Anúncio Publicitário

Que animes ver na quarentena? | 1 real em casa

Okay, então você, como um ser humano decente, decidiu obedecer às determinações proclamadas pela Organização Mundial de Saúde e ficar em casa. Parabéns, meu jovem, obrigado por não ser um agente provavelmente assintomático que poderia causar mortes ao seu redor transmitindo o COVID-19.

Então, você está em casa. O que diabos você vai fazer trancado dentro de casa até, com muita fé, o final do mês de Abril, no mínimo?

Meus caros, o 1 real a hora decidiu fazer uma série de artigos voltados a formas de preencher todo o tempo livre em casa que agora todos nós passamos a ter. Tentaremos nos manter o mais acessível que pudermos, levando em consideração que nem todos podem pagar por serviços de streaming ou por cursos online, e tentaremos abranger a maior quantidade de gostos possível, para que todos tenham algo a aproveitar de nossas listas e recomendações.

Animes

Hunter x Hunter

Quarentena

Ano: 2011

Quantidade de episódios: 148

Sinopse: Hunter x Hunter conta a história do jovem Gon, que decide embarcar em uma jornada para se tornar um Hunter e ir ao encontro do seu pai, Ging, um Hunter extremamente reconhecido e que deixou Gon quando este era apenas um bebê. Aparentemente um shounen normal, Hunter x Hunter possui uma profundidade de construção de mundo absolutamente impressionante, arcos de personagem fascinantes, e é considerado um dos melhores animes de todos os tempos.

O arco de Yorknew introduz o início da parte mais obscura de Hunter x Hunter, e Kurapika é um personagem incrivelmente mais profundo do que parece inicialmente.

Para a quarentena: Hunter x Hunter é um excelente anime para se maratonar – algumas partes dele demoram para passar, mas, quando maratonado, a intensidade da história se torna muito mais marcante. Por não ser um típico shounen arroz com feijão, ele exige alguma concentração e foco, por possuir um mundo incrivelmente bem construído e arcos de personagem que são profundos e surpreendentes; é um anime para ser deleitado e no qual se deve mergulhar completamente, e uma boa escolha para deixar os problemas do mundo exterior fora de sua mente por um tempo. Definitivamente um dos melhores animes de todos os tempos.

Attack on Titan

Quarentena

Ano: 2013

Quantidade de episódios: 59

Sinopse: Após a súbita chegada de seres monstruosos denominados Titãs, bestas gigantescas e humanoides que se alimentam de seres humanos, as pessoas foram obrigadas a construir três grandes muralhas, atrás das quais se escondem dos titãs. Por um século, a humanidade vive em paz dentro das muralhas – até que, um dia, subitamente, um titã colossal de 60 metros aparece, e dizima a cidade de Shinganshina. Eren Jaeger, um jovem morador da cidade, vê sua mãe sendo comida por um titã, e jura, desde este dia, que irá matar cada um dos titãs existentes. Para fazer isto, ele deve se tornar parte do exército do país, e se destacar para poder se tornar um dos cadetes da Tropa de Exploração, os guerreiros mais habilidosos e os responsáveis por explorarem além das muralhas.

Levi Ackerman é considerado o melhor personagem do anime, apesar de não ser o protagonista, e está em grande parte das melhores lutas.

Para a quarentena: Attack on Titan é o tipo de anime que é melhor desfrutado quando assistido completamente, em uma maratona – a animação é fantástica, a quantidade de fios de enredo e mistérios mantêm o espectador sempre interessado até mesmo nas partes mais políticas da história, e as lutas, seguindo o padrão de combate em 3 dimensões, compõem algumas das melhores cenas de batalha da história dos animes. O protagonista pode não ser do gosto de todos, mas o elenco secundário é absurdamente cativante, e é uma obra frequentemente surpreendente, sempre superando as expectativas.

Yu Yu Hakusho

Quarentena

Ano: 1992

Quantidade de episódios: 112

Disponibilidade: Todos os episódios podem ser assistidos no YouTube.

Sinopse: O jovem Yusuke Urameshi é um delinquente que, num ato incaracterístico de altruísmo, é atropelado por um carro e morto em uma tentativa de salvar um garotinho. Seu fantasma é recebido por Botan, a encarregada de transportar as almas para o Mundo Espiritual. Ela informaa ele que seu ato pegou até mesmo o submundo de surpresa, e que ainda não havia um lugar feito para ele, seja no céu ou inferno. Assim, é oferecido a Yusuke uma chance de retornar ao seu corpo através de uma série de testes. O garoto recebe, então, o título de “Detetive Sobrenatural”, e deve investigar atividades sobrenaturais dentro do mundo humano. Ele e seu melhor amigo, Kuwabara, conhecem dois demônios, Hiei e Kurama, que irão se tornar seus aliados enquanto o grupo deve agir em missões cada vez mais perigosas, que colocarão tanto o Mundo Espiritual quanto a humanidade em risco.

Para a quarentena: Yu Yu Hakusho foi transmitido no Brasil através da extinta TV Manchete, e é a primeira obra de Yoshihiro Togashi, autor de Hunter x Hunter. O enredo é interessante, os protagonistas são cativantes, e o charme da animação clássica dos anos 90 (que não perde sua beleza ou fluidez nas cenas mais intensas) faz deste anime uma obra perfeita para ser maratonada. Possuidor do arco do Torneio das Trevas, considerado o melhor arco de torneiro de todos os tempos, o anime é um deleite, e uma jornada de nostalgia, mantendo-se, ao mesmo tempo, sempre fascinante e surpreendente.

OBS: Existem divergências sobre que versão de Yu Yu Hakusho assistir. Eu vi a dublagem em português, a dublagem em inglês e o original no japonês, e tenho preferência pessoal pela dublagem em inglês, mas o link que coloquei acima é para a dublagem em português original da TV Manchete, conhecida por ter frases como “Tá pensando que berimbau é gaita, é?” e “Dane-se o mundo que eu não me chamo Raimundo!” – e que seja, talvez, mais divertida e brasileira nessa época complicada de quarentena.

Kuroko no Basuke

Quarentena

Ano: 2012

Quantidade de episódios: 75

Sinopse: Kuroko foi, durante o ensino fundamental, parte do time chamado Geração dos Milagres, um grupo de jogadores de basquete fenomenais e com capacidades que beiram o sobrenatural. Por motivos misteriosos, o time inicial se desfez, e cada componente foi para uma escola de ensino médio diferente – e Kuroko jurou a si mesmo que derrotaria cada um deles, com o objetivo de provar para todos que o seu estilo de basquete (focado no trabalho em equipe, e não em habilidades individuais) é o superior.

Para a maratona: Ao contrário da maioria dos animes de esporte, Kuroko no Basuke já inicia após o estabelecimento de uma história consolidada: desde o primeiro episódio, temos o mistério de quem são os componentes da Geração dos Milagres, e o que exatamente aconteceu, e quem são estes incríveis jogadores que Kuroko deve derrotar. O anime é intenso, mais focado em ação e jogos que lembram combates e batalhas, e acredito que seja melhor assistido na base de um número limitado de episódios por dia, para manter a intensidade e os cliffhangers.

Haikyuu!!

Quarentena

Ano: 2014

Quantidade de episódios: 60

Sinopse: O estudante do ensino médio Hinata Shōyō se apega ao vôlei depois de ver um jogo do campeonato nacional na televisão. Embora não seja muito alto, ele se determina a seguir os passos do ídolo, apelidado de “Pequeno Gigante”, depois de ver seus jogos. Ele cria um clube de vôlei e começa a praticar sozinho – no entanto, seu time é derrotado em sua primeira partida depois de serem vencidos por Kageyama Tobio, o “Rei da Corte” e um levantador genial. Hinata promete eventualmente superar Kageyama e derrotá-lo – mas, quando entra no ensino médio, logo descobre que os dois entraram na mesma escola, Karasuno, e devem aprender a jogar juntos e ajudar o time a voltar à sua antiga glória.

Para a quarentena: Ao contrário de Kuroko no Basuke, Haikyuu!! é um anime mais leve, e extremamente focado em seus personagens. Somos apresentados a cada um dos componentes do time, todos muito cativantes, e muito tempo é dedicado tanto aos jogos, sempre intensos e muito bem animados, quanto às interações dos jogadores entre si e com seus adversários. A nova temporada do anime está sendo lançada no momento, e é uma excelente oportunidade de mergulhar nesta obra que é considerada uma das melhores do gênero esporte.

JoJo’s Bizarre Adventure

Quarentena

Ano: 2012

Quantidade de episódios: 152

Sinopse: JoJo’s Bizarre Adventure é uma obra composta, até o presente momento, de 5 partes na adaptação animada (Phantom Blood e Battle Tendency de 2012 até Vento Aureo em 2019) e 8 partes no mangá original de Hirohiko Araki. Cada um das partes é focada em um componente da família Joestar; desde Jonathan, filho nobre que deve aprender a lutar para derrotar seu irmão adotivo Dio Brando, que se torna um dos grandes vilões de todo o enredo de JoJo – até Giorno, órfão com a habilidade de dar vida a coisas inanimadas que decide ascender ao cargo máximo do grupo mafioso italiano Passione para livrar o país do tráfico de drogas. Cada uma das partes possui seu JoJo, e seu próprio enredo, e é considerado uma das obras mais marcantes de todos os tempos.

Para a quarentena: JoJo’s Bizarre Adventure possui uma adaptação animada fantástica, e cada uma das 5 partes até agora representadas no anime possuem um enredo próprio, desde a intensa jornada pelo Egito da terceira parte, com Jotaro Kujo, até o mistério sobre os crimes que vêm assombrando a pequena cidade de Morioh, onde mora Higashikata Josuke. Todo mundo vai achar algo para gostar em JoJo, e vale a pena conhecer a obra, mesmo que ela possua arcos mais lentos que outros.

Dr. Stone

Quarentena

Ano: 2019

Quantidade de episódios: 24

Sinopse: Milhares de anos depois de um fenômeno misterioso que transforma toda a humanidade em pedra, Ishigami Senku, um garoto extraordinariamente inteligente e apaixonado por ciência, desperta. Enfrentando um mundo selvagem de pedra e o colapso total da civilização moderna, Senku decide usar seus conhecimentos para reestabelecer o mundo. Começando com seu amigo de infância Taiju Oki, que despertou ao mesmo tempo, eles começarão a reconstruir a civilização do nada, reconquistando dois milhões de anos de história científica, da Idade da Pedra até os dias modernos.

Para a quarentena: Dr. Stone foi, para mim, uma das melhores surpresas do ano passado – o anime é uma verdadeira descontrução do gênero shounen, e Senku é um protagonista de incríveis capacidades mentais e uma personalidade sarcástica e charmosa, e que possui um amor genuíno e profundo pela ciência. Os personagens secundários são igualmente marcantes, como o astuto mentalista Asagiri Gen, o jovem cienceiro Chrome e sua paixão por geologia, e a forte guerreira Kohaku; e o espectador é levado a se emocionar com coisas que inicialmente parecem irrelevantes, como o momento em que eles recriam a luz, ou os antibióticos, ou o motor. É uma verdadeira jornada pela ciência, e recomendo o típico método de um episódio por semana, para manter a tensão, os mistérios, e a diversão deste que foi meu anime favorito de 2019.

Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba

Quarentena

Ano: 2019

Quantidade de episódios: 26

Sinopse: É o período Taisho no Japão. Tanjiro, um garoto de bom coração que vende carvão para ganhar a vida, encontra sua família massacrada por um demônio. Para piorar a situação, sua irmã mais nova, Nezuko, a única sobrevivente, foi transformada em um demônio. Embora devastado por essa realidade sombria, Tanjiro resolve se tornar um “matador de demônios” para que ele possa transformar sua irmã em um humano e matar o demônio que massacrou sua família.

Para a quarentena: Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba foi eleito o melhor anime do ano de 2019 pelo Crunchyroll Awards, e com bom motivo: a animação é absolutamente fantástica, a história segue a típica estrutura do gênero shounen que todos conhecemos, e os personagens são muito cativantes. O mangá homônimo tem quebrado recordes e mais recordes, e o filme adaptando o arco imediatamente seguinte ao final da adaptação animada está previsto para ser lançado este ano. É um anime para ser maratonado, para que as lutas mantenham sua beleza e para que o espectador se sinta imerso no mundo de Kimetsu no Yaiba.

Bungou Stray Dogs

Quarentena

Ano: 2016

Quantidade de episódios: 36

Sinopse: Expulso do orfanato em que morou e foi humilhado a vida toda, e prestes a morrer de fome, o jovem Atsushi Nakajima conhece Osamu Dazai. Dazai é um suicida tentando se afogar em plena luz do dia – e, também, um homem extraordinariamente inteligente e com um passado misterioso. Atsushi acaba acompanhando-o em uma missão para eliminar um tigre comedor de gente que está aterrorizando a população. Dazai revela ser membro da Agência de Detetives Armados, um grupo de pessoas excêntricas responsáveis por solucionar casos que nem a polícia ou o exército ousam tocar, e que possuem estranhas habilidades – e que estão em constante conflito com a Máfia do Porto, uma organização criminosa também composta por indivíduos de poderes peculiares.

Para a quarentena: Bungou Stray Dogs começa aparentemente leve, fazendo piadas até mesmo com as constantes tentativas de suicídio de Dazai – mas evolui para momentos incrivelmente tensos, mostrando-se uma obra que tende para a exploração do lado mais obscuro da humanidade, através destas pessoas possuidoras de poderes que podem destruir cidades inteiras e que estão em constante conflito. Tortura, assassinato, genocídio, máfia, depressão e trauma são temas constantes nesse anime que é baseado nos maiores autores da literatura mundial, e é um bom passatempo para aqueles que gostam de obras mais sérias (melhor ainda se você pegar as referências dos autores – como o personagem Fyodor Dostoievski com sua habilidade Crime e Castigo, ou Hermann Melville com Moby Dick).

Fruits Basket

Quarentena

Ano: 2019

Quantidade de episódios: 25

Sinopse: Quando a mãe de Honda Tohru morre em um acidente de carro, a garota começa a viver em uma barraca e a se sustentar. Até que, um dia, ela encontra um lar no lugar mais improvável: a casa habitada por seu popular colega de classe Sohma Yuki e seu primo Shigure, um escritor. No primeiro dia na casa nova, ela conhece também Sohma Kyo, o primo agressivo e irritado de Yuki e Shigure. Tohru logo descrobre que os Sohmas vivem com uma maldição. Doze membros da família são possuídos por espíritos do zodíaco chinês. A maldição dos Sohmas demonstra-se mais profunda e mais sombria do que Tohru primeiramente imaginou – porém, sua presença e sua bondade se tornam uma influência positiva sobre os possuídos pelo zodíaco. Ela decide quebrar a maldição e, no caminho, conhece e descobre os espíritos vingativos e perigosos que habitam na família.

Para a quarentena: A primeira temporada da nova adaptação animada de Fruits Basket é uma boa recomendação para aqueles que desejam algo mais leve para este período. É uma das obras mais clássicas do gênero shoujo, e repleta de clichês que se mostram muito confortantes – no entanto, há uma enorme profundidade em Fruits Basket, que irá atrair também aqueles que, como eu, não são necessariamente fãs de shoujo. A segunda temporada vai lançar no dia 6 de abril, então uma leve maratona da primeira pode ser uma ótima experiência.

Saiki Kusuo no Psi Nan

Ano: 2016

Quarentena

Quantidade de episódios: 50

Disponibilidade: Netflix

Sinopse: Saiki Kusuo é um estudante do ensino médio que nasceu com todo tipo de habilidades psíquicas, incluindo telepatia, psicocinese e teletransporte, sendo a pessoa mais poderosa do mundo. Apesar disso, a única coisa que ele deseja é viver uma vida normal, tentando não chamar a atenção ou interagir com as outras pessoas; ainda assim, ele é constantemente colocado em situações em que é obrigado a usar seus poderes, e lentamente passa a fazer amizades, sempre com um tom extremamente cômico.

Para a quarentena: Saiki Kusuo tem uma estrutura muito leve de episódios divididos em partes e centrados em situações específicas, e o tom de comédia é mantido até mesmo nas partes mais ‘sérias’ do anime – Hiroshi Kamiya faz um trabalho incrível dublando Saiki, os personagens secundários são hilários, e o anime é o tipo que pode ser assistido enquanto você cozinha, lava as louças, ou só quando está entediado.

Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru

Quarentena

Ano: 2018

Quantidade de episódios: 23

Sinopse: Kurahara Kakeru, um ex-corredor de elite durante o ensino médio e agora um estudante universitário sem dinheiro, está sendo perseguido por roubar comida – até ser salvo por um estudante da Universidade Kansei, Kiyose Haiji, que também é corredor. Haiji convence Kakeru a morar no antigo dormitório “Chikuseisou”, onde planeja se juntar a outros residentes para participar da maratona de revezamento Hakone Ekiden, uma das corridas universitárias mais importantes do Japão. Kakeru logo descobre que todos os residentes, exceto Haiji e ele próprio, são novatos – e devem ser preparados para ganhar um dos eventos mais difíceis e reconhecidos do Japão.

Para a quarentena: Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru é o melhor anime de esporte que já vi na minha vida (e digo isso como alguém que já viu muitos do gênero), e acredito que será mais apreciado por pessoas que estão nos seus 20 a 30 anos. É uma obra extremamente realista, retratando desde a busca frustrante por emprego após a graduação até a routina complicada e imprevisível de universitários. Desde a tendência dos residentes do dormitório a beberem cerveja sempre que podem e a maneira como existe um revezamento para quem vai lavar a louça de noite, até a explicação de Kakeru sobre como foi expulso de seu time de elite do ensino médio e o colapso de exaustão de Haiji depois de um jantar, é um anime muito cativante e emocionante. Uma maratona que vale a pena.

Quarentena

Como este artigo especificamente diz respeito a animes, uma dica que dou para aqueles que não têm condições de pagar por um serviço de streaming como a Crunchyroll e que já fizeram uso do período de teste grátis é que compartilhem a conta com amigos – a Crunchyroll não possui limite para a quantidade de dispositivos conectados, então um bom número de pessoas pode acessar e fazer uso da mesma conta premium, ficando um preço bem mais acessível para todos.

Ficar em casa por tanto tempo é péssimo para todos nós, mesmo os mais introvertidos – mas pode ser uma oportunidade para finalmente ver aquele anime que você vem adiando por meses, e consumir tipos de mídia que nos devolvam felicidade.