Publisher Theme
I’m a gamer, always have been.

Irã obriga personagens femininas de anime a usar hijab

0

No Irã, Líder supremo iraniano, Ayatollah Ali Khamenei, recentemente decretou uma nova lei, na qual personagens femininas de desenhos animados e animes exibidos na televisão iraniana devem utilizar um hijab.

Khamenei disse que embora não seja necessário que as mulheres em desenhos animados cubram os seus cabelos, é “necessário” devido às consequências de não usar o hijab.

Irã Obriga Personagens Femininas De Anime A Usar Hijab
Foto: reprodução

Certos ativistas políticos iranianos condenaram o ato como sendo algo “tóxico”, com o argumento de que aqueles que detêm o poder são “obcecados com os cabelos das mulheres e qualquer coisa que venha delas”.

Khamenei foi questionado pela Agência Tasnim News pró-regime se ele acreditava ser “necessário colocar o hijab nas personagens fictícias”.

Ele respondeu: ‘Embora não seja necessário usar hijab em tal situação hipotética, a observação de hijab na animação é necessária devido às consequências de não usar hijab‘.

Embora Khamenei não tenha entrado em maiores detalhes sobre quais são essas ‘consequências’, ele já havia sugerido anteriormente a ativistas que temia que ‘as meninas crescessem e não usassem hijab‘.

A jornalista e ativista iraniano Masih Alinejad ironizou a decisão e escreveu no Twitter: “Isto não é uma brincadeira! O Líder Supremo da República Islâmica do Irã anunciou que as mulheres, mesmo em animações, deveriam usar hijab. Até mesmo insetos femininos como abelhas têm seus hijabs vestidos! Sua obsessão com os cabelos das mulheres é tóxica. Estas pessoas estão no poder do nosso país”.

O acadêmico iraniano Arash Azizi também criticou a decisão em seu Twitter: ‘No caso de você pensar que o Grande Ayatollah Khamenei não estava focado em questões centrais de interesse para os iranianos’.

“O absurdo disto está além da minha compreensão. É o medo de que as meninas cresçam e não usem hijab? Ou que personagens de desenhos animados possam ser sedutores para alguns adultos? Foi nisto que o Islã se tornou”? Heba Yosry, uma professora de Cairo, Egito, escreveu no Twitter.

Os governantes iranianos várias vezes impôs leis rígidas de censura à indústria cinematográfica de todo o país.

As interações físicas entre homens e mulheres são proibidas, enquanto a discussão de temas controversos é restrita.

Cenas consideradas imorais ou ofensivas ao regime são frequentemente censuradas, enquanto filmes considerados hostis aos muçulmanos são proibidos.

Algumas figuras conservadoras iranianas já exigiram o fim da exibição de filmes estrangeiros nos cinemas iranianos, caso as mulheres não estivessem utilizando o hijab

O próprio Khamenei também afirmou que os programas transmitidos a partir do Ocidente levaram a “pensamentos enganosos e deturpações factuais”.

No Irã, as mulheres enfrentam uma grande perseguição caso não utilizem um hijab.

De acordo com a lei islâmica em vigor no país desde o ano da sua revolução, em 1979, as mulheres devem utilizar um hijab que cubra sua cabeça, pescoço e esconda o seu cabelo.

Em outubro passado, uma mulher foi presa no centro do Irã por “insultar o hijab islâmico”, depois que um vídeo divulgado estava mostrando ela pedalando sem o véu.

Foi presa a pessoa que havia violado as normas e insultado o véu islâmico nesta região”, disse Mojataba Raei, governador de Najafabad, à agência de notícias IRNA.

Muitos sabemos que esse país é bem rígido com suas leis e sua religião, e também não é surpresa para ninguém que essa nova lei iria deixar muitas pessoas surpresas e revoltadas com o governo, mas com a conservadoria do Islã, dificilmente essa decisão será revogada.

Você também pode gostar:

Subverse: Um Hentai Game No Espaço Que Vai Na Contra Mão Dos Jogos “De Pouco Esforço”

Kimetsu No Yaiba: Mugen Train É A Maior Bilheteria Japonesa

Final Fantasy XVI | Foco Será Mais História E Ação

Ghost In The Shell Terá Versão Remaster Em 4K Estreando Em Hong Kong

(Via: Alarabiya News, Dailymail)

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More