• Início
  • Artigos
  • 5 HQ’s do Batman que você precisa ler antes do lançamento do filme
| Rodrigo Feitosa | | Deixe um comentário

5 HQ’s do Batman que você precisa ler antes do lançamento do filme

Apesar de ter somente 25% da sua produção feita, The Batman conseguiu a proeza de lançar um teaser – no evento da DC FanDome – que já foi capaz de hypar e deixar bastante gente ansiosa para o seu lançamento.

Advertisement

Aproveitando esse fato, resolvi separar e recomendar 5 HQ’s para você ler até a data do lançamento do filme. As histórias listadas aqui vão considerar os fatos que foram mostrado no trailer e no que foi dito pelo Matt Reeves (diretor do filme) durante a apresentação do painel do filme no evento DC FanDome.

Batman – Ano Um

SINOPSE: Bruce Wayne e James Gordon chegam à Gotham ao mesmo tempo, com missões diferentes. Gordon junta-se à polícia da cidade, descobrindo logo que ela é corrupta. Wayne, disfarçado de vigilante, testa seus anos de treinamento em uma simples briga de rua na Zona Leste, que não sai como ele planejou: ele acaba baleado. Ferido e em busca de inspiração, ele tem uma ideia quando vê um morcego voando pela janela.

COMENTÁRIOS: A história é uma das mais recomendadas para quem procura começar a ler os quadrinhos do “morcegão”, pois nela mostra o primeiro ano de atividade do personagem em Gotham, aprendendo a ser um bom vigilante e conhecendo cada vez mais quais são os perigos da cidade, principalmente os que envolvem a máfia e a corrupção policial.

Como deu a entender pelo pouco que foi mostrado do filme, veremos um Bruce Wayne/Batman em seu começo de carreira – não sendo necessariamente uma história de origem – aprendendo cada vez mais a realizar um bom trabalho de herói. Por isso, Batman – Ano Um é uma obra indispensável para começar a sua lista de leitura das HQ’s do personagem até o lançamento do longa.

CURIOSIDADES: A obra possui uma adaptação em filme animado, tendo o ator Bryan Cranston (Breaking Bad) dublando o personagem Gordon. Ela serviu como inspiração para o Christopher Nolan fazer o roteiro de Batman Begins.

Batman
Arte de uma das capas de Batman – Ano Um

Batman – O Longo Dia das Bruxas

SINOPSE: Enquanto Batman, o capitão Jim Gordon e o promotor público Harvey Dent trabalham lado a lado para terminar com as atividades ilegais de Carmine Falcone, uma série de assassinatos vinculados ao mundo da máfia se desenrolam em Gotham City.

O vilão misterioso, apelidado “Holiday” (feriado), está matando membros das mais importantes famílias de mafiosos vinculados aos Falcone, a cada feriado ou dia comemorativo.

COMENTÁRIOS: O teaser mostrou pra gente que veremos bastante o lado detetive do Batman, que vale ressaltar, nunca foi bem mostrado em nenhum de seus outros filmes. Levando isso em consideração, Batman – O Longo Dia das Bruxas acaba sendo um prato cheio para quem quer ver o morcegão atuando como detetive, sendo uma das melhores histórias do personagem exercendo essa função.

O filme também promete mostrar muito a parte da máfia de Gotham, na qual é bastante explorada nessa HQ, além de mostrar o nosso herói nos primeiros anos de sua atuação como vigilante, algo que já mencionamos que aparecerá no longa. Devido essas questões ditas, ela vale a pena tá nesta lista.

CURIOSIDADES: Christopher Nolan se inspirou bastante na relação do Batman , Jim Gordon e o Harvey Dent mostrado nessa obra para compor a relação deles três no filme Batman – O Cavaleiro das Trevas. Ela tem uma continuação intitulada de Batman – Vitória Sómbria feita pela pela mesma dupla de criadores (Jeph Loeb e Tim Sale).

Batman
Arte de uma das capas de Batman – O Longo Dia das Bruxas

Batman – Vitória Sombria

SINOPSE: Sendo uma continuação direta de O Longo Dia das Bruxas, essa história traz um novo assassino serial para Gotham, O Enforcador, que engenhosamente se apropria dos mesmos métodos que o vilão da sua obra antecessora (Feriado), matando suas vítimas nas principais datas comemorativas do ano e fazendo com que seus crimes pareçam ser de autoria do recém surgido Duas-Caras ou de membros das famílias Moroni e Falcone.

COMENTÁRIOS: Ainda continuando na mesma vibe de O Longo Dia das Bruxas, Vitória Sombria mostra bem a faceta detetivesca do Batman. Contudo, aqui temos o diferencial de ver o herói um pouco mais “destruído psicologicamente” por conta de algumas coisas ruins que aconteceram na história anterior. Mas mesmo assim vemos aqui uma elevação na qualidade em relação a obra antecessora.

Fazendo uma correlação com o filme, aqui temos a questão da máfia da cidade de Gotham sendo mais explorada, além de mostrar um Batman tendo que se recuperar de algumas coisas ruins que foram decorrentes dos seus atos.

Batman
Arte de uma das capas de Batman – Vitória Sombria

Batman – Silêncio

SINOPSE: A história de Batman – Silêncio é centrada na aparição de um novo vilão sombrio conhecido apenas como Silêncio, que usa a galeria de vilões de Gotham para tentar acabar com a carreira do Batman, como também da vida pessoal de Bruce Wayne – que já está complicada devido a seu relacionamento com Selina Kyle, também conhecida como Mulher-Gato.

COMENTÁRIOS: Aqui temos novamente uma boa história mostrando o Batman atuando como detetive, escrita até pelo mesmo roteirista do O Longo Dia das Bruxas e Vitória Sombria. Nela temos como diferencial o melhor envolvimento do Batman com sua legião de vilões, tendo como um dos destaques a sua relação com o Charada.

Levando em consideração ao fato do filme ter vários vilões, mas ter o Charada como o principal, é válido considerar ler essa HQ para se habituar mais com a relação do Batman com o Charada ao mesmo tempo que ele enfrenta vários vilões diferentes.

CURIOSIDADES: Batman – Silêncio possui uma versão em filme animado lançado no ano de 2019.

Batman
Arte de uma das capas de Batman – Silêncio

Batman – Ego

SINOPSE: A história começa com o Batman fazendo o que ele faz todas as noites caçando criminosos e mesmo ferido e com o psicológico abalado após prender o Coringa, presenciado uma chacina causada por ele, o faz questionar o quanto aquilo não mais o choca.

Mas seus pensamentos são interrompidos enquanto sai para capturar Buster Snibbs, um ex-capanga do Coringa que havia acabado de delata-lo para a polícia, quando Batman vai confronta-lo ele diz que é um homem morto e que assim que o Coringa fugir de novo da prisão irá matá-lo, e também questiona o motivo do Batman não matar e dar um fim em lunáticos como o Coringa, Batman tenta argumentar, porém não pode impedir o inevitável.

 Depois disso, o Batman volta para a Batcaverna onde se encontra com o psicológico abalado e começa a conversar com um retrato de seus pais falando que aquilo era culpa dele, que por mais que lutasse os criminosos de Gotham pareciam ervas daninhas, era como uma luta que nunca acabava fazendo uma série de questionamentos.

COMENTÁRIOS: Pelo pouco que vimos do filme , já sabemos que ele irá mostrar bastante o confronto do Bruce Wayne com sua “persona”, sendo mais uma batalha contra ele mesmo do que com os seus vilões. Batman-Ego é a obra que melhor apresenta essa relação, pois mostra ele pensando e questionando as consequências de seus atos e tentando também manter sua sanidade em relação a tudo isso.

O próprio Matt Reeves declarou na DC FanDome que essa HQ serviu de inspiração para o seu filme. Confira abaixo o que ele disse:

“Eu queria que tivesse o mindset do personagem e eu queria pensar sobre a psicologia. Para mim, eu tive que mergulhar em ‘Batman: Ego’, de Darwyn Cooke. Ele está confrontando uma besta que é Batman e é o tipo de dualidade que estamos tentando fazer na história.. ele confrontando a sombra dele mesmo. Você será capaz de entender suas motivações”

Batman
Arte de uma das capas de Batman – Ego

Para mais notícias e artigos relacionado ao filme The Batman e a outras DC Comics, siga o 1 Real a Hora no Facebook, Twitter e Instagram.

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud