• Início
  • Notícias
  • Cientistas revelam primeira foto real de um buraco negro – e é incrível!
Anuncio Publicitário

Cientistas revelam primeira foto real de um buraco negro – e é incrível!

| José Victor |
Anuncio Publicitário

Graças ao EHT (Event Horizon Telescope) e a décadas de trabalho envolvendo inúmeros cientistas de todo o mundo, foi revelado hoje (10/04) a primeira fotografia de um buraco negro. EHT é um projeto que conecta diversos telescópios ao redor do globo para permitir a visualização da área em volta de um buraco negro. O projeto vinha observando dois buracos negros: Sagittarius A e um buraco negro no centro da galáxia M87.

”É extraordinário que a imagem que observamos seja tão semelhante àquela que obtemos de nossos cálculos teóricos. Até agora, parece que Einstein acertou de novo.”

A imagem foi registrada através de uma rede de oito telescópios que trabalharam em conjunto utilizando uma técnica chamada de Interferometria de Longa Linha de Base (VLBI), que fez com que os oito telescópios se combinassem para formar um único telescópio virtual com o tamanho da Terra. De acordo com os cientistas, o buraco negro está a 55 milhões de anos-luz da Terra e possui uma massa 6,5 bilhões de vezes maior que a do Sol, podendo ser um dos maiores buracos que já existiram. Heino Falcke, professor da Universidade RadBoud, na Holanda, disse inclusive que o que vemos na imagem é maior que o nosso sistema solar inteiro.

Anuncio Publicitário

O buraco negro registrado foi encontrado em uma galáxia chamada M87 – confira abaixo a imagem:

20190410-78m-800x466-1618180-8066052
Créditos: EHT.

Os buracos negros são fenômenos que acontecem após uma estrela entrar em colapso e que, de acordo com a Teoria da Relatividade Geral, é uma região no espaço que possui grande atração gravitacional onde nada pode escapar, nem mesmo partículas que se movem à velocidade da luz.

Na imagem vemos uma luz, cercando um buraco escuro, que é produzida por partículas de gás e poeira aceleradas em alta velocidade que são atraídos para o buraco, enquanto a área escura é a sombra lançada pelo buraco – que possui grande atração gravitacional, sendo o ponto onde todas as leis da física são quebradas. A fotografia e suas análises foram publicadas em uma série de artigos do The Astrophysical Journal Letters.

Anuncio Publicitário

“Embora sejam objetos relativamente simples, os buracos negros levantam algumas das questões mais complexas sobre a natureza do espaço e do tempo e, finalmente, sobre nossa existência.”

Uma das responsáveis pela primeira imagem de um buraco negro se chama Katie Bouman, e na foto abaixo podemos ver o momento que Katie viu a imagem processada do buraco pela primeira vez, postada em sua rede social. Mais informações estão no twitter MIT CSAIL.

screen-shot-2019-04-10-at-5-39-59-pm-5393459-1663788

O objetivo da equipe agora é conseguir registrar o buraco negro Sagittarius A, que se encontra no centro da Via Láctea. Entretanto, é mais difícil pois a luz ao redor possui menos brilho que a do buraco negro que nos foi apresentado hoje.

Anuncio Publicitário

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud