• Início
  • Cinema
  • Pantera Negra : Um rei para uma nação, um herói para uma geração | Review

Pantera Negra : Um rei para uma nação, um herói para uma geração | Review

| Yago Feitosa | , ,

Ontem o primeiro filme estrelado por um herói negro da Marvel Studios estreou. O rei de Wakanda nos foi apresentado no primeiro filme do Pantera Negra. Para muitos isso não pode importar, até porque esse não é o foco do filme, mas a diversidade ajuda a apresentar todo um mundo fictício pra quem não se sente inserido nesse meio.

Pantera negra : um rei para uma nação, um herói para uma geração | review
Outros já haviam aparecido, mas ele foi o primeiro protagonista negro da Marvel Studios!
Pantera negra : um rei para uma nação, um herói para uma geração | review

É um filme de origem? bem, o Pantera Negra já existia, mas dessa vez T’Challa assume o trono de seu país. Como a origem está atrelada a um legado, a introdução do personagem em Capitão América: Guerra Civil não foi um problema, até por que aqui, a origem que interessa é a do seu reino! A história de Wakanda tem grande importância nas decisões e personalidades de cada personagem. O que torna os conflitos mais interessantes quando se põem em questão o posicionamento que o reino deve tomar em determinadas situações.
Wakanda se fechou para o mundo, o que gerou mitos e lendas sobre a região. O suficiente para atrair a atenção de exploradores. Ulisses Klaw, o Garra Sônica é um exemplo de obstáculo que Wakanda teve de enfrentar. O vilão que pra mim foi o melhor do filme mostrou que tem “garra” pra conseguir o que quer, além disso foi um personagem muito bem adaptado quando comparado a sua contraparte das HQs.

Os rumos tomados por Wakanda gerou opiniões divergentes, causando conflitos internos. Nesse contexto antagonistas como Erik Killmonger surgem para mostrar o outro lado da moeda. Um vilão com um background é um vilão interessante. Sua oposição física ao rei o tornou um grande adversário. A Marvel Studios conta com um histórico de vilões ruins, mas esse passou na média.

jixtsbrib61hlp7insyo-5370944-5705946
Pantera negra : um rei para uma nação, um herói para uma geração | review

Pantera Negra tem o melhor elenco feminino dos filmes da Marvel. Além de lindas, as minas desse filme são fortes, não apenas no sentido físico, como visto em ótimas cenas de luta, mas também são mentalmente fortes, com suas personalidades bem definidas e sua independência bem vísivel.
Shuri é uma garota com um vasto conhecimento, mas também de grande coragem, espero ver ela um dia como Pantera Negra. Como Ex-Namorada de TChalla, Nakia foi uma ótima aliada e de grande importância para o crescimento do protagonista como rei, com a sua filosofia humanista. As Dora Milaje, a guarda pessoal do rei composta apenas por mulheres, mostrou serviço em várias cenas de ação, e Okoye representou bem o significado do posto mesmo quando sua lealdade foi posta em jogo.

E o protagonista? o novo rei de Wakanda passou a vida toda se preparando para o cargo, mas mesmo com grande conhecimento e preparo TChalla ainda tem muito o que aprender sobre tomar decisões na posição de lider da nação. Os personagens citados anteriormente servem de degrau para o amadurecimento do personagem durante o filme. No início, um rei que segue as tradições, e com o passar do filme ele aprende como ser um governante para o seu povo e abre sua mente ao resto do mundo.

Pantera negra : um rei para uma nação, um herói para uma geração | review

O que dizer de Wakanda? A Marvel está de parabéns por conseguir transmitir os conceitos sobre o fictício país que foram apresentados desde de Stan Lee e Jack Kirby e uní-los a cultura do continente africano de maneira tão bela e fluída. Tanto os cenários quanto o figurino estão maravilhosos.

wakanda-is-legit-6639425-2366647

ACHOU QUE EU NÃO FOSSE FALAR MAL?? ACHOU ERRADO!!

5ciyfvi-6157192-2514693

Apesar de o CGI estar melhor que nos trailers, algumas cenas que usam essa técnica, como as de lutas não me agradaram, pareciam até cinematics de jogos eletrônicos. Não me convenceu, além de deixar algumas cenas confusas.
E apesar dos ótimos personagens e ambientação, o filme tem um plot bem previsível e até um pouco clichê.

Tenho uma outra reclamação a respeito do uso dos vilões, mas se eu comentar será spoiler.

Mas apesar desses defeitos, Pantera Negra é claramente um dos melhores filmes da Marvel. Foi um grande acerto para o primeiro protagonista negro do MCU. O diretor Ryan Coogler mandou bem dirigindo esse filme, e espero o seu retorno em uma sequência.

Ultimas Notícias

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud