Publisher Theme
I’m a gamer, always have been.

Berserk | Entenda o motivo da obra ter tanto hiato

0

Berserk é de longe um dos mangás mais influentes da história. Ele chama atenção por inúmeros motivos; seu enredo único, personagens interessantes e, infelizmente, seus longos hiatos.

Para se ter uma ideia, o mangá está em lançamento desde o ano de 1989 – mais de 30 anos – e possui um pouco mais de 360 capítulos.

Essa questão dos hiatos é tão louca entre os fãs, que um grupo de pessoas em um fórum no Reddit fizeram uma planilha no Excel mostrando a periodicidade de lançamentos da obra. Confira aqui abaixo:

Berserk | Entenda O Motivo Da Obra Ter Tanto Hiato
Foto Reprodução: My Anime List

A planilha acima é separada por cores que representam os arcos de Berserk e os espaços que representam seus respectivos períodos de hiato.

É bom se atentar nela, pois alguns assuntos abordados no decorrer deste presente artigo irão basear-se nela.

Leia Também: Berserk | Conheça as inspirações para a criação do universo da obra

Berserk | entenda o motivo da obra ter tanto hiato
Foto Reprodução: Animes Wallpaper

Problemas com a primeira revista que publicava Berserk

O mangaká Kentaru Miura lançou Berserk pela primeira vez em 1989 em formato de one-shot na revista Monthly Animal House. Entretanto, a revista enfrentava problemas financeiros e, por conta disso, não tinha estruturas para lançar de forma periódica os capítulos dos títulos que ela publicava.

Por conta disso, como mostrado na tabela acima, os capítulos referente a saga “Black Swordsman” teve um longo período de intervalo entre os seus lançamentos.

Com a instabilidade de publicação que a revista sofria, Miura aproveitou para adiantar a criação de muitos capítulos com o intuito de lançar futuramente. Isso fez com que por um grande período no futuro o mangá continuasse a lançar de forma periódica.

Em 1992, após a falência da revista Monthly Animal House, a obra migrou para a Young Animal. Como citado no parágrafo acima, o Miura aproveitou esse tempo de falta de instabilidade nos lançamentos para criar capítulos novos e lançar tudo quando se mudasse para a nova editora.

Esse período de maior estabilidade no lançamento de novos capítulos durou de 1992 até 2007, no qual foi responsável por cobrir os arcos “Golden Age” e “Falcon of the Millenium Empire”.

Leia Também: Berserk | A grandiosa obra de Kentaro Miura completa 30 anos

Novo Capítulo De Berserk Será Adiado
Foto Reprodução: Young Animal

O alto grau de perfeccionismo do Miura

O trabalho de mangaká é bastante exaustivo! Imagina ter que desenhar, criar trama de uma obra e ainda ter que lançá-la de forma constante. Geralmente, os autores de mangá possuem um assistente que o ajuda nessas questões para poder acelerar nas publicações, entretanto, Miura não gosta de ter assistentes o auxiliando na produção.

Berserk é bastante conhecido por ter uma ótima arte, no qual mostra-se bem detalhada nos desenhos de todas as coisas presentes em uma página do mangá.

Tamanha qualidade surgiu em detrimento do alto grau de perfeccionismo que o autor emprega em sua obra, não é atoa que ele acredita que ninguém conseguirá fazer algo que chegue perto do seu nível em seu mangá.

Depois de um tempo ele começou a ter alguns assistentes o ajudando, mas mesmo assim, boa parte do trabalho bruto é ele quem faz.

Outro fator importante é a atual idade de Miura – mais de 50 anos -, que faz com que ele não possa ficar muito tempo desenhando, pois começa a sentir fortes dores nas costas.

Toda essa mistura junta também “contribui” bastante para o mangá não conseguir ter um período constante de lançamento.

Leia Também: Berserk | Capítulo 363 recebe data de lançamento

Outras obras de Miura

Na planilha mostrada no começo deste artigo mostra que 2013 foi o pior ano de todos em relação a lançamento de capítulo novo, tendo somente um lançado.

Isso aconteceu devido ao fato de que o autor nesse período se dedicou mais para criar e lançar uma nova obra, do que focar em Berserk.

Seu outro mangá, intitula-se Gigantomachia, lançou na época em um formato one-shot. A sinopse da obra fala o seguinte:

A cada centena de milhões de anos, um cataclismo de escala mundial devasta o planeta, obrigando as formas de vida sobreviventes a adaptar-se às novas condições, o que causa o nascimento de novos seres incríveis.

Em um futuro mais longo, Prome e Delos se opõem ao domínio de um Império e sua horda de lendários gigantes ao buscar as partes do “corpo de Gaia”.

Berserk | Entenda O Motivo Da Obra Ter Tanto Hiato
Foto Reprodução: Panini Comics

Berserk perto do seu fim

Mesmo com suas demoras homéricas para lançar capítulos novos, Berserk vende muito, por isso Miura tem bastante respaldo para demorar a lançar capítulo novo.

Mas apesar de tudo isso, Berserk está cada vez mais perto do seu final. O autor revelou em 2019 que sua obra já está em sua fase final de lançamento.  

Ele ainda prometeu que teremos “muitos acontecimentos chocantes vão surgir após o arco atual”, mas não determinou um prazo fixo para o final do mangá — afinal, os hiatos ainda persistem.

Berserk
Foto Reprodução: Ign

Fontes utilizados neste artigo: IGN Brasil, Omelete e Mangá Tube

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More