• Início
  • Cinema
  • Despedida em Grande Estilo | Um país deveria cuidar de seus idosos

Despedida em Grande Estilo | Um país deveria cuidar de seus idosos

| Bruna Dorneles | ,

Despedida em Grande Estilo, um remake da comédia de 1980, trata de três senhores idosos, Willie (Morgan Freeman), Joe (Michael Caine) e Albert (Alan Arkin), amigos há anos, que, por uma combinação de fatores, decidem assaltar um banco. O filme começa quando Joe vai ao banco para descobrir o porquê da prestação de sua casa aumentar tão significativamente de uma hora para outra e de estar recebendo um aviso do banco alertando que se ele não pagasse, poderia perder sua casa. Em sua visita ao banco ele presencia um assalto que, somado aos acontecimentos subsequentes, vai mudar o resto de sua vida.

Todos os três se vendo em situação muito difícil e sem muito à perder, os amigos se envolvem em uma hilária aventura em seus planos de assalto de banco. Diferente de sua versão antiga (1980), o filme, situado nos dias atuais, se aproveita disso para fazer algumas críticas políticas; Quem acompanhou as eleições e discursos políticos Americanos de 2016 sabe que um dos maiores debates atuais do país é o famoso TPP (Trans-Pacific Partnership), um acordo comercial que permite que empresas exportem suas fábricas para outros países, simultaneamente reduzindo seus custos de produção e deixando desempregados milhares (senão milhões) de cidadãos Americanos.

Mesmo sem tocar em especificidades, o filme traz um tom de crítica ao mostrar os trabalhadores da empresa pela qual os três senhores são aposentados subitamente perderem seus empregos ao ver a fábrica ser realocada para o Vietnam. O filme também critica os bancos citando sua participação na crise de 2008 e a ajuda governamental que receberam para sua recuperação assim como a falta de suporte para as pessoas, em especial os idosos aposentados – que acabam sendo algumas das maiores vítimas da situação.

Anuncio Publicitário

Dito isso o filme é extremamente leve em sua abordagem de tais problemas, a política atual sendo apenas um plano de fundo para a relação entre os personagens e o grande – e absurdo – plano dos mesmos. Os atores são (previsivelmente) excelentes e retratam perfeitamente a bela amizade que os três personagens cultivaram através dos anos.

Um bom filme para se ver com a família ou com amigos, “Despedida em Grande Estilo” é primeiramente um filme de comédia que promete boas risadas e até mesmo suspense no desenrolar da cômica aventura.

Anuncio Publicitário

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud