• Início
  • Games
  • Command & Conquer Remastered Collection terá código-fonte aberto ao público

Command & Conquer Remastered Collection terá código-fonte aberto ao público

| Márcio Moreira |

Command & Conquer Remastered agora entrou no panteão de games que possuem mods, pois não importa se você é adepto da magnífica PC Master Race™ ou um mero plebeu dos consoles, todos precisamos concordar que os computadores são indiscutivelmente superiores em um quesito específico: mods.

Desde uns pequenos ajustes gráficos e implementação de funções básicas negligenciadas pelos criadores originais (alô, Bethesda?) até ambiciosas total conversions que criam jogos totalmente novos a partir da estrutura de outros (a exemplo dos fenômenos Counter-Strike e Team Fortress), a arte do modding tem sido uma presença constante na vida dos gamers desde sempre, chegando inclusive a proporcionar para muitos uma porta de entrada para a indústria dos jogos.

Nesse cenário, é sempre ótimo quando desenvolvedores profissionais abertamente encorajam modding, o que é exatamente o motivo por trás da presente notícia.

Anuncio Publicitário

O produtor Jim Vessella (ou Jimtern para os íntimos), da Electronic Arts, anunciou via Reddit que irá liberar o código-fonte da aguardada compilação Command & Conquer Remastered Collection para todos. Essa iniciativa tem o objetivo de incentivar o modding completamente livre e irrestrito.

O suporte ao código aberto opera sob a licença GNU General Public License 3.0 e, junto a um robusto editor de mapas incluso nos jogos, promete fazer de Command & Conquer Remastered Collection uma das plataformas mais flexíveis para jogos de estratégia em tempo real (CnCNet e OpenRA estariam com os dias contados?).

E por último, mas não menos importante, o uso da GNU GPL significa que a EA Games não terá total propriedade sobre todo e qualquer conteúdo criado por usuários da plataforma. Se todo remaster de um RTS clássico fosse assim, eu perderia meu pavor debilitante por programação.

Anuncio Publicitário

Command & Conquer Remastered Collection estará disponível tanto na Steam quanto na Origin a partir do dia 5 de junho por um preço que me parecia bem esdrúxulo até eu lembrar que se trata de um lançamento da EA Games. Nada é perfeito, infelizmente.

A versão Steam contará com todas as funcionalidades do Steam Workshop, então tanto modders quanto arquitetos de mapas multiplayer poderão compartilhar suas criações sem passar por nenhuma dor de cabeça durante o processo.

Sobre Command & Conquer Remastered

maxresdefault-3523497-7586544

Command & Conquer Remastered Collection é uma coletânea composta pelos dois primeiros games da série, o C&C original (também conhecido como Tiberian Dawn) e Red Alert, que conta tanto com seus gráficos originais quanto remasterizações visuais e em áudio.

Anuncio Publicitário

Para mais novidades sobre games fique atento ao nosso site e redes sociais. E não esqueça de seguir o 1 Real no Twitter e Instagram!

Fonte: EA

Anuncio Publicitário

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud