| Tiago Amorim | , , | Deixe um comentário

Bestiário Medieval: Boitatá

Imagine uma serpente gigante capaz de causar cegueira, alucinações e efeitos psicológicos irreversíveis nas pessoas. Coloque tudo isso numa criatura que consegue arder seu corpo em chamas e sequer pode ser considerada um animal vivo.

Advertisement

Esse é o Boitatá (cobra de fogo, na língua indígena Tupi-guarani), lenda bastante conhecida do nosso folclore brasileiro.

Boitatá por Wellington Ferruccio

Na verdade, a lenda começou porque os índios não conseguiram arrumar uma explicação ou um entendimento para o fenômeno do fogo-fátuo, e assim surgiu esse e muitos mitos relacionados a fenômenos naturais com bestas fantásticas.

Boitatá é tido como protetor das florestas, atacando homens gananciosos que vinham queimar sua mata e matar seus animais.

Em seu folclore, a serpente se transformava em um tronco em chamas para enganar os invasores. Dependendo da região do Brasil, seu nome pode variar para Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão.

Na região Norte brasileira, o Boitatá vive imerso nos rios e só sai para atacar invasores. No Nordeste, a criatura representa um ser que passa queimando tudo e representa as almas penadas malignas.

Já no Sul, é de origem complementar ao dilúvio, pois as cobras se alimentaram dos animais mortos pela grande inundação e como castigo, suas barrigas pegaram fogo.

Também no Sul existe a versão de que não existiram vários boitatás, mas apenas um.

boitatá
“A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito” (Devir Brasil, 2014)

Dito isso, por que algo desse nível não é tão apreciado quanto criaturas de mitologias estrangeiras?

Essa entidade mitológica brasileira não fica muito atrás no quesito poder, se comparada com criaturas mais conhecidas, como os dragões e outras serpentes. Aqui vai algumas características de várias fontes da lenda:

  • O Boitatá não é apenas uma grande serpente de fogo, ele também possui resistência a água e até vive dentro de rios e lagos (assim como em toda floresta). Mesmo os dragões têm fraquezas referentes ao seu elemento oposto.
  • Não é um ser vivo; A lenda retrata o Boitatá como uma alma penada protetora da floresta, matando os homens que tentam queimar suas árvores. Seu fogo é mágico e não é destrutivo para os animais e plantas, apenas para seus inimigos.
  •  É uma entidade tão antiga quanto o dilúvio (segundo a versão da lenda do sul do país); Não existem Boitatás, apenas um. Uma criatura ancestral que devorou os olhos de tantas criaturas que começou a mudar sua natureza drasticamente para o visual de algo que lembra a serpente do Ragnarok, o famoso Jörmungandr .
  • Provoca cegueira e alucinações. Se a pessoa não for um invasor com a intenção de queimar ou destruir a floresta e seus animais, ela deve permanecer parado, de olhos fechados e prendendo a respiração.
pagina-dupla-boitata-4975237-8644469

Lembrem que o Boitatá Pode ter seus dois formatos Com sua chama ele queima Quem põe fogo lá nos matos Protegendo as florestas
Desses homens insensatos Pare já os seus sapatos Se algum dia o encontrar Não respire, fique imóvel Feche os olhos sem pensar Se você tentar fugir Boitatá vai te pegar
“Lenda do Boitatá”

O que temos aqui é uma mistura de Basilisco (serpente que causa alucinações e possui visão mortífera/petrificante), Dragão (serpente de fogo) e Lich (criaturas em geral que são mortos-vivos).

Considerando esse novo entendimento, não perca a oportunidade de colocá-lo em sua campanha de Dungeons & Dragons, pois tornará sua mesa de RPG ainda mais divertida e emocionante.

Deixe seus jogadores descobrirem as características dessa criatura enquanto tentam derrotá-la, ou no mínimo tentarem sobreviver.

Boitatá

O folclore brasileiro está recheado de criaturas poderosas e interessantes. Podemos não dar o devido valor à elas por estarem atreladas a livros e histórias infantis.

O intuito deste post não é desmerecer a grandiosidade das criaturas de outros povos, mas colocar em evidência de que temos sim, uma mitologia bastante rica e poderosa, não obstante desvalorizada por meros incautos.

Falamos sobre o Boitatá no 1 Realcast de Dragões! Confira aqui.

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud