Anúncio Publicitário

Yoshinori Kitase gostaria de desenvolver um remake de Final Fantasy V

O tal do Final Fantasy V é provavelmente o capítulo menos lembrado da franquia dentre os jogos lançados para o Super Nintendo. Não estou dizendo que ele seja ruim (isso não poderia estar mais longe de ser o caso), mas o último jogo dirigido por Hironobu Sakaguchi foi vítima da infeliz circunstância de se encontrar enfiado no meio do clássico Final Fantasy IV e da monumental obra-prima Final Fantasy VI.

Apesar da fanbase de FF não se lembrar tão carinhosamente das aventuras de Butz Bartz quanto do arco de redenção vivido por Cecil ou da distopia steampunk habitada por Terra, o ilustre produtor Yoshinori Kitase (veterano dos JRPGs que dirigiu Chrono Trigger e o célebre Final Fantasy VII, cujo remake está para lançar em breve) não pensa duas vezes antes de externalizar seu amor por FFV.

Em entrevista ao site GameReactor, foi perguntado a Kitase qual remake ele gostaria de produzir caso tivesse todos os recursos necessários à sua disposição. O produtor, então, respondeu:

“(Risos) Ok, então antes de mais nada você deve prometer que não vai escrever um artigo dizendo que a Square Enix tá fazendo um remake de Final Fantasy alguma-coisa… Essa é uma opinião puramente pessoal, entenda isso”, Kitase deixou as coisas bem claras. “Com esse embargo estabelecido, o primeiro Final Fantasy no qual eu mesmo trabalhei foi Final Fantasy V, que ainda não foi refeito nessa abordagem mais realista, então acho que seria bem interessante fazer um remake de FFV eventualmente”.

Final Fantasy
Imagem do remaster extremamente levemente decepcionante de FFV para iOS e Android

Apesar de não ter uma história tão memorável quanto seus irmãos do SNES, FFV marcou a última vez onde um jogo da franquia era ambientado em um universo puramente high-fantasy, além do que seria a última implementação do clássico sistema de jobs em um jogo single-player da série principal (o sistema retornaria na Edição Especial de FFXII como o Zodiac Job System).

Não nego que adoraria ver uma nova versão desse jogo tão subestimado, de preferência recebendo um tratamento similar àquele que seu predecessor teve ao ser refeito para o Nintendo DS em 2007.

Mas enquanto não temos um remake de Final Fantasy V…

Você pode jogar a demo de Final Fantasy VII Remake, que está disponível gratuitamente para Playstation 4 através da PSN. A versão completa do jogo estará disponível no dia 10 de abril de 2020 (felizmente isso não foi adiado devido ao coronavírus, ao contrário de outras coisas) exclusivamente para o console da Sony, e posteriormente será lançada também para outras plataformas.