Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
| Rachel Pinheiro | , ,

Apenas a música deve restar: filme de ‘given’ recebe seu primeiro PV oficial

“Eu pensei que o amor seria mais doce, mais gentil. Descobri com meu primeiro amor que esses pensamentos eram apenas uma ilusão. Se apaixonar por alguém é algo muito mais violento, como ter sua pele arrancada.”

Advertisement
given

A adaptação do mangá given, de Natsuki Kizu, estreou na temporada de primavera de 2019 pela Crunchyroll, contando de maneira brilhante a história de Satou Mafuyu e como ele reencontra a vida e um novo amor na música após testemunhar o suicídio de seu namorado de infância.

given

O anime não apenas adaptou, como deu nova cor e profundidade à obra fantástica de Natsuki – a mídia animada permitindo a introdução da música como a essência da história que se manifesta nos relacionamentos entre os personagens.

Particularmente a música de Mafuyu, Fuyu no Hanashi (“Uma História de Inverno”) tocou os corações de todos, quando finalmente pudemos tê-la para ouvirmos e sentirmos todo o luto e sofrimento, e não apenas imaginá-la.

given possui uma profundidade não comumente esperada no gênero yaoi, ao qual faz parte de maneira nominal – o gênero é acusado de possuir histórias rasas e a continuação de estereótipos antigos. Natsuki Kizu é uma exceção à regra; seus mangás sempre são reconhecidos por possuírem enredos melancólicos e profundos, e personagens muito bem desenvolvidos.

given
given

Os 11 episódios do anime given retratam de forma extremamente tocante e emocionante o enredo principal que faz parte da obra: o relacionamento construído entre Mafuyu e o guitarrista Uenoyama Ritsuka, e como a música entrelaça suas vidas.

given

O filme, por outro lado, vai acompanhar o enredo sutil e incrivelmente impactante que ocorre simultaneamente à história principal: o triângulo amoroso entre o baterista Kaji Akihiko, o baixista Nakayama Haruki e o violinista Murata Ugetsu, que, apesar de ter uma personalidade difícil e bruscas (e, às vezes, violentas) mudanças de humor, é um gênio da música reconhecido internacionalmente – e o ex-namorado e primeiro amor da vida de Akihiko.

given

A adaptação em anime nos apresentou algumas perguntas extremamente sutis, percebidas, talvez, apenas por aqueles que já conheciam a obra no mangá. Uenoyama menciona, em um momento, que não sabe como o baterista vive em uma casa tão luxuosa, sendo uma pessoa de baixo poder aquisitivo. Isso traz um questionamento: por que nenhum dos membros da banda sabe que Akihiko mora com Ugetsu?

given

Por que Akihiko abertamente flerta com Haruki, apesar de uma cena nos mostrar ele voltando para casa e sendo recebido por Ugetsu como se eles estivessem em um relacionamento?

given

Quem, exatamente, é Murata Ugetsu? Quem é este gênio da música que fez com que o amor, para Akihiko, fosse como ter a pele arrancada?

given

Mafuyu e Uenoyama representam, apesar da história trágica e devastadora do passado de Mafuyu devido à perda de Yuuki, o lado mais leve de given – por serem jovens, por manterem alguma da inocência que a juventude pode permitir a eles. Por permitirem que a música os aproxime.

Ugetsu, Akihiko e Haruki, no entanto, são adultos, e, por conta das circunstâncias que os rodeiam e pelos erros que cometem, representam o lado mais maduro e, por conta disto, mais melancólico e intenso – algo típico das histórias de Natsuki, e trazido ao seu ápice brilhante no arco destes três personagens.

given

Existe simbolismo em cada detalhe de given. O luxuoso ‘meio-porão’ em que Akihiko e Ugetsu vivem é longe da luz do sol, fechado do mundo exterior – canonicamente, o motivo fornecido é que Ugetsu, sendo um violinista profissional, precisa viver em um lugar de acústica ideal; mas está implícita a ideia de que os dois estão fechando-se em um ciclo vicioso do qual nenhum consegue se libertar.

Haruki apaixona-se por Akihiko à primeira vista, e, desde então, afirmando internamente não saber muito bem o motivo, não corta mais o cabelo, mantendo-o sempre longo.

given

Paralelamente, Akihiko desiste de ser um violinista no primeiro momento em que conhece Ugetsu e é confrontado simultaneamente com sua genialidade insuperável, e a intensa dor – e paixão – que a música do outro o faz sentir.

given

Todos estes são alguns dos detalhes mostrados nos breves episódios da adaptação – e todos serão apresentados e desenvolvidos, de maneira dolorosamente clara, no filme, de lançamento anunciado para o dia 16 de maio deste ano.

given

O filme de given irá acompanhar três homens que devem lidar com as consequências drásticas dos atos que cometem; ao contrário de Mafuyu e Uenoyama, aos quais são permitidos o perdão e a fácil solução de seus problemas, o triângulo amoroso que será adaptado é complexo, complicado, e absolutamente inesquecível; no qual a música será não um momento de compreensão, mas um divisor, um ponto de conflito, tensão pura – e, por vezes, insuportável.

Como o próprio Akihiko fala, ele tocava como se o ato de estar vivo o machucasse.

Akihiko mora com o ex-namorado por não ter uma casa onde ficar e por nunca ter conseguido superar o relacionamento instável que possuem desde o ensino médio; Ugetsu provoca intensa inveja nele devido a seu talento inacreditável como violinista e causa conflitos constantes com seu humor difícil, e Haruki encontra-se preso nas idas e vindas dos dois, incapaz de ignorar seus sentimentos por Akihiko e de se manter distante dele.

O enredo progride, as situações escalam, e somos, pela primeira vez, confrontados com as consequências reais da vida adulta. Quando os personagens se veem diante dos resultados de suas escolhas, de seus erros, de suas emoções – quando veem e sentem a maneira como tudo isto afeta aqueles ao seu redor.

Esta é a genialidade sutil de given. Na abertura do anime, há um momento em que uma corda é esticada ao seu máximo e se parte ao meio. Em apenas uma frame, é resumido o contexto completo da obra – ou, pelo menos, parte dela. 

O que acontece quando uma pessoa é testada a seu máximo? O que acontece quando tememos que o nascer do sol venha, sabendo que ele virá independente de nossa vontade?

O que acontece quando a corda quebra, e apenas a música deve restar?

https://www.youtube.com/watch?v=0xm-V8mYi2Q

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud