Anuncio Publicitário
  • Início
  • Artigos
  • Cobra Kai | 5 curiosidades sobre a franquia Karatê Kid

Cobra Kai | 5 curiosidades sobre a franquia Karatê Kid

No último dia 01 de janeiro de 2021 tivemos a estreia dá aguardada terceira temporada da série Cobra Kai. Esta temporada aumentou mais ainda a qualidade da produção em relação às temporadas anteriores dela.

A série mostra os acontecimentos que ocorrem após 30 anos depois do primeiro filme da franquia Karatê Kid (1984). Nela vemos a reabertura do dojô Cobra Kai e as consequências que isso gerou.

A franquia Karatê Kid possui ao todo 5 filmes ao todo, sendo 4 na série principal e um remake lançado em 2010, que foi estrelado pelos atores Jaden Smith e Jack Chan, além da série Cobra Kai.

Anuncio Publicitário

Junto a isso, temos bastante curiosidades interessantes que envolvem ela, para conhecer elas, basta acompanhar o resto do post a seguir. Confira aqui abaixo:

Leia Também: Cobra Kai | Cocriador da série diz que ela terá mais que quatro temporadas

O “Karatê Kid” da DC Comics

“The Karate Kid” também é o nome de um personagem de HQ da editora DC Comics, que faz parte da equipe “Legião dos Super-Heróis”. A empresa que tinha os direitos sobre o nome do personagem, liberou uma permissão para a produtora do filme. Nos créditos finais do filme tem um agradecimento especial para DC Comics.

Anuncio Publicitário
cobra kai
Foto Reprodução: Comic Basics

Mestre em artes marciais que participou do longa

O árbitro que aparece na luta final entre Daniel San e Johnny Lawrence foi um grande mestre do Karatê chamado Pat E. Johnson. Ele chegou a ajudara em vários filmes sobre Karatê. No filme Karatê Kid – A Hora da Verdade ele chegou a ser creditado como “instrutor de luta / coreógrafo”. O carateca foi aluno da lenda do cinema e das artes marciais Chuck Norris.

Cobra kai | 5 curiosidades sobre a franquia karatê kid
Foto Reprodução: Wing Chun News

Escolha do protagonista

Após a criação do roteiro, chegou o momento de escolher o elenco. Para interpretar o papel do protagonista, foram considerados vários atores, como por exemplo: Robert Downey Jr., Nicolas Cage, Charlie Sheen.

No final, a diretora de elenco, Bonnie Timmermann indicou o ator Ralph Macchio depois de ter visto ele no filme Vidas Sem Rumo, do diretor Francis Ford Coppola. Mesmo com uma alta idade (Ralph tinha na época 22 anos), a equipe da produção pensou que ele, com um corpo magro e descoordenado para lutar, seria perfeito para o papel.

Anuncio Publicitário

Leia Também: Cobra Kai | Saiba o motivo de Aisha e Arraia não estarem na 3ª temporada

Cobra kai | 5 curiosidades sobre a franquia karatê kid
Foto Reprodução: Blog de Hollywood

Outros “revival” da franquia Karatê Kid antes de Cobra Kai

Durante o ano de 2006, a banda norte-americana No More Kings, natural de Los Angeles, compôs a música “Sweep the Leg”, contendo várias referências ao filme Karatê Kid (o próprio título da canção vem da instrução de John Kreese, mestre do Dojô Cobra Kai, para que Johnny Lawrence atacasse a perna de Daniel na final do torneio).

O clipe teve participação do ator William Zabka, que, além de protagonizar, também dirigiu o vídeo. Ele ainda chegou a chamar o elenco original do filme para reprisarem seus respectivos papéis. Confira ele aqui abaixo:

Anuncio Publicitário

Cinco anos depois, em 2012, a série How I Met Your Mother também trouxe o assunto à tona. Um dos personagens, Barney (Neil Patrick Harris), acredita fortemente que Daniel era o verdadeiro vilão.

O meme ganhou tanta fama, que durante um dos episódios da oitava temporada da série, Macchio e Zabka fizeram uma participação especial. Zabka conseguiu ainda ficar até o final da história como padrinho de casamento de Barney.

Leia Também: Cobra Kai tem sua 3ª temporada disponível no Netflix

Anuncio Publicitário
Cobra kai | 5 curiosidades sobre a franquia karatê kid
Foto Reprodução: Cineluk

Karatê Kid da vida real

A saga de Daniel San foi escrita pelo roteirista Robert Mark Kamen, que se inspirou em sua própria vida para escrever a história do filme. Sim, Karatê Kid pode ser considerada uma autobiografia.

Nascido na cidade de Nova York, Kamen chegou a apanhar de um grupo de valentões durante o evento da Feira Mundial de 1964, realizada na cidade. Depois da surra, procurou um professor para aprender a se defender.

Seu primeiro mestre foi um capitão da reserva da Marinha norte-americana. Da mesma forma que John Kreese fez com os alunos do Cobra Kai, ele ensinou Kamen a bater, mas somente isso.

Anuncio Publicitário

Foi procurando melhorar suas técnicas que Kamen acabou conhecendo um mestre do Goju-ryu, um estilo de karatê criado durante o século 20 na ilha de Okinawa, no Japão.

A técnica misturava alguns movimentos firmes e suaves, tem como principal objetivo o contra-ataque, ou seja: tem como objetivo fazer com que a agressão se volte para o agressor.

Kamen, então, começou um treinamento duro que durava quatro horas diárias. Seu sensei tinha muita dificuldade em falar a língua inglesa, e tinha sido discípulo do próprio criador do Goju-ryu: o sensei Chojun Miyagi. Sim, acho que aqui vocês já souberam de onde vem a origem do nome do lendário “Senhor Miyagi”.

Anuncio Publicitário

Chegando nos anos 1980, Kamem, já trabalhando como roteirista, ele foi informado por Frank Price, o então chefe da produtora Columbia Pictures, que o produtor Jerry Weintraub pretendia em desenvolver um filme com uma história bem parecida com à dele.

Jerry na época chegou a ver uma notícia sobre um garoto de nove anos que sofria bullying dos garotos do quarteirão. Ele era filho de pais separados, e cansado de sofrer com os valentões, acabou pedindo para sua mãe para se matricular em uma academia de karatê, onde teve um mentor no melhor estilo Sr. Miyagi.

A partir disso, bastou juntar as duas histórias para que fosse criado o roteiro do filme. Atualmente, Kamen mora em uma vinícola em Sonoma, na Califórnia, onde ainda continua praticando o karatê.

Anuncio Publicitário
Cobra kai | 5 curiosidades sobre a franquia karatê kid
Robert Mark Kamen junto do ator Martin Kove, o John Kreese. Foto Reprodução: Getty Images

Fontes utilizadas neste artigo: Super Interessante, UOL, Adoro Cinema

Anuncio Publicitário

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!

1 Real a Hora - 2020 | um site do grupo Mediaz