• Início
  • Artigos
  • 1 Real Recomenda | 6 inspiradores filmes na Netflix baseados em fatos reais
| Romero Nascimento | , | Deixe um comentário

1 Real Recomenda | 6 inspiradores filmes na Netflix baseados em fatos reais

E vamos para mais recomendações na Netflix! Dessa vez vamos falar de algo um pouco diferente. Não é que eu tenha esgotado os animes da plataforma, é só porque mesmo sendo viciado nisso, às vezes cansa.

Seja porque você realmente gosta mais de filmes live-action, porque precisa de algo pra ver com a família ou simplesmente porque sentiu vontade de ver uma história inspiradora, a Netflix possui diversas opções de filmes baseados em fatos reais que contam incríveis histórias de superação.

Por isso, exploramos o catálogo da plataforma e trouxemos diversas alternativas para quando você sentir que precisa de algo inspirador. São histórias emocionantes e que, naturalmente, podem acabar fazendo você chorar, mas que trazem mensagens poderosas.

Nota: As sinopses em itálico são traduzidas e adaptadas a partir dos textos contidos nas fontes indicadas.

Confira esses filmes inspiradores baseados em fatos reais disponíveis na Netflix:

O Menino Que Descobriu o Vento

the-boy-who-harnessed-the-wind-5330232

Inspirado por um livro de ciências, um garoto constrói uma turbina eólica para salvar seu vilarejo da fome. Baseado em uma história real.

Fonte: Netflix

“O Menino que Descobriu o Vento” conta a história real de William Kamkwamba, um jovem gênio do Malawi que, mesmo sem acesso formal a educação, construiu um moinho de vento sozinho e de maneira totalmente artesanal no começo nos anos 2000, salvando sua família e toda a sua vila da seca e da fome.

Nesse filme, o ator indicado ao Oscar Chiwetel Ejiofor faz sua estreia como diretor com uma inspiradora e reflexiva história baseada no livro autobiográfico de William, que viria a se tornar um engenheiro. Essa produção, disponível exclusivamente na Netflix, traz uma história que, embora previsível, consegue emocionar.

Esse conto de superação de um garoto excepcional e de seu pai desconfiado mostra a história de uma determinação capaz de unir gerações e salvar vidas. O filme de Ejiofor une elementos tradicionais da cultura malawi para criar um incrível conto familiar com grande peso emocional.

À Procura da Felicidade

procura-da-felicidade_21fe79ca-3783190-7981866

Chris enfrenta sérios problemas financeiros e Linda, sua esposa, decide partir. Ele agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher, seu filho de 5 anos. Chris tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas só consegue um estágio não remunerado. Seus problemas financeiros não podem esperar uma promoção e eles acabam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Fonte: Google

Esse é um clássico e, até certo ponto, dispensa apresentações. À Procura da Felicidade conta a história de Chris Gardner, empresário que chegou ao fundo do poço, chegando ao ponto de ter que dar banhos em seu filho de 5 anos no banheiro de uma rodoviária e morar em abrigos.

Para tentar superar os seus problemas financeiros, Chris se inscreve em um programa de estágio de uma corretora, com 20 participantes e apenas um contratado ao final do processo. Apesar de Chris conseguir entrar, ele só descobre muito depois disso que o estágio não seria remunerado.

À Procura da Felicidade conta uma história de sucesso altamente improvável, porém real. Com uma atuação brilhante que marcou a carreira de Will Smith, que interpreta Chris, enquanto seu filho Jaden Smith interpreta, Christopher, esse é um filme que vale a pena conferir.

Até O Último Homem

fc50533a-9f89-11e6-b662-005056b70bb8-8872099-8659915

Até o Último homem conta a extraordinária história real de Desmond Doss (Andrew Garfield) que, em Okinawa, durante a batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial, salvou 75 homens sem disparar ou tocar em uma arma. Ele foi o único soldado americano na 2ª GM a lutar na linha de frente sem uma arma, por acreditar que, embora a guerra fosse justificada, matar era errado mesmo assim.

Atuando como um médico militar, ele evacuou sozinho os feridos por trás das linhas inimigas, resistiu ao fogo enquanto cuidava de soldados e foi ferido por uma granada e atingido por um sniper. Doss foi o primeiro objetor de consciência que ganhou a Medalha de Honra do Congresso Americano.

Fonte: Rotten Tomatoes

Até o Último homem é um grande trabalho de direção de Mel Gibson e de atuação por parte de Andrew Garfield que interpreta Desmond Doss, um jovem americano que quer ajudar seus compatriotas na Guerra, mas se recusa a tocar em armas e, para isso, se torna um heroico médico militar.

Essa produção, disponível na Netflix, faz honra ao um legado verdadeiro de um pacifista com um emocionante tributo à fé, valor e à coragem de permanecer fiel às suas convicções. Uma história verdadeira, mas tão inacreditável que, segundos os próprios roteiristas, alguns fatos tiveram que ser omitidos ou “o público acharia que foram inventados”. Vale a pena conferir esse filme, que traz uma nova visão às histórias de Guerra.

Escritores da Liberdade

movie-review-freedom-writers-4368913-4425312

Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary Swank) aposta em métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores.

Fonte: Google

Escritores da Liberdade mostra uma história de superação e esperança, ao mesmo tempo que denuncia uma triste realidade. Essa produção, que conta com a grande atuação de Hilary Swank (e de um elenco cheio de nomes pouco conhecidos) como um dos seus pontos altos, explora a realidade de tensão racial e de conflitos de gangues nos Estados Unidos para mostrar o poder da educação para transformar o mundo.

A Teoria de Tudo

the-theory-of-everything-4198424-8534065

Estrelando Eddie Redmayne (Les Misérables) e Felicity Jones (O Incrível Homem-Aranha 2), A Teoria de Tudo conta a extraordinária história de uma das mentes mais brilhantes do mundo, o renomado astrofísico Stephen Hawking, que se apaixona perdidamente com a colega da Universidade de Cambridge Jane Wilde.

Hawkings, que era um jovem ativo e saudável, acaba recebendo um diagnóstico terrível aos 21 anos de idade. Com Jane lutando sem descanso ao seu lado, Stephen embarca em seu mais ambiciosos trabalho científico, estudando a coisa mais preciosa que ele tem pouco – tempo. Juntos, eles desafiam as possibilidades, revolucionando a medicina e a ciência e alcançando mais do que eles poderiam sonhar.

Fonte: Rotten Tomatoes

A história de Stephen Hawkings talvez seja, entre todas aqui, a mais conhecida pelo público geral. Afetado por uma doença degenerativa, Hawkings foi muito além dos seus limites e do que era esperado dele, desafiando a lógica e revolucionando a física.

Em A Teoria de Tudo, Eddie Redmayne mostra uma atuação em que às vezes você poderia esquecer que está vendo um ator. O filme traz também um lado mais humano de Hawkings, mostrando os custos que sua dedicação aos estudos tiveram para sua vida e convívio familiar. Uma história emocionante em que nem tudo são flores, mas que por isso mesmo reflete bem a vida.

Mãos Talentosas: A História de Ben Carson

r3dbngdompuyus7sms6prnsnorc-8321710-4021475

O Dr. Ben Carson, neurocirurgião de fama mundial, tem origem humilde e protestante em Detroit. Ele torna-se diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, aos 33 anos.

Cuba Gooding Jr. estrela o filme interpretando o neurocirurgião Ben Carson nesse drama “feito para a TV” e trazido ao Brasil pela Netflix. Dirigido por Thomas Carter, o filme revela a história inspiradora de Carson como um jovem pobre de periferia que superou grandes adversidades para se tornar um dos cirurgiões mais conceituados do mundo, graças ao amor de sua determinada mãe solteira (interpretada por Kimberly Elise) e uma fé cristã inabalável.

Mãos Talentosas traz uma história de superação real que mostra o poder da determinação, do amor e da fé. A produção retrata a história de Ben Carson, um jovem periférico que enfrenta todas as adversidades para se tornar um médico de sucesso, com a ajuda de sua mãe.

Apesar desse filme ter uma produção (e até orçamento) um pouco inferior à maioria dessa lista, é muito bom que ele esteja presenta na Netflix, pois retrata uma história improvável e inspiradora, mostrando o valor da fé e da determinação na vida de uma pessoa.

Acompanhe o 1 Real para mais listas da Netflix!

novo-projeto-61-4947852-7947161

Obrigado por chegarem até aqui! Como já falamos em várias listas anteriores, o catálogo da Netflix é bem diverso e essa não é, de forma alguma, uma lista exaustiva, então se você gostou, pode ter certeza que mais listas virão por aí!

Fizemos o possível para trazer as melhores e mais adequadas experiências que o catálogo da Netflix pode trazer para o que a lista se propõe, e esperamos que ela ajude.

E claro, a Netflix não é a única plataforma de streaming popular que dispõe de ótimos filmes e dos mais variados gêneros, então aguarde por uma variedade de listas que chegarão em breve, certamente!

Para mais novidades a respeito da Netflix, fique ligado em nosso site e redes sociais.

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud