BIOS – Vidas que Marcaram a Sua com Maurício de Sousa

Mauricio de Sousa será o primeiro representante brasileiro na série documental “Bios“, produzida pelo canal National Geographic e que mostra a vida de ícones importantes da América Latina. O episódio de aproximadamente uma hora e meia é apresentado por Fábio Porchat, que tem o papel de escavar as memórias do quadrinista, da infância até os dias atuais. E isso é feito de forma magistral.

Começando em Mogi das Cruzes, um dos principais motivos que levaram Maurício de Sousa à ser o autor renomado que é hoje veio de sua época pré-escolar: a influência de seu pai, radialista e pintor, que dava suporte total ao filho, também interessado por arte.

Maurício, além do lado artístico, aprende a desenvolver seu lado administrativo (que foi um dos fatores em que seu pai pecou) e tenta a sorte em São Paulo. Frustrado como quadrinista, começa a trabalhar como copydesk na Folha de São Paulo e é ai que ele começa soltar pequenas ilustrações nos espaços vagos das edições. Bidu foi o primeiro personagem à ganhar vida o primeiro membro da futura “Turma da Mônica“.

Com personagens inspirados em suas filhas, amigos e em outros elementos que fizeram parte de sua vivência, Maurício criou uma pequena rede de distribuição de quadrinhos na qual entregava pessoalmente os materiais, ponto chave para começar a ter seu nome reconhecido por aí.

img_20190401_174035406-9711300-8836112

As tirinhas eram um sucesso, e desse sucesso nasceu sua equipe de desenhistas. Equipe essa que existe até hoje dentro da Mauricio de Sousa Produções. São seus queridos “Dinossauros“- apelidado carinhoso dado pelo chefe. O resultado disso você vê quando percebe o quanto a Turma faz parte do imaginário infantil, sendo criado até o Parque da Mônica e inúmeras animações. Sem nos esquecer do filme em Live-Action que será lançado e a nova série do Astronauta.

O cuidado e carinho na hora de produzir o documentário é evidente, principalmente na edição e montagem. Porchat faz jus ao sentimento de fã que todos nós temos e se mostra claramente tocado por todo aquele material e entrevistas, assim como qualquer um de nós ficaria. Ficamos nos sentindo quase íntimos do pai do Bidu e da Mônica enquanto ele fala sobre sua vida profissional e pessoal.

Deveras preocupado com a educação das crianças, Mauricio de Sousa faz de tudo para que seu legado seja atemporal e consiga conversar com todo mundo, de todo lugar. Assim como é dito no episódio, “gênio” é uma palavra que parece gastada quando usada para descrever tanto a obra quanto o homem. É inegável o seu papel na alfabetização de diversas gerações, na cultura popular e no mercado de quadrinhos. Em suas palavas: “Quem fica parado é poste!”.

BIOS – Vidas que Marcaram a Sua com Maurício de Sousa estreia dia 13 de Abril às 21h pelo canal e app do NatGeo.

img_20190401_17461053311111-1-5357904-5521305
Foto do redator tietando Marina Takeda (filha), Alice Takeda (esposa) e Mauricio de Sousa no elevador.
*ps: pessoas extremamente simpáticas.

Ultimas Notícias

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud