• Início
  • Cine
  • Dia de Tolkien: sobre o épico mundo de Senhor dos Anéis
| Rachel Pinheiro | , ,

Dia de Tolkien: sobre o épico mundo de Senhor dos Anéis

No dia 25 de março da Terceira Era, um pequeno hobbit chamado Frodo Baggins e seu companheiro Samwise Gamgi conseguiram destruir o Um Anel e provocar a queda de Sauron, o Senhor das Trevas e a Sombra do Leste, e a maior fonte do mal em toda a extensão da Terra Média.

91d3bd12fcea3fa1f9eeaebba590871a-7613975-8117753

A queda de Sauron e de Barad-dûr e a ascensão de Aragorn como verdadeiro herdeiro do Trono de Gondor marcam o épico fim de uma das trilogias mais adoradas da história – O Senhor dos Anéis, escrito por John Ronald Reuel Tolkien.

O Senhor dos Anéis

A trilogia é composta por A Sociedade do Anel, As Duas Torres, e O Retorno do Rei; e, no entanto, a história de um pequeno hobbit e sua jornada para levar o Um Anel para o centro da sombra do mal que se espalha pela grandiosa Terra Média e lá destruí-lo, reparando um erro cometido há mais de 3 mil anos atrás.

A história da Terra Média foi adaptada para os três conhecidos filmes no início dos anos 2000, estrelados por sir Ian McKellen como o mago Gandalf e dirigidos por Peter Jackson, e que conquistaram, ao todo, 17 estatuetas do Oscar, de um total de 30 nominações.

A conhecida trilogia é apenas uma parte do mundo de Tolkien, que se estende por milhares de anos e inúmeras histórias e linguagens. Viajar à Terra Média é uma verdadeiro estudo minucioso, passar pela Eras onde houveram tantas batalhas e desventuras é uma pesquisa que exige paciência, mas trará uma experiência única e uma inesquecível metamorfose brilhante para as mentes que a desbravarem.

O Silmarillion

tumblr_n2cn1tjpre1s3svhbo1_1280-9831618-3203342

“Havia Eru, o Único, que em Arda é chamado de Ilúvatar. Ele criou os Ainur, os Sagrados, gerado por seu pensamento, e eles lhe faziam companhia antes que tudo o mais fosse criado. E ele lhes falou, propondo-lhes temas musicais; e eles cantaram em sua presença, e ele se alegrou. Entretanto, durante muito tempo, eles cantaram cada um sozinho ou apenas alguns juntos, enquanto os outros escutavam; pois cada um compreendia apenas aquela parte da mente de Ilúvatar da qual havia brotado e evoluía devagar na compreensão de seus irmãos. Não obstante, de tanto escutar, chegaram a uma compreensão mais profunda, tornando-se mais consoantes e harmoniosos.”

O trecho acima trata da Ainulindalë, a Grande Canção, de onde surgiram todas as coisas que haveriam por nascer na Terra Média. Datada da primeira era, aonde apenas Valares e Anuir existiam até o surgimentos das primeiras raças. A história da Primeira Era da Terra Média é explicada em O Silmarillion e Contos Inacabados, era em que elfos lutavam com Balrogs de mãos vazias, aonde a magia havia mais força e expressão, época em que o maior mal que surgiria na Terra Média nascia: Melkor ou Morgoth. Mas essa história, meus ávidos leitores, ficará para outro dia.

25659486-_sx540_-2147193-4430319

Tolkien era um exímio contador de histórias e, muito além de contos e épicos relacionados à Terra-Média, ele também escreveu obras de cunho infantil. O Hobbit, Roverandom e Mestre Gil de Ham entram nesse grupo.

O Hobbit

the_hobbit_cover-1042800-5306875

Toda história que viria a dar origem à Terra Média viria daqui, de um conto para os filhos de Tolkien. O amor do autor por contar histórias fez com que O Hobbit se tornasse a primeira obra na qual a Terra Média é citada, trazendo as aventuras de Bilbo Baggins e a primeira aparição de Gandalf, na época o Mago Cinzento.

tolkien

É, também, a narrativa do momento em que o Um Anel entra no mundo dos hobbits, o que acaba por se tornar um fator que altera toda a estrutura da Terceira Era, e que culminará, anos depois, na jornada de Frodo e da Sociedade do Anel e na queda de Sauron.

Roverendom

alan_lee_tales-from-the-perilous-realm_roverandom_03-1522939-2278917

Em 1925, durante as férias, o pequeno Michael Tolkien perdeu, na praia, um cãozinho de brinquedo que ele adorava. Para consolá-lo, o pai, J. R. R. Tolkien, inventou uma história sobre um cachorro de verdade que é transformado em brinquedo por um mago e enviado por um “feiticeiro-da-areia” à Lua e ao fundo do mar.

Mestre Gil de Ham

tolkien

Nessa obra ambientada no vale do Tâmisa, na Inglaterra, num passado maravilhoso e distante, quando ainda existiam gigantes e dragões, o herói Mestre Gil é um fazendeiro totalmente desprovido de heroísmo, mas que, graças à boa sorte e à ajuda do cachorro Garm, da égua cinzenta Cauidmordax, amansa o dragão Crhysophylax e ganha enorme fortuna.

É possível ver, portanto, o quão enorme, grandioso e épico é o mundo criado por Tolkien – há muito a ser desbravado, e as profundezas e complexidades de sua obra são mais e mais impressionantes quanto mais você se imerge e se permite mergulhar nela.

O Dia da Leitura de Tolkien é um evento anual, lançado pela The Tolkien Society em 2003, que acontece no dia 25 de março e tem o objetivo de incentivar a leitura dos trabalhos de J. R. R. Tolkien e o uso dos trabalhos de Tolkien em grupos de educação e biblioteca.

tolkien-1280x640-7880505-2287052

O dia foi originalmente sugerido por Sean Kirst, colunista do The Post-Standard em Syracuse, Nova York. Kirst organiza os Dias de Leitura de Tolkien todos os anos desde 2008. Isto se expandiu para redes sociais e inúmeros grupos de discussão pela internet, e hoje, nesta quarta-feira (25/03), é possível ver em suas timelines posts com a hashtag #TolkienReadingDay.

Pela gigantesca extensão da obra e do mundo da Terra-média, é possível mergulhar nesse universo de inúmeras maneiras. Nós, Alan e Rachel, que tivemos a ideia e redigimos este artigo juntos, conhecemos a obra desde a infância – e ela vem marcando e tocando nossas vidas por mais de uma década.

tolkien

A Amazon Prime divulgou, há um tempo atrás, a produção de um seriado que irá adaptar a Segunda Era do mundo da Terra Média – e as expectativas estão altas.

Peter Jackson, o diretor da aclamada trilogia de filmes, afirmou estar muito empolgado para o seriado; e já foi confirmado que a adaptação não irá realizar qualquer tipo de alteração no conteúdo já concretizado, mas sim engrandecê-los e expandir nessa incrível jornada. A série irá custar mais que Game of Thrones, e promete ainda mais maravilhas para os fãs de Tolkien e sua obra, e para aqueles que ainda não o conhecem mas irão conhecer.

Afinal, como é dito, só existem dois tipos de pessoa no mundo: as que conhecem O Senhor dos Anéis e O Hobbit, e aquelas que deveriam conhecer.

E lembre-se sempre:

“O mundo é verdadeiramente cheio de perigos, e nele existem muitos lugares escuros; mas ainda há muito que é belo, e, apesar de em todas as terras o luto estar misturado com o amor, ainda assim o amor cresce mais.”

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud