Mr robot na vida real: o mega ataque hacker que afetou o mundo todo
Na tarde de Sexta-Feira (12), Hackers lançaram um ataque cibernético que afetou dezenas de países, incluindo o Brasil. Utilizando de uma lista de falhas de segurança do Windows e de ferramentas vazadas da NSA, eles infectaram computadores e pediram resgate em forma de Bitcoins.
O ataque tinha como alvo principalmente o sistema de saúde no Reino Unido, a espanhola Telefónica, que atua no Brasil, e outras grandes empresas e órgãos governamentais, como o Ministério do Interior da Rússia que também foi afetado.
O vírus do ataque criptografa as informações do computador e pede um resgate em Bitcoins para libertar o Pc. Várias empresas ao redor do mundo decidiram desligar seus servidores por precaução.
No Brasil o dano foi menor, computadores da Petrobras foram reiniciados e órgãos em São Paulo, como o Tribunal da Justiça, e servidores do Itamaraty sofreram tentativas de invasão.
Em nota, a Microsoft se pronunciou:
Hoje nossos engenheiros adicionaram detecção e proteção contra um novo software malicioso conhecido como Ransom:Win32.WannaCrypt. Em março, providenciamos uma atualização de segurança que fornece proteções adicionais contra esse ataque potencial.
Anuncio PublicitárioAqueles que estão rodando nosso antivírus gratuito e estão com o Windows Update ativado, estão protegidos. Estamos trabalhando com os consumidores para fornecer assistência adicional.
Mr Robot
O que chama a atenção para este acontecimento, é que este tipo de ataque é amplamente discutido no seriado.
Na série, Elliot, um especialista em segurança em tecnologia da informação entra para um grupo de hacker-ativismo com a ideia de destruir o sistema bancário norte americano. Utilizando de ataques cibernéticos até engenharia social.
This website uses cookies.
Deixe um Comentário