Anuncio Publicitário

Morre Albert Uderzo, um dos criadores de Asterix

| Márcio Moreira |
Anuncio Publicitário

O personagem Asterix é praticamente um Mickey Mouse europeu, em questão de influência cultural. Embora não seja tão conhecido em terras tupiniquins quanto deveria, as aventuras do gaulês bigodudo que se recusava a se render diante da tirania do Império Romano fizeram a alegria de muitas crianças ao redor do mundo desde o final da década de 50.

Como uma das crianças que se divertiam vendo Asterix e seu companheiro brutamontes Obelix casualmente descendo a porrada em legiões inteiras (mais especificamente no jogo The Gallic War e no longa-metragem de 1999 estrelando Gerard Depardieu, já que as graphic novels eram caras demais), é com grande tristeza que anuncio que o desenhista Albert Uderzo, um dos gênios responsáveis por conceber esse universo tão único, veio a falecer na manhã de hoje (24 de março), aos 92 anos.

Em relato para o periódico francês AFP, Bernard de Choisy (genro de Uderzo) disse que “Albert Uderzo morreu enquanto dormia em sua casa em Neuilly, após um infarto sem ligação com o coronavírus. Ele tem andado extremamente cansado ao longo das últimas semanas”. Choisy frisou a ausência de relação da morte de Uderzo com o COVID-19 pois a pandemia recentemente atingiu a França com tudo, e o quadrinista estava em um dos grupos de risco.

Anuncio Publicitário

Em outubro de 1959, Uderzo criou o personagem junto ao argumentista René Goscinny (1926-1977), e a criação da dupla rapidamente se tornou um grande sucesso na França e em países vizinhos, assumindo o status de “cult” no continente americano. Desde aquela época, as HQs de Asterix foram traduzidas para 111 idiomas e venderam cerca de 380 milhões de cópias no total.

Asterix
Albert Uderzo (à esquerda) junto ao seu parceiro René Goscinny, com quem divide a autoria de 26 das 38 histórias do bravo aventureiro gaulês.

Para Quem Não Conhece Asterix

As histórias em quadrinhos de Asterix são ambientadas naquela época na qual o Império Romano se encontrava em seu auge: O reinado de Júlio César. Tendo conseguido conquistar quase todo o mundo conhecido, César encontra problemas para anexar uma aldeia gaulesa específica, que por acaso é o lar de nossos protagonistas.

A resistência implacável dos gauleses se deve a uma poção mágica criada pelo druida Panoramix (todos os gauleses nesse universo têm o nome terminado em -ix, acostume-se), que confere habilidades sobre-humanas a quem bebê-la. Obelix é o único que não precisa da poção para desfrutar de seus poderes, pois caiu acidentalmente em um caldeirão da mesma quando criança.

Anuncio Publicitário

No total há trinta e oito volumes canônicos das aventuras de Asterix, sendo alguns deles situados nas proximidades do vilarejo e outros que consistem em grandes jornadas para terras distantes onde os heróis interagem com figuras históricas da época. O último volume A Filha de Vercingétorix, criado pela dupla Jean-Yves Ferri e Didier Conrad (que estão no comando da série desde 2013), foi lançado em outubro de 2019 para celebrar o 60º aniversário da primeira edição.

Ultimas Notícias

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud