Anuncio Publicitário

Alex Ross explica a diferença entre personagens da Marvel e da DC

| Tiago Amorim |
Anuncio Publicitário

O artista Alex Ross é um verdadeiro ícone da indústria dos quadrinhos, com seu estilo de arte pintada definindo grandes momentos da história da Marvel e da DC Comics que remontam a quase três décadas. Para criar uma iconografia tão poderosa em sua arte, Ross teve que ganhar um raro nível de percepção e compreensão dos personagens nos universos DC e Marvel, e é, portanto, a figura rara que pode discutir as diferenças entre os dois sem iniciar uma guerra total.

Em recente entrevista com EW, Ross passou a abordar o tema, diretamente, quebrando o que ele sente ser a maior diferença entre personagens da Marvel e da DC:

“Há certamente um argumento a favor da semelhança do status icônico, mas o que sempre separou os dois para mim é que o material da Marvel sempre teve uma qualidade cinética, particularmente baseada na estética de design de Steve Ditko e Jack Kirby. Personagens  da DC não são definidos por uma voz artística singular influenciando todo o resto, mas foi o que aconteceu com a liderança de Jack Kirby de toda a marca Marvel, tudo afetado pelo que ele liderou o cargo. Nesses 10 anos onde ele criou a maioria desses personagens no Anos 60, é disso que todo artista e escritor construíram seu processo, incluindo os filmes de hoje. Há uma energia cinética e uma energia caótica que incorpora as coisas da Marvel.”

Anuncio Publicitário

Esse é certamente um ponto raro que não se ouve em muitas discussões sobre fãs: a Marvel é de fato uma ideia de algumas mentes criativas (Stan Lee, Steve Ditko e Jack Kirby), enquanto a DC foi unida em quadrinhos e seriados anteriores. uma ampla gama de influências criativas e, portanto, não foram definidas por nenhum estilo ou voz. É claro que, desde então, DC tem visto algumas grandes vozes criativas redefinirem seus personagens (John Byrne, Frank Miller, Alan Moore), mas muito da razão pela qual esses criadores ficaram tão famosos é porque eles fizeram algo revolucionário e / ou quebraram o limite com seus respectivos personagens.

Como explica Ross, a gama mais ampla de influências e estilos criativos de DC não se deve ao fato de seus personagens serem, na verdade, algumas das estruturas originais para o gênero de super-heróis – enquanto Marvel é, de certa forma, uma rebelião contra esse arquétipo:

“DC é o principal componente de onde o DNA do que faz um super-herói veio. Eles fizeram o primeiro super-herói em Superman, e a primeira grande encarnação do super-herói sombrio em Batman e, claro, a primeira super-heroína feminina em Mulher Maravilha. Todas essas coisas importantes estão alinhadas por eles, e eles entram em uma interessante escada descendente com sua Liga da Justiça. Com a Marvel, é claro que o Homem-Aranha não é o mesmo tipo de herói do Superman, Capitão tem semelhanças, mas ele tem diferenças também e tem sido usado de maneiras muito interessantes que o impedem de ser um clone de qualquer contraparte da DC. Os personagens da Marvel estão em todo o lugar em termos do que os torna únicos, e há uma energia que tem sido incutida neles desde a sua criação. Todas as outras companhias de super-heróis seguem o modelo de ter seus heróis seguindo os arquétipos que DC incorpora, mas a Marvel se separou”.

Anuncio Publicitário

A Marvel é de fato conhecida por seu estilo “cinético”(em termos artísticos), enquanto DC é conhecida por sua reverência mais mítica e quase religiosa do arquétipo dos super-heróis. Essa mesma divergência estilística influenciou claramente o lado cinematográfico das coisas, já que a DC é definida por visões de “alta arte” como A Trilogia do Cavaleiro das Trevas ou a Trilogia Zack Snyder, enquanto a Marvel Studios construiu aventuras  como Iron Man, Guardiões da Galáxia e Thor. Claramente, uma fórmula tem sido mais lucrativa do que a outra quando se trata de oferecer experiências de filmes divertidas para o público, deixando a DC com um grande obstáculo que somente a Mulher Maravilha conseguiu escalar.

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud