• Início
  • Notícias
  • 100 anos de Orlando Drummond! A redação relembra personagens icônicos do ator e dublador.

100 anos de Orlando Drummond! A redação relembra personagens icônicos do ator e dublador.

| Márcio Moreira | | Deixe um comentário

Hoje (18 de outubro de 2019) marca o centésimo aniversário daquele que é provavelmente o nome mais célebre na história da dublagem brasileira, que marcou as vidas de quatro gerações: Orlando Drummond.

Sim, senhoras e senhores, o ator e dublador conhecido por contracenar com o saudoso Chico Anysio na Escolinha do Professor Raimundo como o “Seu Peru” está completando 100 anos de vida! Como dublador, ele tem um histórico invejável que inclui desde clássicos dos desenhos animados até filmes e séries em live-action. Em todos os casos, havia uma constante: a performance do Orlando era sempre um dos pontos altos de onde quer que ele estivesse.

Ao longo dos últimos dias, fiquei enchendo o saco do pessoal da Redação pra eles escreverem depoimentos sobre como a voz de Orlando Drummond marcou cada um através das centenas de personagens icônicos que ele dublou ao longo de sua carreira, com o objetivo de mostrar o quanto esse senhor doce e extremamente talentoso é querido e admirado pela galera aqui do 1 Real a Hora.

Agora vamos aos depoimentos:

100 anos de orlando drummond! a redação relembra personagens icônicos do ator e dublador.

Alan: Posso garantir que a voz do Orlando foi fundamental pra formação do caráter de muitas crianças que vieram a se tornar entusiastas dos RPGs de mesa, e me incluo nesse grupo. Claro que estou falando do vilão Vingador, do desenho Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons), um personagem tão cruel que jamais deixou os jovens protagonistas voltarem pra casa.

O vermelhão ficou marcado para sempre no imaginário das crianças que assistiam a saudosa TV Globinho, e a ausência de um final deixou a galera especulando por anos (um mistério que foi solucionado pelo Canal Nostalgia em 2013, com uma narração maravilhosa do Guilherme Briggs).

Também rola lembrar que Orlando voltou pra emprestar sua voz ao icônico personagem esse ano em uma peça publicitária da Renault que também dá um final alternativo pra série.

100 anos de orlando drummond! a redação relembra personagens icônicos do ator e dublador.

Galdino: O Scoob- quer dizer, o Orlando Drummond pra mim é um homem que merece não apenas toda a admiração do mundo, como também deveria ser considerado um patrimônio histórico e cultural brasileiro.

Mas assim, lógico que não dá pra falar do Orlando Drummond sem mencionar o Scooby-Doo, né? Ele permaneceu como a voz desse personagem por tanto tempo (de 1969 até 2011) que até entrou no Livro dos Recordes, e eu não consigo nem imaginar o que seria da franquia se não fosse por ele, tampouco em como o atual dublador deve estar lidando com a pressão de ter sucedido essa lenda viva.

E confesso que provavelmente aqueles live-actions do Scooby-Doo foram a minha principal influência na vida (não me julgue).

100 anos de orlando drummond! a redação relembra personagens icônicos do ator e dublador.

Márcio: Entre os trocentos trabalhos que o Orlando fez, me lembro com muito carinho das participações dele na franquia Jornada Nas Estrelas, em especial como Sarek (pai de Spock, originalmente interpretado pelo saudoso Mark Lenard) e Odo (o metamorfo vivido por René Auberjonois que protagonizou o spin-off Deep Space Nine).

Na pele de Sarek durante alguns episódios de A Nova Geração, a voz de Orlando emanava uma aura de sabedoria bem diferente de seus trabalhos mais icônicos, substituindo aquela presença teatral que preenchia a cena por uma atuação mais subjugada, porém igualmente maravilhosa.

Odo, por sua vez, é o melhor atestado possível para a versatilidade e a genialidade desse cara. A dublagem do Orlando Drummond foi um encaixe tão perfeito pro Odo que poderia ser a voz original, e a interpretação dele fez com que a jornada emocional vivida pelo meu personagem favorito de DS9 — que é a melhor série da franquia e nada mais importa além da minha opinião — ficasse ainda mais emocionante.

100 anos de orlando drummond! a redação relembra personagens icônicos do ator e dublador.

Martelo: Se você conseguiu vivenciar a época dourada da grandiosa Cartoon Network, provavelmente vai se lembrar do Puro-Osso, co-protagonista do desenho “As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy”.

Nosso querido Puro-Osso era a própria encarnação da morte, só que na forma de um velho rabugento. O ceifador sinistro conseguia tirar boas risadas de todos que assistiam com suas frases de efeito e timing cômico, mas essas eram apenas peças deste grande quebra-cabeça que é o personagem excepcionalmente dublado por Orlando Drummond.

De fato, a dublagem do Puro-Osso é — na minha opinião — um dos grandes trabalhos do Orlando no século XXI, e me lembro até hoje das vezes que eu largava tudo que estava fazendo pra maratonar assistir os filmes de Billy e Mandy (que envelheceram muito bem, por sinal) e depois abrir o site oficial do Cartoon Network pra jogar os jogos do desenho.

100 anos de orlando drummond! a redação relembra personagens icônicos do ator e dublador.

Por fim é isso, pessoal! Parabéns, grande Orlando Drummond, tanto você quanto sua voz fazem parte daquele seleto conjunto das coisas que são verdadeiramente inesquecíveis. Nós do 1 Real a Hora lhe desejamos muitas felicidades, e que você continue alegrando o mundo por mais muitos anos, sempre esbanjando energia, talento e bom humor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Notícias

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud