• Início
  • Cine
  • Adoráveis Mulheres é uma desconstrução necessária | Review
| Gabriel Galdino | ,

Adoráveis Mulheres é uma desconstrução necessária | Review

O longa Adoráveis Mulheres que ganhou holofotes durante a temporada de premiações de 2020, conta a história das irmãs March nos anos de 1860 e foi dirigido pela notória Greta Gerwig (de Lady Bird por exemplo).

Advertisement

A narrativa tem como foco a história dessas irmãs que são interpretadas por Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh e Eliza Scanlen. Sempre que estão juntas em cena, o foco do momento é explorar sua química e nos aproximar cada vez mais das personagens como um coletivo, algo que funciona muito bem e sempre aquece nossos corações ao ver a família March reunida.

À parte, temos uma outra trama sendo contada, que é a das mesmas irmãs, porém, já adultas no presente. O longa está sempre alternando entre passado e presente para nos contar essa história, algo que de início pode nos deixar confusos, mas inteligentemente a montagem nos apresenta uma estrutura de cena totalmente diferente para cada linha do tempo em que o filme se passa.

filme-little-women-52-jpg-1244272-1998246
Irmãs March reunidas.

Para o atual momento das irmãs na fase adulta, temos uma palheta de cores acinzentada e uma fotografia menos acolhedora, formando uma atmosfera fria. Já no passado, temos uma fotografia mais acolhedora, uma paleta de cores mais quente e uma atmosfera que nos acolhe junto com aquelas personagens vivendo suas vidas simples e cheias de amor.

Com essa alternância de tempo, a narrativa tem como um de seus temas base o amadurecimento e o crescimento para a fase adulta, o que fica cada vez mais claro com a evolução da narrativa, algo que casa muito bem com o ritmo do longa já que junto a esse esclarecimento de tema, já estamos cada vez mais próximos das personagens e se importando cada vez mais com elas.

É claro, o longa não se limita a ser apenas uma história sobre amadurecimento, e além de explorar a relação das irmãs, tem em seu contexto histórico uma importante tarefa que é levado como ponto principal pela diretora. Desconstruir a imagem da mulher em uma história e dar à elas sua devida diversidade narrativa.

É claro que isso já foi feito em obras anteriormente, mesmo que pouco, porém o diferencial de Adoráveis Mulheres é usar sua metalinguagem para comentar diretamente sobre esse assunto, além de já desconstruir esses papéis que infelizmente muitas pessoas esperam de mulheres em histórias, sejam elas em livros, filmes, ou quaisquer outros formatos de se contar uma história.

little-women1-6749347-1344867

Mesmo que Saoirse seja uma clara protagonista com sua personagem Jo March da qual tem um foco a mais no roteiro, todas as irmãs também são as estrelas do longa e entregam ótimas performances com uma verdade encantadora que nos aproxima muito de cada uma e de sua relação familiar. O elenco ao todo é de peso, contando com Maryl Streep que mesmo com um papel não tão grande consegue ser fenomenal, Laura Dern como a doce mãe das irmãs March, e até Timothée Chalamet como o cativante e interessante Laurie.

screen-shot-2019-12-09-at-9-49-57-am-9669961-5916715

Apesar do longa usar seu contexto histórico para criticar boa parte dos problemas patriarcais, a diversidade narrativa com as personagens nos leva a outros lugares além de uma história sobre amadurecimento e representações com relevância social, como também um romance clássico que chega a admirar a beleza , que, apesar de tudo, havia nessa época. Com sua excelente ambientação de época, isso é algo que pode parecer como um conflito de ideias, porém o filme apresenta toda sua diversidade narrativa de maneira orgânica de modo que cada sequência encaixa e flui perfeitamente.

No fim, Adoráveis Mulheres é um filme que não só nos apresenta um denso romance sobre amadurecimento e família, mas também é uma obra que desconstrói e critica diretamente arquétipos históricos sobre a representação feminina no modo de contar uma história.

Avaliação: 5 de 5.

Excelente

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud