, o ativa durante um eclipse solar. 

Foto: Reprodução

Isto transporta os falcões para outro um lugar onde eles encontram demônios poderosos conhecidos como a “Mão de Deus“, em uma cerimônia conhecida como O Eclipse

Foto: Reprodução

Griffith então sacrifica todos os seus soldados aos apóstolos da Mão de Deus – humanos como Nosferatu Zodd que se tornaram poderosos demônios sacrificando seus entes queridos e a sua humanidade pelo poder – cada um dos falcões é marcado com um símbolo em seu corpo identificando-os como sacrifícios.

Anuncio Publicitário
Foto: Reprodução

Enquanto Griffith tem visões da Mão de Deus mostrando-lhe que estava sempre destinado a vir ao Eclipse, Gutts e Casca lutam desesperadamente por suas vidas enquanto testemunham o massacre brutal de seus companheiros.

Eventualmente, todo o Bando do Falcão é massacrado e devorado pelos demônios.

No entanto, com Casca sendo a única mulher presente, os demônios a estupram.

Anuncio Publicitário

Griffith finalmente renasce como o quinto e último membro da Mão de Deus, “Femto“.

Foto: Reprodução

O primeiro ato de Griffith após sua ascensão é estuprar Casca diante de Gutts.

Gutts perde seu olho direito e corta seu próprio antebraço esquerdo para escapar de um demônio que o prendia em uma tentativa cheia de ódio para matar Griffith e salvar Casca antes de perder a consciência.

Anuncio Publicitário

Gutts e Casca são salvos da morte e trazidos de volta ao mundo físico no último minuto através da intervenção do misterioso e poderoso Skull Knight, mais uma vez. 

Foto: Reprodução

Entretanto, o dano é feito, pois Casca se torna louca por suas experiências horríveis. 

Gutts aprende que as Marcas de Sacrifício que ele e Casca agora carregam o deixam aberto para ser presa por espectros e outras criaturas sobrenaturais malignas durante a noite. 

Anuncio Publicitário

Casca é deixada aos cuidados do ferreiro Godo e Rickert, o único membro do Bando do Falcão que escapou do sacrifício, pois não estava presente na ativação do Behelit.

Durante este tempo, Gutts começa a ver uma criança etérea deformada que aparece diante dele, o que era seu filho nasceria de Casca, mas foi manchado pela violação de Femto

Dois anos depois, Gutts é acompanhado por um elfo chamado Puck, e um jovem ladrão chamado Isidro

Anuncio Publicitário
Foto: Reprodução

Casca acaba fugindo de Rickert, mandando Gutts em uma longa caçada para encontrá-la. 

Mais tarde, Gutts se reencontra com Casca quando ela está prestes a ser queimada como uma bruxa, na cidade de St. La, junto com Puck e Isidro, eles encontram Farnese e Serpico dos Cavaleiros da Sagrada Sé, da Igreja da Santa Sé.

Foto: Reprodução

Puck sugere que a mente de Casca poderia ser restaurada se eles a levassem para o reino Elven de Elfhel

Anuncio Publicitário

Logo se juntaram a eles a bruxa Schierke que ensina magia a Farnese e nega os efeitos da marca sobre Gutts e Casca

Ao mesmo tempo, Gutts e as pessoas que o acompanham pegam um navio em direção a Elfhelm

Após uma batalha dramática com o Deus do Mar, o bando de Guts chega a Elfhelm, na ilha de Skellig.

Anuncio Publicitário
Foto: Reprodução

O governante dos elfos, Danann, ajuda Farnese e Schierke a viajar na mente de Casca e restaurá-la a seu antigo eu. 

No entanto, apesar de recuperar suas memórias, Casca ainda não superou completamente o trauma dos acontecimentos do eclipse, geralmente desabando quando vê Gutts ou se lembra de seus camaradas caídos. 

Ao mesmo tempo, Farnese e Schierke começam a treinar com as outras bruxas aprendizes e feiticeiras que vivem em Skellig, durante a qual Farnese expressa interesse no poder de curar almas humanas, especificamente Casca

Anuncio Publicitário
Foto: Reprodução

Ao mesmo tempo, Guts encontra mais uma vez o Skull Knight, que lhe diz que sua jornada está no fim.

Os animes de Berserk

(1997-1998)

Produzido pela Oriental Light and Magic e dirigido por Naohito Takahashi, o anime de 25 episódios, Berserk: Kenpū Denki foi lançado em 7 de outubro de 1997 a 31 de março de 1998.

Anuncio Publicitário

A série começa com o arco do Espadachim Negro, continuando através do arco da Era de Ouro.

Embora o enredo do mangá permaneça em grande parte intacto, várias mudanças foram feitas, com a modificação ou eliminação de personagens, algumas das cenas mais violentas e brutais da série, e material que teria estendido o enredo para além da execução planejada para o anime.

Na Ásia, a Vap Video lançou treze VHS e doze VCD incluindo dois episódios cada de 1998 a 1999 no Japão.

Anuncio Publicitário

Os sete discos “DVD-BOX“, usando caixas de Audio-CD, foram lançados no Japão em 2001, com os sete volumes sendo relançados posteriormente em caixas regulares de DVD individuais em 2003.

Filmes – (2012-2013)

Em setembro de 2010, um arco no volume 35 do mangá de Berserk anunciou um novo projeto de anime, que mais tarde se revelou ser uma série de filmes.

Anuncio Publicitário

Os dois primeiros filmes, Berserk: Golden Age Arc I – The Egg of the King e Berserk: Golden Age Arc II – The Battle for Doldrey, foram lançados no Japão em fevereiro e junho de 2012.

Foto: Reprodução

Berserk: Golden Age Arc III – O Advento foi lançado em 1º de fevereiro de 2013, no Japão.

Os dois primeiros filmes são substancialmente uma continuação da série de TV de 1997.

Anuncio Publicitário

O terceiro filme apresenta nova história, além do enredo da série de TV baseado no mangá.

Os filmes são principalmente animados usando CGI, mas com um efeito bidimensional plano, que combina com o estilo visual da série de TV.

(2016-2017)

Anuncio Publicitário

A revista japonesa Young Animal anunciou em 22 de dezembro de 2015 que uma segunda adaptação em anime do mangá Berserk seria produzida e transmitida na rede de televisão japonesa WOWOW e MBS a partir de julho de 2016.

O primeiro vídeo promocional da nova série foi revelado no Comiket de inverno da NBC, que apresentou Gutts em sua roupa de Espadachim Negro, lutando contra dezenas de esqueletos, com sua gigantesca espada, a Dragon Slayer.

A nova série foi animada principalmente usando CGI em vez do estilo animado tradicional da série anterior.

Anuncio Publicitário
Não se engane, o anime não é bom, fique no mangá.

Ela começa com o arco da história “Convicção“, começando em torno do capítulo 115 da manga, e introduz Puck, Isidro, Farnese e Serpico como personagens.

A segunda temporada, cobrindo o arco “Falcão do Império do Milênio“, começou em 7 de abril de 2017.

Os jogos de Berserk

Dois jogos baseados em Berserk foram desenvolvidos pela Yuke’s.

Anuncio Publicitário

O primeiro jogo, Sword of the Berserk: Guts’ Rage, foi lançado para o Dreamcast no Japão pela ASCII Corporation no final de 1999.

Lançado pela Eidos Interactive no início do ano seguinte.

O segundo jogo, Berserk: Millennium Falcon Hen Seima Senki no Shō, foi publicado pela Sammy Corporation exclusivamente no Japão para PlayStation 2 em 2004.

Anuncio Publicitário

Um spinoff com tema Berserk da série Dynasty Warriors da Omega Force, intitulado Berserk and the Band of the Hawk foi lançado em 27 de outubro de 2016 no Japão, e mais tarde nos EUA em 21 de fevereiro de 2017 para a PlayStation 4, PlayStation Vita e PC via Steam.

Dragons Dogma também apresentou sets de armaduras de Berserk: The Golden Age e Shin Megami Tensei: Liberation Dx2, tornaram os personagens como apareceram no anime de 2016 jogáveis.

Dark Souls

Dark Souls é, sem sombra de dúvida, um dos maiores e mais influentes jogos de todos os tempos.

Anuncio Publicitário
Foto: Reprodução

A indústria de jogos foi completamente abalada com o lançamento desse jogo e com a sua inovação, que combinou todas as características dos jogos da velha guarda com nuances modernos para criar uma experiência única, diferente de tudo o que já se viu antes.

Miyazaki entrou em cena absolutamente com o lançamento deste título e nunca mais parou de criar títulos surpreendentes desde então.

Para um jogo tão influente como o Dark Souls, é certamente bastante difícil imaginar que este jogo não tenha sido completamente criado de baixo para cima puramente a partir da mente brilhante de seu diretor.

Anuncio Publicitário

Entretanto, Miyazaki era um ávido leitor, e um grande fã de dark fantasy, e isto mostra no mundo rico e detalhado de Dark Souls.

Berserk era especialmente amado por Miyazaki, e ele fez uma tonelada de referências a este mangá no Dark Souls.

Nosferatu Zodd Gets e Taurus Demon

Anuncio Publicitário
Foto: Reprodução

Nosferatu Zodd é um apóstolo emblemático em Berserk, e Miyazaki certamente não descartou esta figura importante enquanto prestava homenagem a uma de suas séries favoritas.

Pode-se ver uma tonelada de semelhanças entre o desenho do Taurus Demon e Nosferatu Zodd, o que é de fato um sinal muito interessante para Berserk.

Andre Of Astora é uma referência óbvia ao Godo

Anuncio Publicitário
Foto: Reprodução

O velho ferreiro que ajuda o personagem principal em sua busca é um tropo comum visto através da maioria das obras de fantasia.

Na verdade, este tropo está presente tanto em Berserk quanto em Dark Souls, sendo o último muito inspirado pelo primeiro.

Berserk tem Godo, enquanto Dark Souls tem o Andre Of Astora, de aparência semelhante.

Anuncio Publicitário

É um pequeno toque que presta mais uma homenagem a Berserk.

A pose de Artorias lembra muito a de Gutts na Berserk Armor

Foto: Reprodução

Talvez o acerto mais legal para Berserk em Dark Souls venha de um dos personagens mais legais e definitivamente um dos melhores chefes da série.

Anuncio Publicitário

Artorias, the Abysswalker, tem uma das lores mais trágicas de Dark Souls, embora a forma como ele é apresentado aos fãs pela primeira vez seja bastante inspiradora e não seja nada indicativa de sua história de fundo.

O que torna esta obra de arte icônica mais surpreendente é o fato de ser uma excelente homenagem à ilustração do Volume 28 de Berserk, onde Gutts está em uma posição semelhante enquanto veste a Armadura Berserker.

Essas foram apenas 3 semelhanças, mas podem ter certeza de que no futuro faremos um artigo mostrando todas as ideias de Berserk em Dark Souls.

Anuncio Publicitário

(Via: Steemit.com, Blogbbm.com, Wikipedia, Hero, Gamerant)

Anuncio Publicitário
Deixe um Comentário

This website uses cookies.