• Início
  • Notícias
  • Membro da famosa banda japonesa JAM Project vai se apresentar no Rio!

Membro da famosa banda japonesa JAM Project vai se apresentar no Rio!

| Thai |

No Rio de Janeiro do dia 25 a 27 de janeiro irá ocorrer o Rio Matsuri, um festival de cultura japonesa. O festival contará com workshops de artes japonesas, uma arena de tatame, palestras sobre a gastronomia e apresentações.

Uma das principais atrações do evento é o cantor Ricardo Cruz, que integra a superbanda de trilha sonora de animes, o JAM Project. Além de ser o único cantor estrangeiro do grupo, Ricardo também é tradutor de japonês.

Em entrevista cedida pela equipe do Rio Matsuri, Ricardo contou que ficou fissurado pela cultura japonesa na época da TV Manchete, assistindo Cavaleiros do Zodíaco, Changman e Jaspion. Isso o levou a frequentar o bairro da liberdade, em São Paulo, em busca de publicações que ainda não existiam no Brasil e isso consequentemente o levou para o caminho da tradução.

“Muitas vezes eu ia com o dicionário na mão pra tentar decifrar o que estava escrito nas etiquetas dos vídeos.”

O cantor também contou que seu pai foi muito parceiro e que o incentivou a fazer um intercâmbio no Japão. Quando já estava em Tóquio ele entrou em contato com o “universo” japonês na pele, vestindo os famosos uniformes de colegial, experimentando toda a cultura pop do país e seus karaokês.

Quando Ricardo retornou ao Brasil, seu primeiro emprego foi como redator da Sessão Super-Heróis, um programa da CNT, que passava em São Paulo. Logo em seguida, foi para editora Conrad, que publicava revistas especializadas nesse nicho e foi a responsável pelo lançamento dos mangás no Brasil.

jam-project-4725801-6308090

Em 2003, concebeu o primeiro grande evento de cultura pop se baseando nos acontecimentos do Japão, o Anime Friends. Já na segunda edição, durante um ensaio do JAM Project, Ricardo conseguiu a aprovação dos membros que hoje são seus companheiros.

O cantor frisou que gosta que seu trabalho sirva de ponte entre o Brasil e o Japão, levando assim a criação de seu curso de japonês, o NihonGo.

Além do curso online, com plataforma, banco de dados, uma frente didática com módulos que vão ficando mais difíceis, Ricardo também tem o canal no YouTube, com videoaulas ensinando japonês do mundo real, analisando frase a frase do que é dito nos produtos da cultura pop.

Durante o evento, além de tocar sucessos da cultura pop, Ricardo Cruz vai dividir sua experiência com o público do Rio Matsuri em uma palestra no festival da cultura nipônica que vai acontecer no Riocentro.

Ultimas Notícias

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud