PS4 agora possui retrocompatibilidade com 500 jogos do PS2

0

Sim, GTA San Andreas está na lista de retrocompatibilidade do PS4.

Embora o PlayStation 4 não ofereça suporte oficial à emulação completa de títulos do PS2, isso não impediu que os hackers trabalhassem incansavelmente no backporting de alguns clássicos para os consoles desbloqueados. A crescente lista de títulos jogáveis ​​de PS2 no PS4 quebrou um marco hoje, pois certos desenvolvedores confirmaram que o console alcançou 500 títulos totalmente jogáveis.

Esta notícia vem de uma atualização oficial na Página Wiki de emulação do PS2, feita pela desenvolvedora do PS Scene, Roxanne. A partir deste momento, mais de 1000 jogos para PS2 foram testados, 500 deles sendo totalmente jogáveis ​​sem problemas via jailbreak do PS4 e o restante não sendo jogável ou com bugs. Esse é um feito impressionante.

Então, como exatamente a emulação de PS2 está sendo feita no PS4? Bem, ao contrário do PS3, onde era suportado nativamente via chipset, a emulação no PS4 é muito diferente e usa métodos semelhantes aos que a Sony e outros desenvolvedores já conseguiram. Leia abaixo a explicação para isso.

“A emulação do PlayStation 2 no PS4 é tratada de maneira ligeiramente diferente em comparação ao PS3. O arquivo de pacote PS4 de cada jogo PS2 (.pkg) inclui o próprio emulador, portanto, não há emulador incluído no firmware do PS4. Embora o firmware do PS4 tenha alguns recursos específicos do emulador de PS2, como as funções sceLncUtilIsPs2Emu, sceShellCoreUtilGetImposeMenuFlagForPs2Emu, sceSystemServiceAddLocalProcessForPs2Emu ou sceSystemServiceShowImposeMenuForPs2Emu. O fato de o emulador agora estar incluído nos pacotes do jogo está complicando um pouco a lista de compatibilidade. Como emuladores, incluem alguns patches por título e configurações padrão diferentes. Atualmente, os emuladores mais usados ​​vieram dos jogos Rogue Galaxy e Jak. A próxima diferença é que o BIOS no arquivo externo está incluído no .pkg, de qualquer forma, é exatamente o mesmo BIOS usado no ps2_netemu. Outra diferença importante é a falta de mecanismo de criptografia para o arquivo de imagem de disco do jogo PS2: desta vez, é apenas um arquivo ISO simples, mas o emulador ainda suporta o setor LIMG. O cartão de memória também é descriptografado, mas o emulador verifica crc de algumas regiões para garantir que o cartão novo não seja modificado. O emulador PS2 suporta scripts LUA por “Lua Bridge“, é uma interface poderosa que oferece muitas possibilidades para melhorar a compatibilidade. É a primeira vez que a Sony precisa se preocupar com carros alegóricos no emulador. Isso é resolvido através da fixação e / ou conversão de flutuadores na precisão dupla. O emulador usa o openCL para GS e provavelmente outros componentes.” (Via: PSDevWiki)

A lista completa de compatibilidade pode ser encontrada aqui:  PS4’s PS2 Emulator Compatibility List

Infelizmente, esta lista de jogos compatíveis provavelmente nunca passará para o PS4, pois simplesmente não é apenas o suporte nativo feito pelo sistema. Você pode vê-lo de alguma forma como os jogos sendo portados diretamente para o PS4, embora eles estejam usando um emulador para rodar, mas não de forma nativa do sistema.

O que isso significaria é que os desenvolvedores precisariam dedicar tempo e os títulos seriam revendidos da mesma forma que estão atualmente na PlayStation Network.
Obviamente, isso não significa que a própria Sony não possa apresentar uma maneira criativa de fornecer isso. No entanto, isso terá que permanecer para ser visto com o PlayStation 5, pois atualmente só foi confirmado como compatível com o PS4.

Lembre-se de seguir o 1Real a Hora no FacebookTwitter Instagram!

(Via: mp1st)