Categories: Notícias

Impeachment Popular: Dois documentários sobre o assunto

4 anos ago
Anuncio Publicitário

O Brasil passou por um processo de Impeachment controverso a poucos meses atrás. Aqui o processo foi feito por meio do congresso, não existiu intervenção popular e por isso, a dica que vou dar hoje são dois documentários sobre Impeachment popular ao redor do mundo.

Mas o que é um Impeachment Popular? Em poucas palavras é quando o povo destitui do poder um presidente ou ditador através de protestos ou um plebiscito (o que seria o certo ocorrer, pois afinal, foi o povo que colocou a pessoa no poder e é o povo que decide se ela fica ou não).

Mas vamos aos dois documentários, ambos disponíveis na Netflix:

Anuncio Publicitário

Winter On Fire: UKRAINE’S FIGHT FOR FREEDOM

Sinopse: O que era uma manifestação pacífica de estudantes se converteu em noventa e três violentos dias na luta pelos direitos civis na Ucrânia.

Winters On Fire do diretor Evgeny Afineevsky e indicado ao Oscar de melhor documentário, conta a história do levante popular contra o governo Ucraniano em 2013 que desistiu da conversa com a União Europeia sobre o livre-comércio e tentou se aproximar da Rússia. Como vocês devem imaginar, o povo ucraniano ficou ensandecido, pois, um acordo comercial com a Rússia significaria a estagnação da economia e impossibilitaria os jovens, por exemplo, terem acesso a cursos superiores, saúde e oportunidades de trabalho no velho continente. Ou seja, segundo os manifestantes: Se aproximar da Rússia era voltar a cortina de Ferro da extinta União Soviética.

Anuncio Publicitário

Já vou logo avisando, o documentário é pesado e cheio de cenas com violência explicita. É para mostrar que as vezes tirar um presidente do poder não basta apenas escrever frases de efeito em seu Facebook para ganhar curtidas.

The Square

Sinopse: Esse documentário ganhar do Emmy mostra a realidade das ruas durante a revolução Egípcia de 2011, movimento responsável por derrubar dois governos.

Anuncio Publicitário

The Square do diretor Jehane Noujaim e ganhador do Emmy, mostra a motivação das pessoas em derrubar uma ditadura e instaurar a democracia, mas as coisas não vão como planejado. Após a onda de protestos que derrubou o então ditador Hosni Mubarak, criou-se um vácuo de poder que foi assumido pelos militares que a priori estavam ao lado do povo (tanto é que assim que o ditador foi derrubado, existem fotos de manifestantes celebrando em cima de tanques de guerra). Porém, enquanto as eleições não aconteciam, um grupo religioso firmou um acordo com o exército criando apenas um partido e os militares e como o Egito é um País com diversos grupos religiosos, um governo que apenas representasse os interesses de uma fração do povo não ia durar muito na mão dos revolucionários.

Com mais cenas fortes e mostrando a realidade dos que estavam nas ruas, The Square é um documentário que nos mostra como a ditadura pode ser cruel com as pessoas. Restringindo direitos básicos de vida (assegurado pelo tratado de Direitos Humanos em que o Egito é signatário) e oprimindo elas com censura e torturas. Esse é uma obra para mostrar pra aquele seu parente o que uma ditadura é capaz de fazer com as pessoas.

Anuncio Publicitário
Anuncio Publicitário
Deixe um Comentário

This website uses cookies.