E3 2020 é Cancelada Devido a "Preocupações Esmagadoras" Com o Coronavírus

Não posso dizer que estou surpreso com o cancelamento da E3 2020. Após vários eventos terem sido cancelados ou adiados devido a preocupações com o coronavírus, era apenas uma questão de tempo até a maior exposição da indústria dos jogos sofrer um destino semelhante.

Desde que o site Ars Technica trouxe à tona rumores ontem à noite, nós aqui do 1 Real a Hora ficamos atentos e apreensivos para saber o que iria acontecer com a E3 2020. Hoje de manhã, infelizmente, a pior das hipóteses se confirmou quando a ESA (Associação dos Softwares de Entretenimento, responsável pela organização da convenção) lançou uma declaração oficial confirmando o cancelamento.

“Depois de cuidadosa consideração com nossas companhias-membros a respeito da saúde e segurança de todos na nossa indústria – fãs, empregados, expositores e parceiros de longa data na E3 – nós tomamos a difícil decisão de cancelar a E3 2020, agendada para 9 a 11 de junho em Los Angeles,” diz a ESA na declaração.

“Seguindo crescentes e esmagadoras preocupações sobre o vírus COVID-19, sentimos que essa seria a melhor forma de proceder durante tal situação global sem precedentes. Estamos muito decepcionados por sermos incapazes de sediar esse evento para nossos fãs e apoiadores. No entanto, sabemos que é a decisão certa com base nas informações que temos hoje. Nossa equipe entrará em contato diretamente com expositores e participantes com informação para providenciá-los reembolsos integrais.”

E3 2020

Essa triste notícia para a E3 2020 marca a primeira vez desde 1995 que o evento precisa ser cancelado. Ao contrário do cancelamento anterior, no entanto, as tecnologias disponíveis hoje em dia permitem que as empresas contornem esses contratempos. A Microsoft, por exemplo, decidiu por fazer uma série de livestreams para substituir sua participação na GDC desse ano (que fora adiada por tempo indeterminado), e é possível que ela faça algo parecido referente à E3.

Na melhor das hipóteses, os outros expositores anteriormente confirmados para a E3 2020 poderiam seguir as dicas da Microsoft e fazer seus grandes anúncios da mesma forma.

Sobre o responsável pelo cancelamento da E3 2020

Descoberto no início desse ano na província de Wuhan, na China, o Coronavírus é um patógeno causador de infecções respiratórias como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

Apesar da transmissão ser bastante fácil, as taxas de letalidade são comparativamente baixas, e todas as vítimas fatais já se encontravam com o sistema imunológico debilitado antes de contrair o vírus. A OMS e o governo chinês estão fazendo um rápido progresso em suas pesquisas para contenção da epidemia, e torcemos para que dê tudo certo.

Para mais informações confiáveis, recomendamos visitar as páginas oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que contêm dados e recomendações essenciais para entender melhor o Coronavírus e desmentir quaisquer especulações de teor alarmista.