• Início
  • Games
  • Gris é uma obra prima de sensações | Review
Anuncio Publicitário

Gris é uma obra prima de sensações | Review

| Gabriel Galdino | ,
Anuncio Publicitário

Como primeiro lançamento da produtora independente Nomada Studio, Gris é um game de aventura que explora mecânicas em uma gameplay 2D com um grande foco artístico.

Um breve resumo apenas para apresentar Gris é algo difícil de se fazer, pois há muitas formas diferentes de se apresentar essa obra para diferentes tipos de jogadores.

Gris não é um jogo muito longo, com uma duração de aproximadamente 3 horas de jogatina. Porém não há desvantagem nesse sentido, tudo a que o game se propõe é perfeitamente executado nesse tempo, mesmo que há quem prefira experiências mais longas.

Anuncio Publicitário
ss_631d99cc6462cce94081032b7e600a6b87c3f7d3-1920x1080-4840337-7536310

Não há uma palavra dita em Gris, toda sua narrativa é apresentada e desenvolvida a partir de seu belíssimo visual que consegue cativar o jogador assim que ele começa a jogatina, e com suas mecânicas que vão sendo exploradas cada vez mais que o jogador avança. A junção de visual e mecânicas para contar sua história é a base de Gris, que tem a intenção de nos levar a uma jornada sensorial sobre assuntos pessoais de cada um.

Diretamente, podemos dizer que Gris aborda temas como perda, depressão e vazio, e são sim interpretações válidas para essa experiência, porém não podemos nos prender apenas à isso. Gris sendo uma obra sensorial, desperta e cativa cada jogador de uma maneira única, sendo assim, florescendo em cada um uma experiência única. Não há uma verdade universal, uma interpretação definitiva, nada do tipo. O que há são diferentes experiências.

O seu incrível visual que evolui junto à narrativa é como um quadro vivo, e seu Game Design muito bem construído nos apresenta cenários que não nos dizem diretamente para onde ir, mas nos induz a andar e explorar as belíssimas ruínas bidimensionais de maneira que é difícil de acabar se perdendo, mesmo que pareça fácil.

Anuncio Publicitário
gris-06-6654787-5521138

A trilha sonora não é só perfeitamente atmosférica, como é excelentemente bem incluída na jogatina de forma que sem ela, a gameplay seria uma experiência totalmente diferente. A intensificação de momentos fortes e a sensibilidade de momentos mais contemplativos, é tudo perfeitamente executado com a junção da trilha sonora e os visuais.

Não sendo à toa seu prêmio conquistado na The Game Awards 2019 como melhor jogo impactante, Gris é um game que consegue casar mecânica, visual e trilha sonora para entregar toda sua proposta de uma maneira magnífica, que mesmo tendo pouco tempo de jogatina, é uma experiência que pode ficar com o jogador por muito mais tempo.

Anuncio Publicitário
Avaliação: 5 de 5.

Excelente

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud