Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.
| Vanilo "Maygriev" Alexandre | , ,

1 Real a Ficha 002 | Oxygen Not Included

Em meados de 2005, Jamie Cheng, um ex programador de inteligência artificial da Relic Entertainment (Filial Canadense da THQ na época), resolveu se arriscar no mundo das desenvolvedoras independentes. Para isso, vendeu suas ações da THQ, que havia adquirido graças ao seu período na Relic, e conseguiu um empréstimo de U$10,000 com seu irmão.

Advertisement

Com isso, ele conseguiu o que precisava para fundar sua própria desenvolvedora, a Klei Enterteinment, localizada em Vancouver, BC. Sua desenvolvedora ficou conhecida principalmente graças a 3 jogos, Mark of  the Ninja, Don’t Starve e Invisible Inc.


O Jogo

Oxygen Not Included, é um simulador de colônia espacial, que ainda está em fase de desenvolvimento, no jogo, você gerencia um grupo de 3 duplicantes, que vão parar em um planeta desconhecido e com poucos recursos em mãos, sua missão é simples, usar as ferramentas a sua disposição para manter sua colônia viva o máximo que conseguir.

No presente momento, o jogo não tem muito o que oferecer no quesito história, algo já esperado, levando em conta que o jogo segue os passos do Don’t Starve, no qual as mecânicas do jogo e a aleatoriedade são responsáveis pela criação de uma narrativa emergente para cada jogador.

Em questão de mecânicas, o jogo apresenta um sistema muito bem balanceado, onde cada recurso tem sua função, e a sustentabilidade da sua colônia, é a principal dificuldade do jogo, sempre que o jogador consegue resolver uma crise, outra aparece o toma o seu lugar, seja por falta de algum recurso, ou por duplicantes com altos níveis de estresse.

Algo que faz com o jogador sempre se mantenha ativo no jogo, seja explorando, planejando sistemas ou arquitetando a melhor estrutura para desperdiçar o mínimo de oxigênio ou qualquer outro recurso. Para quem já jogou jogos do mesmo gênero, como o Rimworld, ou até mesmo o clássico Dwarf Fortress, chega a ser notável a forma com a qual a Klei conseguiu simplificar a jogabilidade para que fosse algo mais acessível, sem perder a precisão e qualidade dos seus sistemas.

Outro característica relevante do jogo, é o seu visual, que apesar de simples e cartunesco, cumpre perfeitamente o seu papel, é algo agradável e ao mesmo tempo informativo, cada estrutura tem um visual fácil de reconhecer, o emprego das cores nos gases presentes na atmosfera são de fácil compreensão.


Conclusão

Analisando de forma geral, o jogo já apresenta um potencial muito sólido, para algo que ainda está em early access e que se baseia em mecânicas equilibradas e aleatoriedade, ele apresenta um ciclo de desafio e recompensa muito instigante, além de uma curva de aprendizado mais suave do que a de outros jogos do gênero. Para aqueles que gostam de jogos no estilo Dwarf Fortress, Minecraft ou do próprio Don’t Starve, é um jogo muito recomendado.

Para quem deseja adquirir o jogo na Steam, ele está por R$36,99.

1 Real a Hora

Encontre Sua Trilha No Mundo Nerd!
1 Real a Hora - 2020 | Desenvolvido por Vedrak | Mantido online e operante em parceria com a Nixem Cloud