O ator anglo-australiano, Hugh Keays-Byrne, por trás do Immortan Joe do filme Mad Max: Fury Road de 2015, morreu na terça-feira durante uma internação no hospital, de acordo com seu amigo e ex-diretor de cinema Brian Trenchard-Smith.

Um representante de Hugh Keays-Byrne confirmou à EW que ele faleceu pacificamente e, que sua família solicita privacidade neste momento.
Ele tinha 73 anos.
Trenchard-Smith dirigiu Hugh Keays-Byrne em filmes como The Dragon Flies de 1975, também conhecido como The Man From Hong Kong.
Posteriormente, o ator tornou-se “um bom amigo” para ele e sua esposa Margaret por 46 anos, como escreveu o cineasta em um post no Facebook na quarta-feira.
“Passamos muitas manhãs felizes de domingo com ele, sua companheira Christina, e um grupo de colegas atores e artistas (a Macao Light Company) na casa que partilhavam no Centennial Park“.
Escreveu ele.
Trenchard-Smith citou o “senso de humor inato” que Keays-Byrne trouxe com ele a cada produção. “Hugh tinha um coração generoso, que oferecia uma mão amiga às pessoas carentes, ou um lugar para ficar a um adolescente desabrigado.
Related Posts

Ele se preocupava com a justiça social e com a preservação do meio ambiente muito antes destas questões se tornarem moda”, continuou Trenchard-Smith.
“Sua vida foi governada por seu senso de unicidade da humanidade, vamos sentir falta de seu exemplo e de sua amizade”.
Como mencionado acima, Hugh Keays-Byrne não só apareceu em dois filmes de Mad Max: Fury Road, como também foi o principal antagonista de ambas às vezes.
Em 1979 Mad Max: Fury Road, Keays-Byrne surgiu como Toecutter, o líder de um grupo de motociclistas que apavoravam uma pequena cidade na Austrália distópica.
Aqueles que viram o filme que deu início a esta franquia selvagem se lembrarão que as coisas não terminaram bem para Toecutter, com Max Rockatansky, de Mel Gibson, forçando-o a entrar no caminho de um semi-caminhão que se aproximava.
Mais de 30 anos depois, Hugh Keays-Byrne retornou ao Mad Max fold como Immortan Joe, o tirano que usava o aparelho de respiração do deserto australiano que liderou os War Boys em 2015, Mad Max: Fury Road.

Isto fez de Keays-Byrne o único ator a participar tanto da trilogia Mad Max original quanto desta sequência/semi-reboot.
Como com Toecutter, Immortan Joe encontrou um final difícil em Mad Max: Fury Road, com a Furiosa de Charlize Theron matando-o durante sua missão e a de Tom Hardy Max para derrubar seu reinado e prover seu suprimento de água para as pessoas que viviam perto da Citadela.
Nenhuma outra informação em torno de sua morte foi dada.
(Via: Ew, Cinema Blend)