Muitos de vocês já sabem sobre a epidemia do Coronavírus na China. O misterioso patógeno originado na região de Wuhan já infectou cerca de 28.000 pessoas, com aproximadamente 560 mortes até o momento. Há um grande esforço tanto por parte de profissionais chineses quanto da OMS para tratar e conter o vírus, e o fenômeno rapidamente encontrou seu lugar em meio ao zeitgeist cultural dessa década.
Também é sabido que a China contém um dos maiores pólos de produção de aparelhos eletroeletrônicos do mundo, o que inclui a manufatura em massa de consoles de jogos. Em um estudo recente, foi constatado que 96% dos consoles vendidos nos Estados Unidos são importados de lá.
Tendo em vista a gravidade da epidemia do Coronavírus, é possível que a nova geração de consoles (liderada pelo PlayStation 5 da Sony e pelo XBOX Series X da Microsoft) tenha seu lançamento adiado. Anteriormente era previsto que os novos consoles estariam disponíveis às vésperas do Natal desse ano.
"96% of video game consoles imported into the U.S. in 2018 were produced in China. Whilst companies such as Nintendo have moved some manufacturing abroad, China still accounts for the majority.” @ZhugeEX https://t.co/oMGKTNbj2y
— Ryan Browne (@Ryan_Browne_) February 6, 2020
Até o momento não se pode ter certeza disso, já que ainda faltam dez meses para a temporada do Natal, porém não é uma ideia tão improvável. Ontem mesmo (dia 6 de fevereiro), a gigante Nintendo afirmou em uma declaração que a produção de hardware para o Switch sofreria uma redução drástica devido ao Coronavírus, mas assegurou que essa redução afetaria apenas o mercado doméstico da empresa.
Segundo uma matéria do Nikkei Asian Review, o Coronavírus também terá impacto negativo na produção de iPhones e outros gadgets para a Apple, fazendo com que fornecedores sejam incapazes de atender a demanda da empresa norte-americana, que por sua vez exigiu um aumento de 10% na produção desse semestre.
Descoberto no início desse ano na província de Wuhan, na China, o Coronavírus é um patógeno causador de infecções respiratórias como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
Apesar da transmissão ser bastante fácil, as taxas de letalidade são comparativamente baixas, e todas as vítimas fatais já se encontravam com o sistema imunológico debilitado antes de contrair o vírus. A OMS e o governo chinês estão fazendo um rápido progresso em suas pesquisas para contenção da epidemia, e torcemos para que dê tudo certo.
Para mais informações confiáveis, recomendamos visitar as páginas oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que contêm dados e recomendações essenciais para entender melhor o Coronavírus e desmentir quaisquer especulações de teor alarmista.
1 Real a Hora - 2020 | um site do grupo Mediaz