Anuncio Publicitário

1 Real Recomenda: 8 animes na Netflix para chorar feito criança

| Romero Nascimento | , ,
Anuncio Publicitário

Já de uns tempos pra cá, a plataforma de streaming Netflix tem investido pesado para ter mais e mais animes em seu catálogo, buscando competir com outros serviços e conquistar cada vez mais desse público.

Nesse sentido, a Netflix já tem animes para todos os gostos e para diversos momentos da nossa vida. Cansado do seu trabalho maçante e querendo jogar tudo pro alto? Você vai se identificar com a Aggretsuko (Uma produção original da Netflix, inclusive. Falaremos sobre isso em outro artigo). Quer simplesmente ver uma grande aventura de proporções astronômicas? Tengen Toppa Gurren Lagann está aí para isso.

A diversidade de histórias emocionantes que estão a um clique de distância é tão grande que às vezes se torna um pouco difícil encontrar na Netflix exatamente aquilo que procuramos. Por isso, nós do 1 Real queremos facilitar a sua vida e destrinchar boa parte dos animes que estão na Netflix por categorias, de forma que sempre haja algo que se encaixe no seu estado de espírito atual.

Anuncio Publicitário

Hoje, separamos alguns animes perfeitos para quando você está na fossa e quer se afundar ainda mais ou simplesmente quando quer colocar qualquer sentimento ruim pra fora. Chorar faz bem a alma e existem muitos animes que ajudam a fazer isso. Por isso, prepare o lenço e vamos lá!

Nota: As sinopses em itálico são traduzidas e adaptadas a partir dos textos contidos na página principal de cada anime no portal MyAnimeList.

Confira esses animes emocionantes disponíveis na Netflix:

8. Kujira no Kora – Filhos das Baleias (1 temporada, 12 episódios)

kujira-no-kora-wa-sajou-ni-utau-children-of-the-whales-poster-anime-1857135

Em um mundo coberto por um mar de areia sem fim, há uma ilha viajante conhecida como Baleia da Lama. Dentro dela há uma antiga cidade, onde a maioria de seus habitantes são “Marcados”, uma característica que os dá poderes sobrenaturais a custo de uma morte prematura.

Anuncio Publicitário

Chakuro, o jovem arquivista do vilarejo, é um rapaz curioso que passa seu tempo documentando a descoberta de ilhas recém-avistadas. No entanto, cada ilha é igual à anterior — completamente vazia, salvo as ruínas de quem quer que as tenha abandonado muito tempo atrás.

Pela primeira vez em seis meses, uma nova ilha cruza o horizonte e então Chakuro e seus amigos se juntam aos batedores. Durante a expedição, eles encontram vestígios de uma civilização arcaica e, em meio a essas ruínas, Chakuro se depara com uma garota que mudará seu destino e abalará as fundações de seu mundo na Baleia da Lama.

Começando por um dos animes menos conhecidos do catálogo da Netflix, Kujira no Kora possui uma história emocionante, mas não necessariamente para todos.

Anuncio Publicitário

Com uma direção de arte e trilha sonora incríveis, a história requer que o espectador se interesse um pouco mais sobre temas como emoção e utopias. O desenvolvimento dos personagens é um pouco lento, mas extremamente satisfatório, então se você estiver engajado com eles, é uma experiência quase catártica. Para ter certeza, veja o primeiro episódio. Se ele te fisgar logo de cara, certamente esse anime é para você.

O mundo de Kujira no Kora pede a seus personagens que eles escondam seus sentimentos para um bem maior, uma crítica sutil sobre a sociedade atual, em especial a japonesa, que exige que as pessoas mudem suas aparências para se adequar a um padrão.

Os sentimentos estão no centro desse mundo e são propelidos por uma trilha sonora poderosa, uma direção única e world building fantástico, que torna Kujira no Kora uma experiência muito imersiva. Se você procura um anime um pouco mais lento, reflexivo, mas que traz uma experiência poderosa, vale a pena conferir.

7. Violet Evergarden (1 temporada, 13 episódios + 2 especiais)

violet-capa-8813117

A Grande Guerra finalmente chegou ao fim após quatro longos anos de conflito; dividido em dois, o continente de Telesis lentamente começa a florescer mais uma vez. Em meio ao derramamento de sangue estava Violet Evergarden, uma jovem garota criada com o único propósito de dizimar as linhas inimigas. Hospitalizada e aleijada após um duelo sangrento na parte final da Guerra, ela foi deixada com apenas palavras da pessoa que ela mais amava, mas sem entender o que elas significavam.

Anuncio Publicitário

Após se recuperar de seus ferimentos, Violet começa uma nova vida trabalhando em um Serviço Postal após se desentender com a sua família guardiã. Lá, ela vê por acaso o trabalho de uma “Boneca de Auto Memória”, garotas que transcrevem os pensamentos e sentimentos das pessoas em palavras no papel. Comovida com a ideia, Violet começa a trabalhar como uma Boneca de Auto Memória, uma mudança que a levará em uma aventura que transformará as vidas de seus clientes e a levará ao autoconhecimento.

Violet Evergarden é um anime produzido pela Kyoto Animation e lançado no ocidente exclusivamente pela Netflix, baseado na light novel de mesmo nome escrita por Kana Akatsuki e ilustrada por Akiko Takase. O estúdio já é bem conhecido por seus trabalhos comoventes e animes slice-of-life, mas definitivamente há algo nesse anime que o diferencia de suas outras obras.

Com uma linda direção de arte, algo já típico da KyoAni e uma trilha sonora muito eficaz, Violet Evergarden promete arrancar algumas lágrimas e ensinar uma importante lição a respeito de respeitar e encontrar o seu verdadeiro chamado na vida.

Anuncio Publicitário

6. A Voz do Silêncio – Koe no Katachi (Filme, 2 horas e 9 minutos)

foto_22b252812529-7091112

O jovem desregrado e estudante do ensino fundamental Shouya Ishida queria vencer o tédio das maneiras mais cruéis possíveis. Quando a garota surda Shouko Nishimiya é transferida para sua classe, Shouya e o resto de sua turma a provoca sem escrúpulos por diversão. No entanto, quando sua mãe notifica a escola, ele é apontado como o único culpado por tudo que foi feito com ela. Quando Shouko é transferida para outra escola, Shouya é deixado a mercê de seus colegas de classe. Ele é cruelmente ostracizado durante todo o ensino fundamental e até mesmo seus professores ignoram isso.

Agora em seu terceiro ano do ensino médio, Shouya ainda é perseguido por seus feitos cruéis como um jovem garoto. Com arrependimento sincero de suas ações passadas, ele se joga em uma jornada de redenção: encontrar Shouko mais uma vez e consertar as coisas.

Koe no Katachi conta a história emocionante da reunião de Shouya com Shouko e suas tentativas honestas de se redimir, enquanto ele ainda é perseguido pelas sombras de seu passado.

Koe no Katachi é mais um anime feito pela Kyoto Animation. Com a direção de arte e animação de qualidade já características do estúdio e todo o orçamento que pode ser destinado a uma produção cinematográfica, A Voz do Silêncio não decepciona no aspecto visual e sonoro, mas consegue ir muito além disso.

Anuncio Publicitário

O filme não pretende ser uma experiência agradável e faz isso com maestria. A diretora Naoko Yamada usa todas as ferramentas possíveis para que você sinta aquilo que os personagens estão sentindo e consegue fazer isso perfeitamente.

Perturbador e de partir o coração, A Voz do Silêncio é também uma história esperançosa e emocionante que certamente vai lhe levar a uma montanha-russa de emoções.

5. Your Name (Filme, 1 hora e 46 minutos)

1578932_latvian_showmasterkeyart_396ad78a-deff-e611-8175-020165574d09-8714419

Mitusha Miyamizu, uma garota do ensino médio, sonha em viver a vida de uma garoto na agitada cidade de Tokyo – um sonho que contrasta fortmente com sua vida presente no campo. Enquanto isso, na cidade, Taki Tachibana vive uma agitada vida como um estudante de ensino médio enquanto equilibra seu emprego de meio período e sonha por um futuro trabalhando com arquitetura.

Anuncio Publicitário

Um dia, Mitsuha acorda em um quarto que não é o dela e repentinamente se encontra vivendo sua vida dos sonhos em Tokyo – mas no corpo de Taki! Em outro lugar, Taki se encontra vivendo a vida de Mitsuha no humilde interior. Em busca da resposta a esse estranho fenômeno, eles começam a procurar um pelo outro.

Your Name conta a história das ações de Mitsuha e Taki, que começam a ter um impacto dramático na vida um do outro, atando-os a um tecido segurado pelo destino e pelo acaso.

A mais bem-sucedida e uma das mais avassaladoras produções de Makoto Shinkai chega a Netflix com tudo que nós esperamos delas: visuais incríveis que as diferenciam de qualquer coisa que está por aí e uma trilha sonora linda.

Anuncio Publicitário

Embora Your Name não seja, na nossa opinião, a obra mais emocionante e arrancadora de lágrimas de Shinkai, é a única que está na Netflix atualmente e não deixa de ser uma excelente escolha.

Your Name usa temas da cultura japonesa que qualquer pessoa pode se identificar e trata de assuntos como o destino e como, mesmo que sejamos moldados por ele em algum grau, é possível lutar contra ele para proteger aquilo que mais amamos.

Com elementos de fantasia, ficção científica e é claro, um romance emocionante, Your Name é uma incrível viagem a um mundo muito parecido com o nosso, mas fantástico na mesma medida.

Anuncio Publicitário

4. Angel Beats (1 temporada, 13 episódios)

aaaabcith5cuj3kpengkk-v6jk63msfxdqi9depjermh83aklqu0otbq4xpakbqqndkkakbsyyimk2qctwxrv0wizliwhf1g-4810742

Otonashi acorda e descobre que está morto. Uma garota com um rifle chamada Yuri explica que eles estão em um purgatório e Otonashi percebe que a única coisa que ele consegue lembrar sobre si mesmo é o próprio nome. Yuri revela que ela é a líder da Shinda Sekai Sensen (Fronte de Batalha do Pós-vida) e que eles guerreiam contra uma garota chamada Tenshi. Incapaz de acreditar nas afirmações de Yuri de que Tenshi é maligna, Otonashi tenta falar com ela, mas o seu encontro não acontece conforme o planejado.

Otonashi decide se juntar à SSS e lutar contra Tenshi, mas acaba se descobrindo estranhamente atraído a ela. Enquanto ele tenta recuperar suas memórias e entender a garota, ele desvenda aos poucos os mistérios do pós-vida.

Angel Beats é um anime que para a maioria das pessoas dispensa apresentações, mas seria muito errado não citá-lo nessa lista justamente por ser um clássico.

Anuncio Publicitário

Criado pelas mentes que nos trouxeram Clannad e trazido pela Netflix quase 10 anos depois de seu lançamento, Angel Beats é uma história tocante sobre superar os traumas da vida e seguir em frente e que vale tanto a pena assistir hoje quanto valia na época em que foi lançado.

3. Ano Hana (1 temporada, 11 episódios)

anohana-op-large-07-9046508

Jinta Yadomi vive pacificamente sua vida de maneira reclusa, gastando seus dias longe da escola e jogando video games em casa. Em um dia quente de verão, sua amiga de infância Meiko Honma, a “Menma”, aparece e o incomoda para que ele realize um desejo esquecido. Ele não se importa, o que a irrita muito, mas ele não liga. Afinal, Menma morreu anos atrás.

Inicialmente, Jinta pensa que ele está simplesmente alucinando por causa do calor do verão, mas acaba convencido de que ele realmente está vendo o fantasma de Menma. Jinta e seu grupo de amigos de infância se separaram após a morte precoce da garota, mas eles se juntam novamente para tentar permitir que o fantasma de Menma possa descansar. Revivendo sua dor e culpa, será se eles serão capazes de ajudar não só Menma a seguir em frente – mas eles mesmos também?

Anuncio Publicitário

Ano Hana é um anime original produzido pelo estúdio A-1 Pictures e que foi ao ar em 2011. A série trazida pela Netflix tem apenas 11 episódios (um filme que reconta a história também foi lançado), mas conta uma história de maneira poderosa e tocante e com potencial de emocionar em quase todos os episódios.

Assim como Angel Beats, Ano Hana lida com o tema da morte, mas de uma perspectiva diferente. Um grupo de amigos que não consegue lidar com a morte de uma amiga muito querida é forçado a se reunir e lidar (literalmente) com os fantasmas do seu passado para ser capaz de seguir em frente. Ao longo dos episódios, podemos ver e nos identificar com o luto de cada um dos personagens em uma experiência emocionante que vale cada minuto.

2. Puella Magi Madoka Magica (1 temporada, 12 episódios)

1ehfbumswmrk_dkz_62ajmw-5363228

Madoka Kaname e Sayaka Miki são estudantes normais com vidas normais, mas tudo muda quando encontram Kyuubey, um familiar meio felino, e Homura Akemi, a nova estudante transferida.

Anuncio Publicitário

Kyuubey as faz uma proposta: ele realizará qualquer desejo delas e, em troca, elas se tornarão garotas mágicas, ganhando poder suficiente para realizar os seus sonhos. No entanto, Homura Akemi, que também é uma garota mágica, urge-as para que não aceitem a oferta, dizendo que nem tudo é o que parece.

Uma história de esperança, desespero e amizade, Puella Magi Madoka Magica lida com as dificuldades de ser uma garota mágica e preço que deve ser pago para tornar um sonho realidade.

Puella Magi Madoka Magica (Mahou Shoujo Madoka Magica) foi criado por Gen Urobochi. Se esse nome não quer dizer nada para você ou se simplesmente você não conhece o anime, apenas assista sem pesquisar muito sobre ele antes, mas prepare-se para uma experiência chocante e emocionante.

Com uma direção de arte bem única e dirigido pelo estúdio Shaft, Puella Magi Madoka Magica é um anime para ser assistido na melhor qualidade disponível. Esse clássico, que abriu a porta para outros filmes e um spin-off (que não estão na Netflix, infelizmente), é obrigatório tanto para fãs do gênero Mahou Shoujo quanto para quem quer se emocionar.

1. Princesa Mononoke (Filme, 2 horas e 14 minutos)

0a2o9de-1f4fyv4bw-1354523

Quando uma vila Emishi é atacada por um feroz porco demônio, o jovem príncipe Ashitaka põe sua vida em jogo para defender sua tribo. Com seu último suspiro, a besta amaldiçoa o braço do príncipe, concedendo-o poderes demônicos a medida que ele suga sua força vital.

Anuncio Publicitário

Instruído pelos anciões da vila a viajar para o oeste em busca de uma cura, Ashitaka chega a Tatara, a Cidade do Ferro, onde ele se envolve em um conflito violento entre a Dama Eboshi de Tatara, promovendo desmatamento constante e a Princesa San, aliada aos espíritos sagrados da floresta, furiosos com a destruição trazida pelos humanos.

Com o choque entre as forças opostas da natureza e da humanidade numa luta desesperada para sobreviver, Ashitaka tenta trazer harmonia entre as duas, ao mesmo tempo em que luta contra o demônio latente dentro dele. Princesa Mononoke é um conto que demonstra a conexão da tecnologia com a natureza, enquanto mostra que o caminho para a harmonia pode ser atingido pela aceitação mútua.

Por mais difícil que seja escolher apenas um filme do Studio Ghibli entre os disponíveis na Netflix, escolhemos Princesa Mononoke por ter um tema um tanto diferente dos outros animes apresentados aqui.

Anuncio Publicitário

Um filme reflexivo, como é típico desse consagrado estúdio, que traz uma reflexão a cerca da nossa relação com a natureza e com o sagrado, com tudo que já se espera dos filmes da Ghibli: um estilo característico e uma história de tocar qualquer coração.

Considerações finais

netflix-7-8358412-9183549

Obrigado por chegarem até aqui! Como falei anteriormente, o catálogo da Netflix é bem diverso e essa não é, de forma alguma, uma lista exaustiva, então se você gostou, pode ter certeza que mais listas virão por aí!

Fizemos o possível para trazer as melhores e mais adequadas experiências que o catálogo da Netflix pode trazer para o que a lista se propõe, e esperamos que a lista te ajude.

Anuncio Publicitário

E claro, a Netflix não é a única plataforma de streaming popular que dispõe de ótimos animes e nem sempre queremos chorar, então aguarde por uma variedade de listas que chegarão em breve, certamente!

Para mais novidades a respeito da Netflix, fique ligado em nosso site e redes sociais.

Ultimas Notícias

Anuncio Publicitário

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud