Kimetsu no Yaiba: Zenitsu e o poder do foco

De todos os personagens queridos do recente sucesso de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer), um dos que desperta maior incompreensão é Zenitsu Agatsuma. Não são poucos os que se identificam com o senso de justiça de Tanjiro, o personagem principal, ou os que valorizam a agressividade e o humor trazido por Inosuke, o outro elemento do trio principal de Kimetsu no Yaiba. Zenitsu, no entanto, se mostra um caso a parte, mas nos traz uma lição importantíssima: a necessidade de foco.

Se, pelo lado de fora, ele é um cara covarde e fujão, que tem que lidar com sua baixa autoestima e o medo constante de falhar, chegando várias vezes a duvidar de suas próprias capacidades, vemos constantemente no anime que Zenitsu pode se mostrar sim extremamente poderoso e em diversos pontos da história se mostrando como o candidato mais claro a se tornar, no futuro, um Pilar da Organização de Caçadores de Demônios.

Mas, afinal, de onde vem a força de Zenitsu? Quais as facetas que o tornam um personagem tão interessante? Porque ele não desiste, apesar do medo e do fato de que na maioria das vezes só consegue lutar de forma inconsciente? Buscaremos desvendar esse personagem querido nesse artigo.

kimetsu no yaiba zenitsu

AVISO: Esse artigo contém spoilers do mangá de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer)

Quem é Zenitsu?

Zenitsu Agatsuma é um nome um tanto estranho para um personagem igualmente estranho, mas que “casa” muito bem com suas origens e motivações.

Agatsuma ( () ) significa, ironicamente, “minha esposa”, nome que faz referência tanto ao evento que levou o personagem a se tornar um caçador de demônios quanto ao seu objetivo de vida de encontrar alguém para amar.

Zenitsu sempre foi um personagem solitário. Criado sem os pais, ele sempre ansiou por alguém que ele pudesse amar e que retribuísse esse amor. Vítima de sua própria carência, ele acaba casando com uma mulher endividada que só queria o seu dinheiro. No fim, essa mulher acaba tomando todo o dinheiro de Zenitsu, larga ele para ficar com outro homem e anula o casamento passando sua dívida para ele.

Essa história é a grande motivação por trás de seu tratamento das mulheres em Kimetsu no Yaiba e o motivo pelo qual ele se frustra tanto quando outras pessoas tratam esse “privilégio” como se fosse algo normal. Por nunca ter tido alguém que o amasse verdadeiramente, Zenitsu considera a possibilidade de passar tempo com uma garota uma bênção e, segundo ele mesmo, um luxo maior que qualquer outro no mundo.

Clayton - Nerd Side على تويتر: "É... eu não gosto desse Zenitsu ...

Já Zenitsu ( (ぜん) (いつ) é um nome que carrega em si a maior contradição do personagem. O significado dos símbolos que compõem o seu nome são, respectivamente “virtude” e “fugir/se esconder”. Esse nome representa muito bem o personagem, pois, apesar de ele sempre tentar fugir das situações desafiadoras e se esconder, Zenitsu é, essencialmente, uma boa pessoa, que sempre se esforça para fazer o certo e não decepcionar seus amigos.

O nome é ainda uma referência a paranoia de Zenitsu, que o impede de agir em boa parte do tempo, mas que quando o domina e ele finalmente acaba desmaiando, ele “foge” para os confins de sua mente e age como um herói, mostrando todo o seu potencial e verdadeiro poder.

Demon Slayer | Sleeping Zenitsu Attack - YouTube

As atitudes de Zenitsu no início do mangá e anime de Kimetsu no Yaiba frequentemente nos levam a perguntar o porquê de ele continuar sem sua missão como um caçador de demônios, colocando sua vida na linha constantemente e enfrentando os próprios medos.

A busca por essa resposta no leva ao treinamento de Zenitsu e a uma das únicas pessoas que já se importou com ele e que ele não quer decepcionar por nada: o seu “vovô”, um ex-Pilar que salvou Zenitsu de sua dívida e que se torna seu mestre.

Zenitsu e o foco em Kimetsu no Yaiba

O ator e artista marcial Bruce Lee afirmou certa vez: “Eu não temo o homem que praticou 10.000 chutes uma vez, mas eu temo o homem que praticou um chute 10.000 vezes.” Essa frase define muito bem a filosofia de treino de Zenitsu em Kimetsu no Yaiba e o seu caminho para a vitória através do foco.

Todo o seu treinamento foi descrito no próprio anime de Kimetsu no Yaiba, mas é importante a gente recapitular um pouco.

Quando Zenitsu foi salvo de sua dívida pelo homem que viria a ser o seu Mestre, isso não saiu de graça para ele. A dívida a ser paga era se submeter ao treinamento para se tornar um caçador de demônios, aprendendo a técnica da Respiração de Relâmpago, uma modalidade poderosa que foca em concentrar poder nas pernas do usuário, aumentando sua velocidade.

Dizer que Zenitsu teve dificuldades com seu treinamento não faz jus ao que realmente aconteceu. Na verdade, ele mal conseguia dominar o básico de sua técnica. Um dia, tentando fugir do seu treinamento com medo de morrer de tanto treinar, Zenitsu sobe em uma árvore e faz um longo discurso sobre como vai decepcionar todos, mas acaba sendo atingido por uma raio quando está no topo dela.

Imagem via: Crunchyroll.pt

O raio para Zenitsu é uma bênção, é uma transformação. De alguma forma, pode se entender como sendo um presente diretamente do deus do Trovão, Raijin. A partir desse momento, ele fica loiro como conhecemos e consegue dominar uma, apenas uma forma das respirações do trovão, conhecida como Primeira Respiração: Trovão e Luz.

O que poderia, para muitos, ser algo decepcionante, afinal existem seis formas conhecidas do trovão, para Zenitsu foi o que lhe deu a capacidade de finalmente lutar. Como? Bom, é nesse momento que frase de Bruce Lee começa a fazer sentido.

Muitos especialistas em produtividade repetem a teoria das 10.000 horas, de Malcolm Gladwell, afirmando que para ficar realmente bom em alguma coisa, é preciso treina-la por 10.000 horas. Embora isso não seja necessariamente verdadeiro, existe uma lição tirada daí e, Zenitsu, mesmo que inconscientemente, usufruiu disso.

Através do treinamento de repetição, Zenitsu é capaz não só de dominar a primeira respiração, mas de moldar o seu próprio corpo para aperfeiçoá-la ao máximo, usando sua incrível velocidade para repetir esse ataque múltiplas vezes, o que o permite atacar inimigos altamente poderosos enquanto se desvia de ataques. Foi esse movimento que o permitiu lutar contra o demônio aranha na montanha Natagumo, mesmo extremamente limitado. Um só movimento.

Universo Animangá: Todas das Formas da Respiração do Trovão

Na técnica tradicional para forjar uma katana, a conhecida espada japonesa, ela deve ser submetida a múltiplos golpes para aperfeiçoar sua capacidade cortante. De certa forma, os múltiplos traumas e dificuldades pelos quais Zenitsu passou em sua vida, somado ao seu extremo foco e a prática repetida da mesma habilidade foram os golpes para forjar a habilidade do seu próprio corpo.

Através desse aperfeiçoamento, Zenitsu foi capaz de criar ainda mais habilidades a partir dessa única técnica. Entre elas, está a técnica chamada “Deus da Velocidade”, em que ele foca todo o seu poder nas suas pernas, aumentando ainda mais a velocidade de sua Primeira Respiração, apesar de só poder usá-la duas vezes por dia. E foi através do aperfeiçoamento dessa técnica que Zenitsu foi capaz de fazer algo que, até então, apenas um Pilar tinha sido capaz de fazer: criou sua própria adição à Respiração do Trovão.

Zenitsu criou essa técnica para alcançar o nível de seu colega na Respiração do Trovão, Kaigaku. Kaigaku foi o grande rival e, de certa forma, a contraparte de Zenitsu, uma vez que ele era capaz de dominar todas as outras Respirações do Trovão, exceto a primeira, que Zenitsu dominava. Além disso, era alguém solitário e distante.

Ao saber que ele havia se tornado um demônio, o que levou ao suicídio ritual de seu mestre, Zenitsu fez o que ele sabia que deveria fazer. Enfrentou os seus próprios medos e perseguiu Kaigaku.

Então, Zenitsu encontrou a coragem e a determinação para não só demonstrar todo o seu poder de maneira consciente, mas por na mesa tudo o que ele tinha que Kaigaku não tinha: uma técnica perfeitamente aperfeiçoada e as influências de seus amigos. Foi quando ele usou Sétima Respiração: Deus do Trovão Flamejante, e, se apropriando do poder do próprio deus do Trovão, foi capaz de derrotar um dos 12 Kizuki, que é um dos pré-requisitos para se tornar um Pilar.

k7UVw2V 1497897

Zenitsu demonstra, com esse golpe, o poder da sua determinação e o poder de suas amizades. O nome “Flamejante” é uma cara referência às habilidades de Tanjiro e na forma do ataque é possível visualizar uma fera, que faz referência às habilidades bestiais de Inosuke. Por último, mas não menos importante, o golpe só é possível por causa da habilidade passada por seu Mestre, seu “vovô”.

uvvthGs 3396411

Em uma dura batalha, na qual Zenitsu se aproximou da morte, ele teve um vislumbre de seu “avô” no mundo dos mortos e ouviu as palavras que mais queria ouvir em sua vida: “eu estou orgulhoso de você.”

1oLLrB9 8012095

Em Zenitsu, a autora de Kimetsu no Yaiba, Koyoharu Kotoge, nos traz uma lição de grande valor. Como uma katana, nós podemos ser moldados. Nosso passado não nos determina, mas ele pode nos tornar mais forte através da disciplina e da prática efetiva. Se você está enfrentando um grande desafio na sua vida, é possível se espelhar nessa história. Com paciência, disciplina e perseverança, somos capazes de superar nossos limites.

Sobre Kimetsu no Yaiba

Kimetsu no Yaiba ou Demon Slayer é uma mangá criado por Koyoharu Gotouge que conta a história de Tanjiro, o filho mais velho de uma família que é massacrada por um demônio e, a única sobrevivente do incidente foi umas das suas irmãs, que por causa do massacre acaba se transformando em um demônio. Então, o protagonista, Tanjiro, sai em uma jornada para tentar achar uma ”cura” para a sua irmã!

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, Vol. 1: Volume 1 - Livros na ...

Em setembro de 2019, foi divulgado que todos os volumes juntos de Kimetsu no Yaiba já tinham excedido mais de 10 milhões de cópias vendidas. Em dezembro, o mangá já contava com mais de 25 milhões de cópias em circulação.

Você pode adquirir os mangás de Kimetsu no Yaiba, que estão sendo publicados no Brasil pela Panini, através da Amazon. A primeira temporada do anime está disponível na Crunchyroll.

Para mais novidades sobre Kimetsu no Yaiba fique atento ao nosso site e redes sociais.