| Márcio Moreira |

GDC 2020 é cancelada devido ao Coronavírus

Eu amo a Game Developers Conference. O evento conhecido no mundo todo pela sigla GDC reúne anualmente, desde 1988, grandes nomes da indústria dos jogos para discutir e compartilhar conhecimento a respeito das diversas nuances da mais versátil e distinta modalidade de expressão artística do mundo contemporâneo.

Advertisement
Fachada da GDC 2017, onde Mick Gordon apresentou a excelente palestra detalhando como concebeu a aclamada trilha sonora de DOOM (2016)

É por isso que fico bem triste em anunciar que a edição 2020 da GDC, que ocorreria entre 16 e 20 de março na cidade de San Francisco nos EUA, foi oficialmente adiada por tempo indeterminado e ainda há a possibilidade de o evento ser definitivamente cancelado este ano. O motivo (como vocês viram na manchete) é a epidemia do Coronavírus, que assola o mundo desde o início do ano e vem causando preocupação em diversas áreas da sociedade.

A sequência de eventos que culminaram nesse adiamento oficial começou quando a Sony Interactive Entertainment (que já havia cancelado sua aparição na PAX East pelo mesmo motivo) e a Facebook Gaming, além de expositores chineses, anunciaram que não participariam da GDC 2020 devido a preocupações com a saúde e segurança de seus funcionários. Logo em seguida, grandes produtoras como Activision e Kojima Productions seguiram o exemplo e retiraram a participação do evento.

Originalmente no dia 20 de fevereiro, a organização da GDC assegurou ao público que a adesão às políticas e regulações governamentais a respeito da prevenção de contágio pelo coronavírus possibilitaria “um evento seguro e bem-sucedido para a comunidade”. O cancelamento de muitos outros expositores posteriormente, no entanto, tornou o adiamento necessário.

Sobre a Game Developers Conference (GDC)

Ao contrário dos demais grandes eventos da indústria, que trazem em primeiro plano a faceta mais espetacular e mercadológica dos jogos, a GDC tem um caráter mais técnico e educativo, onde os próprios desenvolvedores discutem o processo de criação e apresentam soluções interessantes e inovadoras para auxiliar os demais profissionais e iniciantes nessa área.

As palestras dadas nas várias edições da GDC ocorridas ao longo dos anos são disponibilizadas gratuitamente no canal oficial do evento no Youtube e são divididas entre as categorias de design, programação, arte, narrativa, empreendedorismo e animação.

A organização do evento espera que, caso a epidemia do Coronavírus seja controlada nos próximos meses, eles consigam realizar a edição 2020 da Game Developers Conference entre maio e agosto desse ano.

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud