Jogos Olímpicos de Tóquio adiados para 2021

Depois de uma conversa entre o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, e o primeiro-ministro japonês, Shinzou Abe, foi divulgado que os dois concordaram que os Jogos Olímpicos de Tóquio não seriam cancelados, mas sim adiados para o verão de 2021.

jogos olimpicos

É a primeira vez que um adiamento acontece na história dos Jogos Olímpicos na Era Moderna. Em outras três ocasiões, o evento estava previsto e não aconteceu: 1916, por conta da Primeira Guerra Mundial, e 1940 e 1944, devido à Segunda Guerra Mundial.

O adiamento dos Jogos Olímpicos já havia sido previsto – e exigido das autoridades responsáveis desde o início do surto do coronavírus. Em 11/03, a temporada da NBA foi cancelada, e isso também foi feito por todas as grandes ligas esportivas mundiais.

jogos olimpicos

Os Comitês Olímpicos e Paralímpicos do Canadá afirmaram, ainda, que realizariam um boicote às duas competições no caso de não serem postergadas.

Somado a isso, nesta segunda-feira (23), a presidente do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos, Sarah Hirshland, e a diretora Susanne Lyons divulgaram um comunicado declarando que, após terem recebido um pedido de adiamento feito por 1.780 atletas filiados ao comitê, passavam a apoiar a decisão de postergação, em vez de seu posicionamento prévio de apoio ao COI.

Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, de todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e da comunidade internacional“, afirma o comunicado publicado no site oficial do COI.

De maneira absolutamente fascinante, o filme Akira (1988), adaptação fantástica do mangá homônimo de Katsuhiro Otomo, que marcou a história dos animes e dos filmes de maneira geral, se passa no ano de 2019.

A maior batalha do enredo, entre Tetsuo e Kaneda, e a revelação final de Akira se passam em um estádio olímpico em construção, em preparação para os Jogos Olímpicos que viriam a se realizar na cidade de Tóquio (ou Neo-Tóquio, como denominada, após o evento que destruiu boa parte da estrutura urbana previamente).

jogos olimpicos

Em uma cena marcante, temos o foco em um cartaz que afirma a construção dos estádios para recepção dos Jogos Olímpicos, que se dariam em 147 dias; e logo abaixo, uma pichação dizendo, Só cancelem logo!

jogos olimpicos

Considerando a data inicial dos Jogos Olímpicos que iriam acontecer na realidade este ano, faltariam apenas 125 dias – a precisão da previsão de Akira é simplesmente fascinante, demonstrando um mundo absolutamente destruído e caótico, não tão diferente ao que estamos vivendo agora com o surto do COVID-19.

jogos olimpicos

O filme, que receberá uma remasterização em 4k, será também exibido no Brasil. Confira abaixo o teaser:

O número total de casos de coronavírus globalmente já superou o número impressionante e assustador de 350.000, incluindo mais de 15.000 mortes. O Reino Unido, ontem, declarou novas restrições para seus cidadãos – estão todos legalmente proibidos de deixarem suas casas a não ser em caso de extrema necessidade, e todos os eventos estão cancelados, incluindo casamentos e aniversários, sendo permitidos apenas funerais.

jogos olimpicos

Começou hoje, nesta terça-feira (24/03), o período de quarentena em São Paulo. O comércio deverá permanecer fechado por todo este período; os únicos estabelecimentos que serão permitidos a manter as portas abertas são supermercados, farmácias, transporte público e pet shops. No Rio de Janeiro, o decreto de Crivella passa, também, a valer a partir de hoje: comércios obrigatoriamente fechados, apenas supermercados e farmácias autorizados a funcionar.

jogos olimpicos

De acordo com o Ministério da Saúde, no dia 23/03, haviam no Brasil 1.891 casos confirmados e 34 óbitos.